Controle inteligente para crianças inteligentes

Aplicativo de controle parental Kaspersky Safe Kids tem novos recursos e proteção aprimorada contra exclusão.

Nossos filhos nos superam em grande parte dos aspectos: talento, aparência, felicidade, inteligência. Mas parece que as crianças estão cada dia mais inteligentes e dão voltas em seus pais de maneira inocente, embora esperta. Agora, os alunos do quinto ano sabem exatamente o que os pais escondem deles, como abrir as portas trancadas e onde encontrar o fruto proibido.

Para evitar que essas crianças curiosas entrem no mundo online (sem qualquer supervisão), oferecemos aplicativos com controle parental, como o Kaspersky Safe Kids. Em teoria, esses programas restringem o acesso a aplicativos e sites que, de acordo com os pais, não são apropriados para os filhos. Mas, na prática, as crianças aprendem rapidamente a contornar essas restrições ou até mesmo a usá-las para seus próprios fins.

Se você perceber que seu filho burlou a funcionalidade de controle dos pais, primeiro, pode se sentir tremendamente orgulhoso: que cérebro! Mas nos deparamos com um problema e a solução não é tão óbvia. Mesmo assim, não sofram: atualizamos o Kaspersky Safe Kids para resolver três problemas comuns que os pais das crianças mais astutas podem enfrentar.

A restrição acaba na Wikipédia

O Kaspersky Safe Kids sempre ofereceu a opção de restringir o acesso a sites com um tipo específico de conteúdo. É muito comum os pais não quererem que seus filhos naveguem por conteúdo adulto, leiam fóruns de armas ou obtenham informações sobre outros tópicos. Mas classificar todos os sites da Internet é impossível, pois aparecem (e são descobertos pelos pequenos) antes que possamos categorizá-los.

O problema é que as crianças mais inteligentes sempre encontram o que querem, em lugares obscuros que ainda não estão mapeados, nem incluídos em nossas listas. Mas esse problema acabou. Implementamos a função Bloquear todos os sites, que (como o mesmo nome sugere) bloqueia o acesso a todos os sites, exceto aqueles que os pais adicionarem manualmente à lista de exceção. Por exemplo, Wikipédia, NASA.gov e outras ferramentas úteis podem estar na lista, enquanto o acesso a outros sites seria bloqueado.

Esta opção está desativada por padrão. Se você ativá-la, todos os sites, exceto os da lista de exceção, serão bloqueados, impedindo que o seu filho os visite. Atualmente, a funcionalidade só está disponível no Windows, mas em breve, será no Kaspersky Safe Kids para Android e iOS.

Como manter o acesso aos seus aplicativos favoritos

“Mãe, eu fui à casa do Pedro! Sim, até às 10 da noite. Não, não consegui ligar, nem mandar mensagem. Você bloqueou todos os aplicativos e disse que estaria em reuniões, então, eu não deveria incomodar. Por isso, não liguei.” Para muitos usuários do Kaspersky Safe Kids, essas desculpas podem ser familiares. O aplicativo tem uma funcionalidade que permite bloquear o acesso a todos os aplicativos, exceto o telefone. Isso é prático, mas não suficiente.

Aplicativos de mensagens invadiram nossas vidas tanto que geralmente é mais fácil contatar seu filho por meio deles do que por uma ligação. Devido a isso, muitos pais solicitaram um recurso que permitisse criar uma lista de permissões de aplicativos – além do telefone – e bloquear todo o resto. Nós ouvimos e adicionamos essa função à nova versão do Kaspersky Safe Kids. Agora você pode adicionar aplicativos úteis à lista e bloquear todos os outros por um determinado período (por exemplo, das 8h às 18h, de segunda a sexta). Em outras palavras, você pode proibir jogos em sala de aula, mas permitir o uso de dicionários ou aplicativos de mensagens a qualquer momento para manter contato.

Neste vídeo, você descobrirá como configurar essa funcionalidade:

Excluir o Kaspersky Safe Kids é mais difícil

Certamente, uma das principais preocupações dos pais de crianças mais “desenroladas” e persistentes é que elas tentam desativar ou eliminar o Kaspersky Safe Kids para usar o dispositivo livremente. Em um computador é mais complicado (e não, não temos um tutorial para isso), mas no Android é relativamente simples. Na verdade, é um problema compartilhado por todos os aplicativos de controle parental, não só o nosso, já que é uma peculiaridade do sistema operacional.

O Kaspersky Safe Kids usa certas permissões para invalidar a interface do sistema. Isso é necessário, por exemplo, para bloquear o acesso às configurações que se filho poderia usar para desativar as permissões de controle dos pais, privando a aplicação de metade de suas funções e desativando-as de maneira eficiente.

Mas alguns dispositivos poderiam, ao pressionar a tela rapidamente, acessar essas configurações e retirar a aplicativos das permissões necessárias para sua operação. Muito poucos conseguiram fazê-lo no início, mas você sabe que as crianças podem se tornar muito persistentes quando se trata de coisas proibidas. E, depois de tantas tentativas, alguém pode acabar entrando.

Sim, após duas tentativas, o Kaspersky Safe Kids bloqueia temporariamente o telefone por um minuto, o que evita que a criança desative o controle dos pais.

As crianças são muito boas em encontrar maneiras de contornar o controle parental e, muitas vezes com entusiasmo, compartilhar suas descobertas online. Afinal, continuar otimizando a nossa aplicação, fechando as rachaduras, de modo que cada novo Kaspersky Safe Kids seja mais seguro que o anterior. Para continuar assim, recomendamos que você ative as atualizações automáticas para a versão Android do aplicativo, tanto em seu telefone quanto no do seu filho.

Nossos esforços para melhorar as soluções de controle parental obtiveram pontuações muito boas em testes realizados por especialistas independentes. No ano passado, o Kaspersky Safe Kids recebeu uma das avaliações mais altas da PCMag de soluções de controle parental e o certificado de aprovação de dois importantes laboratórios independentes: AV-Test e AV Comparatives. Deve-se notar que estes prêmios analisaram a versão anterior do produto. Nem preciso dizer que essa nova verão é muito melhor.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.