Como proteger seu cartão de crédito das crianças gamers

Em jogos de computador, para onde vai o dinheiro – e o que você pode fazer a respeito?

Deixar seu cartão de crédito sem supervisão pode ter sérias consequências para o orçamento de sua família se um jovem jogador tiver chances de encontrá-lo. As crianças não têm o mesmo controle sobre seus gastos que os adultos. Eles podem nem mesmo entender que estão gastando dinheiro de verdade. Um adolescente que é louco por um jogo pode gastar milhares de dólares e esvaziar a conta bancária de seus pais, mesmo sem perceber.

Então, o que as crianças estão comprando nos jogos e o que você pode fazer para manter seu dinheiro protegido das promissoras estrelas dos e-sports?

Onde os desenvolvedores de jogos ganham dinheiro

Alguns pais acham que acabam os gastos depois que compram um jogo. Esse equívoco pode custar-lhes uma fortuna. Muitos desenvolvedores não ganham dinheiro com o programa real. Alguns jogos podem até ser instalados gratuitamente, mas cobram por todos os tipos de extras. Então, em que os jogadores podem gastar dinheiro real em um universo virtual?

Moeda do jogo

Em uma economia virtual, as moedas do jogo funcionam praticamente da mesma forma que dólares ou euros funcionam no mundo real. Nos jogos, você nunca pode ter muito dinheiro. No entanto, você pode trocar pequenas ou grandes quantias de dinheiro real por moeda virtual a qualquer momento; com apenas alguns cliques você pode recarregar sua conta de jogo – e esvaziar sua conta bancária.

Itens do jogo

Outras fontes de despesas incluem uma infinidade de armas, armaduras e outros equipamentos – até mesmo apenas roupas para o avatar do jogador. Os adolescentes compram esses itens para melhorar o desempenho de seus personagens ou apenas para se expressar. E alguns itens vêm com um preço alto: pegue a arma Echoing Fury em Diablo III , por exemplo, que já foi vendida por US$ 14.000.

Um tipo de produto dentro do jogo vale a pena destacar aqui: loot boxes, que são caixas de prêmios contendo uma seleção aleatória de itens virtuais. Em um jogo, eles são um pouco como bilhetes de loteria: os jogadores compram caixas sem saber o que há dentro – eles podem conter itens verdadeiramente revolucionários ou apenas algumas opções de personalização medíocres. Os desenvolvedores de jogos tendem a usar sua própria terminologia para loots boxes. Por exemplo, os jogadores de futebol da FIFA vêm em “pacotes”. Os pacotes podem conter estrelas da Premier League, como Messi ou Ronaldo, ou jogadores medíocres de clubes de cidades pequenas. Claro, as chances de obter o último são muito maiores.

Boosters

Como na vida real, o caminho para a fama e a fortuna pode ser difícil em um jogo. É por isso que os jogadores que não querem gastar horas treinando seu personagem para subir de nível da maneira mais difícil procuram atalhos e compram boosters ou poupadores de tempo, otimizadores temporários que dão aos jogadores uma vantagem competitiva. Por exemplo, os boosters podem aumentar instantaneamente a força e agilidade de um personagem ou atrair melhores itens no jogo.

Desativando anúncios

Banners que cobrem metade da tela ou clipes de vídeo que interrompem sua sessão de lazer são um incômodo com os quais todos estamos familiarizados, mesmo aqueles de nós que não sabem nada sobre jogos. Visto que os desenvolvedores geram sua receita com publicidade, eles geralmente oferecem aos usuários a opção simples de pagar uma certa quantia para se livrar dos anúncios. Isso geralmente bloqueia os anúncios para sempre, mas em alguns casos os jogadores precisam fazer pagamentos de assinatura regulares para manter os anúncios afastados.

Armadilhas e leis

Desenvolvedores honestos – e eles existem – vendem seus produtos sem tentar manipular os jogadores, mas muitos outros usam uma variedade de métodos psicológicos para enganar os jogadores e fazê-los ostentar.

Alguns dos desenvolvedores menos éticos de videogames usam os mesmos truques dos donos de cassinos. Eles convidam os jogadores a tentar a sorte e ganhar um prêmio único em uma caixa de loot, embora as chances de conseguir um item cobiçado sejam quase zero. Esse tipo de manipulação faz com que os jogadores paguem mais dinheiro, com mais frequência, na esperança de ganhar o prêmio desejado. Mesmo os jogadores adultos costumam ser atraídos.

Alguns desenvolvedores intencionalmente fazem os jogadores realizarem incontáveis tarefas repetitivas e monótonas para desenvolver seus personagens e avançar no jogo. Quando isso acontece, é provável que exista um ícone em algum lugar próximo à barra de progresso no qual os jogadores podem clicar para comprar um booster.

Em alguns casos, comprar itens é a única maneira de ganhar. Não importa o quão bom um adolescente possa ser em um jogo, por exemplo, ele pode ser facilmente derrotado por qualquer rival com um artefato precioso. Isso pressiona os infelizes jogadores a comprar o mesmo item. As comunidades de jogos chamam a estratégia de “pay-to-win”, em português, “pagar para ganhar”.

Os desenvolvedores têm muitos outros truques na manga. Por exemplo, os criadores de aplicativos podem vender jogos a um preço fixo e, em seguida, exigir o pagamento de uma assinatura pelo conteúdo que já foi comprado, ou mesmo pelo direito de continuar jogando.

