Fortnite na mira dos golpistas

O famoso shooter online atrai não atrai apenas jogadores virtuosos, mas também criminosos de todos os tipos. Como não cair na armadilha?

Fortnite continua a ser um dos jogos mais jogados no mundo, com mais de 350 milhões de fãs de acordo com as estatísticas de maio de 2020. No entanto, tal número de usuários atrai também pessoas mal-intencionadas, então os jogadores devem estar atentos.

Se você encontrar um desses truques típicos de golpes, fuja!

V-Bucks

Fortnite é um jogo grátis, mas os jogadores podem gastar dinheiro real no V-Bucks, sua moeda virtual, que trocam por skins e stickers. A maioria dos golpes no Fortnite usa V-Bucks.

Os jogadores que procuram economizar algum dinheiro são alvos fáceis para os cibercriminosos que oferecem moeda virtual, seja gratuitamente ou pelo menos em sites que não sejam a loja oficial. As táticas variam de plano para plano, mas o resultado é o mesmo.

Geradores V-Bucks

Um dos golpes mais comuns está relacionado aos geradores V-Buck, que prometem pagar os usuários com a moeda do jogo em troca de cliques em anúncios. Para atrair jogadores sedentos por recompensas, alguns sites que oferecem V-Bucks por cliques copiam o layout do Fortnite, até as fontes, e exibem os selos “Seguro” e “Aprovado pela Epic Games”. Claro, nem tudo é o que parece.

Em geral, o modelo cash-per-click, embora viável, não gera recompensas tangíveis e está associado a certos riscos. Por exemplo, em vez de receber um pagamento, os participantes podem ganhar malware que parece ser um aplicativo associado supostamente necessário para registrar cliques. O mesmo vale para estratégias de V-Bucks-per-click. Além do mais, entre as páginas falsas, há algumas que pedem as credenciais da conta do usuário na Epic Games.

Como resultado, aqueles que procuram ganhar no V-Bucks, na melhor das hipóteses, acabarão perdendo seu tempo assistindo a anúncios intermináveis ​​e, na pior das hipóteses, fornecerão seus dados a cibercriminosos (o que provavelmente levará ao hackeamento de contas.)

Mas não se preocupe, você não terá que analisar a autenticidade dos geradores V-Buck; outros já fizeram isso por você. Um YouTuber chamado spllitz, por exemplo, pesquisou alguns dos sites V-Bucks gratuitos mais populares e organizou uma visita guiada. Spoiler: Eles são todos falsos.

Lojas falsas V-Bucks

Além disso, a Internet está cheia de sites que afirmam vender V-Bucks. À primeira vista, essas páginas podem parecer legítimas; como geradores, na verdade, eles frequentemente se parecem com o portal da Epic Games e suas URLs frequentemente contêm a palavra Fortnite.

Alguns deles até têm certificados de segurança, mas tudo isso significa apenas que usam uma conexão HTTPS criptografada, portanto, terceiros não podem interceptar os dados do usuário. No entanto, isso não protege os dados dos proprietários do site, nem significa que os proprietários sejam de boa fé.

Se você decidir comprar moeda virtual dessas fontes e inserir as informações do seu cartão, ela irá diretamente para os cibercriminosos.

O fim da história é previsível: seu dinheiro provavelmente desaparecerá e os V-Bucks não se materializarão. Infelizmente, essa estratégia é bastante comum. Por exemplo, somente em 2018, ZeroFOX identificou mais de 4.700 domínios fraudulentos relacionados a V-Bucks que foram usados ​​para coletar informações pessoais, incluindo informações de pagamento.

Golpes do Fortnite no YouTube

Na tentativa de passar seus golpes como comércio legítimo, os cibercriminosos distribuem links para seus sites por meio de postagens de mídia social e vídeos do YouTube. Neles, esses testadores falsos falam sobre como conseguiram dinheiro fácil no jogo.

Matt Tatham, analista da agência de crédito Experian, encontrou mais de 4,6 milhões (!) de vídeos no YouTube com instruções para obter V-Bucks. Depois de analisar alguns, ele concluiu que nenhum é confiável – muitos estavam enviando usuários a sites que queriam suas credenciais de login ou hospedavam anúncios maliciosos.

Alguns golpistas nem se preocupam em esconder suas intenções. Um dos vídeos foi postado com o nome de usuário VIRUSS999, indicando claramente a verdadeira natureza do serviço.

Lembre-se sempre da postura oficial da Epic Games no V-Bucks: compre-os apenas em epicgames.com ou fortnite.com.

Aplicativos mobile falsos do Fortnite

Atualmente, o aplicativo Fortnite não está disponível no Google Play ou na App Store. Inicialmente, a Epic Games distribuiu a versão móvel por meio de lojas oficiais, mas em agosto de 2018, a empresa mudou o pacote de instalação do Google Play para seu próprio site.

A versão Android do Fortnite retornou temporariamente ao Google Play em abril de 2020, mas desapareceu novamente em agosto, desta vez também da App Store. Os golpistas aproveitaram a oportunidade para distribuir spyware e adware e, assim, enganar as pessoas que procuram o jogo. Portanto, nosso guia para download e instalação do Fortnite para dispositivos móveis com segurança é mais relevante do que nunca.

Acima de tudo, verifique cuidadosamente de onde você baixa o aplicativo. A pesquisa “download Fortnite” provavelmente levará ao site oficial da Epic Games, mas pode haver links e anúncios nas proximidades que não têm nada a ver com o desenvolvedor. Não é uma boa ideia clicar neles, muito menos baixar algo de lá.

Lembre-se também que mesmo ao instalar o aplicativo móvel a partir do site oficial da Epic Games é potencialmente arriscado, porque para usá-lo, você deve habilitar a configuração Instalar aplicativos desconhecidos em seu telefone e, se você se esquecer de desabilitá-la posteriormente, o risco de malware se esgueirar no futuro aumenta.

O que fazer

Para se proteger contra golpistas, não se esqueça de seguir estas dicas:

  • Desconfie de tudo o que é publicado nas redes sociais ou no YouTube, principalmente com a chancela “gratuito”.
  • Compre V-Bucks apenas pelas plataformas da Epic Games, Microsoft Store, PlayStation Store ou grandes vendedores online como a Amazon.
  • Faça o download do Fortnite apenas da Epic Games Store ou diretamente do site do desenvolvedor.
  • Imediatamente após instalar o jogo em seu telefone, desative a opção Instalar aplicativos desconhecidos.
  • Proteja todos os seus dispositivos com uma solução de segurança confiável que sempre avisa sobre sites fraudulentos e mantém você protegido contra malware.
Dicas