Brasileiros desejam aula presencial e ensino digital para filhos

Pesquisa Kaspersky constata que quase 90% dos entrevistados estão preocupados com o tempo que as crianças passam online.

As mudanças no mercado de trabalho decorrentes do avanço tecnológico preocupam a maioria dos pais com filhos em idade escolar. A pesquisa “Parents, Teachers and Kids”, realizada entre abril e maio deste ano pela Kaspersky revela que sete em cada dez brasileiros gostariam que suas crianças recebessem formação nas áreas de programação e robótica.

O avanço da Covid-19 e a necessidade de isolamento aceleraram a inserção de processos digitais em praticamente todos os segmentos econômicos, evidenciando a importância de profissionais com maior conhecimento tecnológico. De acordo com a pesquisa, 89% dos brasileiros entrevistados considerariam positivo que crianças e jovens tivessem acesso a uma educação mais técnica.

Apesar de compreender a importância da inserção de seus filhos em uma nova ordem econômica, os pais ainda são receosos no que diz respeito ao aprendizado online das crianças. Quase 90% dos brasileiros entrevistados afirmaram sentir preocupação diante do tempo que seus filhos passam diante das telas – 41% disseram estar muito preocupados, enquanto 48% estariam “um pouco.

Futuro do ensino e tecnologia

A pandemia também evidenciou que o futuro e a tecnologia estão entrelaçados. A visão sobre tal futuro, no entanto, diverge dependendo da região. Nosso levantamento mostra que 52% dos pais brasileiros gostariam que os alunos voltassem a ter aulas presenciais. Em paralelo, 33% creem que o formato híbrido veio para ficar. Quando os dados contemplam a América Latina, porém, a aceitação do modelo mesclado entre aulas presenciais e online aumenta: 41% rendem-se ao formato híbrido, enquanto 35% torcem pelo retorno das aulas ao vivo.

“Tem sido um verdadeiro desafio para as crianças, pais e professores. O currículo precisa ser rapidamente reestruturado para não afetar o aprendizado dos alunos. Mas infelizmente, devido a várias circunstâncias, nem sempre isso foi possível. É importante introduzir vários elementos digitais e interativos no processo educacional”, afirma Andrey Sidenko, Chefe do Departamento de Segurança Digital Infantil da Kaspersky.

De qualquer forma, é importante gerenciar o tempo que as crianças ficarão conectadas e selecionar que tipo de conteúdo eles poderão acessar.

A pesquisa foi feita com pais, professores e alunos entre abril e maio deste ano. Ao todo, a sondagem abrangeu quase 4 mil pessoas de 14 países, inclusive o Brasil.

Outros destaques

• Quase 60% dos professores e 49% dos pais entrevistados foram obrigados a comprar, emprestar ou dividir aparelhos eletrônicos para garantir a educação dos filhos durante o período de isolamento social. No Brasil, 59% informaram possuir os aparelhos necessários, ante 41% instados a adquirir, emprestar ou usar o equipamento em conjunto.

• De acordo com a pesquisa, 72% dos filhos dos brasileiros usam o celular para aprender, seguindo a tendência na Latam de 74%.

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