Muitos especialistas há muito criticam o atual estado das coisas. Por exemplo, o Serviço Nacional de Saúde (NHS, sigla em inglês) do Reino Unido declarou recentemente que as loot boxes estão incentivando a compulsividade das crianças em jogo, inclusive incentivando vícios. Os Estados Unidos estão começando a adicionar uma classificação etária para maiores de 18 anos aos jogos com essas caixas, e o Japão baniu uma variação conhecida como “complete gacha”. Existem leis contra as caixas de loot na China, Holanda e Bélgica, mas o artifício continua não regulamentado em muitos países. Se o jogo favorito do seu filho continua solicitando que eles comprem caixas cheias de prêmios aleatórios, preparamos dicas que podem ajudar a tomar a dianteira para proteger seu filho e sua família.

Como lidar com compras no jogo

Agora que você sabe no que os adolescentes estão gastando dinheiro em jogos virtuais, poderá falar a mesma língua com seu filho. Tudo o que resta é descobrir como protegê-los e evitar que desperdicem dinheiro – sem perder sua confiança.

Banir jogos completamente

A abordagem mais radical, embora menos eficaz, é proibir um adolescente de jogar qualquer jogo. Dê esse passo e você está fadado a tornar o relacionamento de vocês muito mais turbulento e ensinar seu filho a burlar sua vigilância. Se a medida tem alguma utilidade, ainda é uma questão. Acuados, os adolescentes jogam na casa de amigos, bisbilhotam os telefones e computadores dos pais para encontrar senhas e podem começar a usar um segundo telefone ou inventar outras estratégias.

A batalha vale a pena? Afinal, não há nada de errado em jogar. Os jogos são um hobby que podem ajudar as crianças a se socializar, aprender sobre a tecnologia moderna e até mesmo pensar sobre quem elas querem ser quando crescerem.

Os jovens jogadores de hoje estão aprendendo linguagens de programação por conta própria e criando seus próprios jogos. Imagine só, o garoto grudado em uma tela matando monstros na sala ao lado pode crescer e se tornar o chefe de uma grande empresa de TI!

Bloqueie o acesso ao seu dinheiro

Só porque seu filho gosta de jogos, ele não necessariamente desperdiçará suas economias. Como precaução, entretanto, recomendamos manter cartões de crédito fora dos limites (e fora da vista). Além disso, defina um curto tempo limite para o bloqueio de tela em seu smartphone e desative as notificações com códigos de confirmação de pagamento para que não apareçam na tela de bloqueio.

Crie uma conta para seu filho com restrições

Muitas plataformas de distribuição digital, incluindo PlayStation Store e Xbox Games Store, têm opções de contas para crianças. Eles não apenas oferecem controles básicos dos pais, como limite de tempo de uso e bloqueio de conteúdo impróprio e adulto, mas também permitem que você desative todas as compras ou defina um limite de gastos. Se o seu filho prefere jogar jogos no smartphone, por exemplo, evite compras no aplicativo por meio de uma conta familiar da Apple ou Google.

Converse com seu filho

É importante manter o diálogo com seus filhos para que você não sinta que precisa esconder dinheiro deles. Tente entender o que eles estão pedindo, discuta seus jogos favoritos com eles, descubra quais são seus desejos e o que eles gostariam de comprar. Acompanhar seu filho adolescente mostrará que você realmente se preocupa com os interesses dele e que os leva a sério. Essa abordagem o ajudará a construir um relacionamento de confiança com seu filho adolescente, e você poderá sugerir ideias muito mais interessantes sobre maneiras de gastar dinheiro fora do jogo.

Dependendo do seu orçamento, você pode ver coisas reais nas quais está disposto a gastar dinheiro, em vez de compras virtuais. Pode ser fácil passar a mensagem correta para seu filho de que um novo mouse ou fone de ouvido para jogos seria uma compra melhor do que um kit de skins e um booster.

Aborde educação financeira com crianças em idade escolar

Ensine seu filho a controlar seus próprios gastos criando um cartão pessoal para ele e guarde pequenas quantias de dinheiro nele. Se você não lhes der uma mesada, agora seria um bom momento para começar. Deixe seu filho decidir como gastá-lo. Quanto mais cedo um aluno aprender que gastar dinheiro com jogos significa abrir mão de ingressos para shows ou tênis novos, mais cedo aprenderá a fazer um orçamento e gastar dinheiro com sabedoria.

Lidando com as consequências

O que você deve fazer se um jovem gamer já colocou você no vermelho?

● Entre em contato com seu banco e tente cancelar a transação. A recuperação do seu dinheiro depende de vários fatores, e a velocidade de sua reação está no topo da lista;

● Entre em contato com o suporte do jogo e peça que devolvam o dinheiro. Os desenvolvedores muitas vezes estão dispostos a sair de seu caminho para evitar arriscar sua reputação por uma quantia que é uma gota no oceano em comparação com sua receita total;

● Certifique-se de mencionar que o cartão foi usado por um menor sem sua permissão. Há uma chance de eles devolverem o dinheiro, ou pelo menos parte dele.

Como manter o controle online das atividades dos seus filhos

Não se esqueça de que as compras no jogo não são o único motivo de preocupação. Mostre interesse no que seu filho gosta de fazer online, além de jogar. Pergunte sobre os sites que eles visitam e com quem conversam. Ensine-os noções básicas de segurança: explique como os golpistas geralmente operam, como lidar com o bullying e como manter as contas de jogos protegidas dos cibercriminosos.

Instale o Kaspersky Safe Kids para ajudar seu filho a aprender noções básicas de segurança de rede e protegê-lo de riscos desnecessários. Nossa solução ajuda os pais a acompanhar as atividades dos filhos online e também oferece dicas de psicólogos infantis, que o ajudarão a conversar e entender seu filho adolescente.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.