Como proteger sua conta do TikTok

Confira as melhores configurações para proteger seu perfil contra hackers, haters e spammers.

Todos os dias, milhões de pessoas em todo o mundo assistem vídeos curtos no TikTok e compartilham seus próprios clips. Alguns fazem isso para mostrar criatividade e sociabilidade, enquanto outros buscam popularidade. Mas, assim como toda comunidade online, TikTok não é apenas uma plataforma para blogueiros legais e seus fãs. É também um ambiente cheio de haters, spammers e golpistas. Explicaremos quais configurações de segurança e privacidade vão ajudar na proteção de sua conta.

Configurações de segurança do TikTok

Vamos começar com a coisa mais importante: proteção contra hackers. Para ver algumas das opções de segurança oferecidas pelo TikTok, toque no ícone Eu e depois nos três pontos localizados no canto superior direito da tela. As configurações que você vai precisar estarão abaixo da opção Gerenciar minha conta.

O TikTok oferece autenticação de dois fatores?

Muitas redes sociais e serviços de ajuda protegem os usuários contra o roubo de senhas. Habilitando a autenticação de dois fatores adiciona uma camada extra de proteção: se ela estiver habilitada, o app vai exigir um código temporário além da sua senha, que poderá ser enviado por SMS, por exemplo

O TikTok não tem essa configuração, apenas uma chamada Entrar com código de verificação. Neste caso, o TikTok envia um código temporário por mensagem de texto. Contudo, isso não é uma autenticação de dois fatores; o código não complementa sua senha, mas a substitui.

Essa solução não é perfeita, porque o código enviado por SMS está longe de ser a proteção mais confiável – apesar que essa forma adotada pelo TikTok vai pode salvá-lo se sua senha for roubada; sem aquele código, ninguém pode entrar em um dispositivo desconhecido. (Outra coisa: desassocie o TikTok do seu número de telefone se você planejar trocá-lo).

Se sua conta for criada através do Facebook ou outra rede social, o TikTok não vai te enviar nada. O app simplesmente confia nos outros serviços. Tenha certeza de que sua conta do Facebook está devidamente protegida, caso utilize essa opção.

Como desativar senhas salvas

Por padrão, TikTok guarda seu nome de usuário e senha. Isso é prático. Mas você nunca deixa ninguém mais usar seu telefone, certo? Se isso não for verdade, desative a função desmarcando a opção Salvar informações de login no menu Gerenciar minha conta.

Como descobrir se alguém está usando minha conta do TikTok

Vamos supor que você entrou no app usando o dispositivo de alguém e esqueceu de se desconectar. Ou você teme que sua conta esteja sendo hackeada. Checar se outra pessoa está usando sua conta no TikTok é fácil.

  • Selecione em Gerenciar dispositivos para ver em quais telefones sua conta do TikTok está aberta.
  • Desconecte os dispositivos que você não usa, selecionando o ícone de lata de lixo próxima ao nome do gadget listado e clique em Remover.
  • Por segurança, mude sua senha.

Configurando a privacidade no TikTok

Seu perfil no TikTok é, por padrão, visível a todos. Desconhecidos podem achar sua conta, assistir a um vídeo seu e deixar comentários. Se você está cansado de spammers e haters, ou simplesmente prefere não compartilhar seus conteúdos com todo mundo, aumente suas restrições de privacidade. Para fazer isso, toque em Eu na tela principal, depois nos três pontos no canto superior direito, e abra Privacidade e Segurança.

Como fazer um perfil privado no TikTok

Se você não está interessado em se tornar uma estrela do TikTok e apenas quer compartilhar vídeos com seus amigos, torne sua conta privada, permitindo que apenas usuários aprovados possam ver suas publicações e curtidas. Para isso, vá em Capacidade de Descoberta, na primeira parte das configurações de privacidade e segurança, e ative a opção Conta Privada.

Seus assinantes existentes vão estar aprovados automaticamente e poderão ver seus vídeos – similar às contas privadas no Instagram. Se preferir, remova assinantes indesejados da sua página de perfil (Eu).

Lembre-se que mesmo que você torne seu perfil privado, sua descrição ainda estará visível para todos os usuários do TikTok. Não coloque informações pessoais desnecessárias neste campo, como seu endereço ou número de telefone.

Como remover seu perfil das recomendações

Por padrão, o TikTok recomenda seu perfil para outros usuários se o algoritmo da plataforma achar seus clipes interessantes ou reconhecê-lo como familiar para os demais membros. Mesmo contas privadas podem acabar nas recomendações. Isso pode acontecer, por exemplo, se você tem amigos em comum com outro usuário e ele tiver seu número de telefone.

Se você quiser evitar entrar em qualquer lista de recomendações, impeça que o app convide outros para seguir você. Para fazer isso, desabilite <em> Permitir que outras pessoas me encontrem</em> nas configurações de privacidade.

Como se livrar de spam e haters nos comentários

Infelizmente, nem todos os usuários são do bem. Alguns deles estão lá para inundar a plataforma de anúncios e insultos.

Para impedir que a seção de comentários em seus vídeos se torne um esgoto, você pode definir algumas restrições. O mais fácil é impedir que pessoas de fora discutam seus clipes. Para fazer isso, vá em Quem pode publicar comentários, selecione Amigos ou Desativar.

O TikTok também permite que você desative comentários de um vídeo específico. Para fazer isso, abra o vídeo, toque nos três pontos no canto inferior direito e selecione Configurações de Privacidade. Na página que abrir, toque em Desativar comentários para este vídeo.

Se, no entanto, você deseja que os espectadores possam comentar sobre seus clipes, mas não deseja remover manualmente spam e haters, tente configurar um filtro de palavras-chave. Para fazer isso:

  • Toque em Filtro de comentários
  • Ative Filtro de spam e comentários ofensivos. Este é o moderador automático do TikTok.
  • Ative Filtrar palavras-chave e especifique palavras e frases que você não deseja ver nos seus vídeos. O robô vai esconder comentários que contenham tais termos.

Como desativar duetos no TikTok

Uma das especialidades do TikTok é a funcionalidade de criar duetos (combinar os vídeos de outros usuários com os seus) e reações (respostas em vídeo aos vídeos de outras pessoas). Por padrão, qualquer usuário pode pegar um clipe que quiser e usá-lo em um dueto ou postar uma reação. Se o seu clipe inspira alguém a ser criativo, isso é legal.

O problema é que trolls podem usar essa opção para atacá-lo. Você pode bloquear estranhos de fazer duetos e reações em seus vídeos tocando em Quem pode fazer um dueto com você e Quem pode reagir a seus vídeos, e em ambas as configurações selecionar Amigos ou Desativar.

Você geralmente é a favor de duetos e reações, mas não daquele vídeo de você cantando em um bar? Não há problema: você pode bloquear o uso de um clipe específico. Para isso, abra o vídeo e toque nos três pontos no canto inferior direito, e selecione Configurações de Privacidade. Na página seguinte, toque em Desative dueto/reagir para este vídeo.

Como remover spam das mensagens privadas no TikTok

Se suas mensagens privadas no TikTok estiverem abertas a todos, qualquer pessoa poderá inundar sua conta com anúncios ou convites para segui-las. Para se livrar do spam irritante, você pode bloquear completamente as mensagens recebidas ou permitir que apenas amigos as enviem. É só ir em Quem pode enviar mensagens para você e selecionar Amigos ou Desativar

Como evitar o roubo de vídeos no TikTok

Outro recurso do TikTok permite baixar vídeos de outras pessoas. Por um lado positivo, é uma maneira conveniente de salvar os vídeos que você gosta. Mas os usuários mais desonestos podem roubar seus megaclipes e publicá-los como deles, digamos, no YouTube. Para tornar consideravelmente mais difícil roubar seus vídeos, você pode desativar esta opção. Faça isso indo nas configurações e na opção Permitir download selecione Desativar.

Como bloquear notificações perturbadoras no TikTok

Como qualquer rede social, o TikTok vive da sua atenção. Por padrão, o aplicativo mantém você informado sobre tudo o que acontece: curtidas, comentários, novos vídeos, recomendações. Irritado com notificações infinitas? Nesse caso, desative aqueles que não deseja nas configurações de conta:

  • Selecione Eu na tela principal
  • Toque nos três pontos no canto superior direito.
  • Selecione Notificações push
  • Desmarque os eventos que você não gostaria de ser notificado a respeito.

Ou então, você pode desativar todas as notificações do TikTok nas configurações do aparelho. Para fazer isso no Android:

  • Abra as configurações do telefone.
  • Selecione Apps e notificações
  • Vá em Notificações
  • Desça pela lista de apps.
  • Encontre o TikTok e desative as notificações associadas ao app.

No iOS:

  • Abra suas configurações do telefone
  • Vá em Notificações
  • Encontre o TikTok na lista de apps e desative as notificações do app.

Como bloquear usuários no TikTok

Se algum TikToker encher sua paciência e você não quiser que ele veja ou comente em seus vídeos, bloqueie o usuário. Para isso:

  • Abra seu perfil
  • Toque nos três pontos no canto superior direito da tela
  • Selecione Bloquear.
  • Toque em CONFIRMAR. 

Como fazer vídeos privados no TikTok

Os clipes nem sempre estão prontos para publicação imediata. Convém retomar um vídeo mais tarde ou experimentar alguns filtros e recursos. Ou talvez você tenha gravado um vídeo apenas como uma lembrança pessoal. O TikTok permite tornar o clipe visível apenas para você (ou você e seus amigos).

Para um vídeo novo:

  • Após enviar o vídeo, toque em Quem pode ver este vídeo na tela Publicar
  • Selecione Amigos (Se você quiser que eles vejam) ou Privado (se não quiser).

Para vídeos já postados:

  • Abra o vídeo
  • Toque nos três pontos no canto inferior direito
  • Selecione Configurações de Privacidade
  • Toque em Quem pode visualizar esse vídeo e selecione Amigos ou Privado.

 

Lembre-se das configurações de privacidade e segurança em outras redes sociais

Agora que sua conta do TikTok está protegida de maneira confiável, é hora de pensar na segurança de suas outras contas. Veja nossas dicas de segurança para Facebook, Instagram e Twitter.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.