Proteja seus check-ins no Untappd

Aqui estão algumas dicas para tornar seu perfil no Untappd mais privado e seguro possível.

Existe uma enorme variedade de cervejas no mundo hoje. Mas e se você quiser registrar quais você já provou? Você já deve ter adivinhado: existe um aplicativo para isso; na verdade, existem alguns. Entre eles, o Untappd se tornou bastante relevante entre os fãs de cerveja artesanal. O aplicativo é essencialmente uma rede social especializada, na qual os usuários podem obter informações sobre quase todas as cervejas do mundo, verificar bebidas com fotos anexadas e detalhes de onde foram compradas, avaliá-las, marcar amigos, fazer listas de desejos e muito mais.

Mas, com certeza, não podemos esquecer que as atitudes em relação ao consumo de álcool variam de pessoa para pessoa. Mesmo nas culturas mais tolerantes à bebida, ser muito aberto sobre uma questão tão polêmica pode causar alguns problemas. Portanto, vale a pena ir pelo caminho seguro com relação a privacidade.

Admita, compartilhar suas aventuras de cerveja com o mundo inteiro provavelmente não é uma super ideia. Lamentavelmente, os desenvolvedores de aplicativos de cerveja ou vinho parecem pensar o contrário. Como já informamos, o Vivino torna todas as atividades do usuário no aplicativo abertas para todos online por padrão – uma simples pesquisa mostrará o que você anda fazendo por lá. A privacidade no Untappd funciona da mesma maneira: a opção padrão torna todas as suas aventuras artesanais de conhecimento público. Portanto, faz sentido gastar um momento para configurar adequadamente a privacidade. Aprenda como.

1. Torne seu perfil privado

Vamos começar com a dica mais importante: torne seu perfil privado. Sério, agora mesmo, vá e faça! Caso contrário, qualquer pessoa pode encontrar muitas coisas intrigantes sobre seus check-ins simplesmente por meio de uma pesquisa na Internet – sem precisar instalar o aplicativo. Uma pesquisa online revelará:

  • Informações completas sobre seus últimos cinco check-ins de cerveja: fotos, datas, geotagueamentos, amigos marcados, curtidas e comentários.
  • Dados menos detalhados sobre seus últimos 25 check-ins de cervejas novas, incluindo datas.
  • Informações sobre a maioria de seus outros check-ins (acessíveis por meio de uma pesquisa por palavra-chave com classificação e filtros para todas as suas tags, mas não com todos os detalhes, felizmente).
  • Compilado com os 25 locais onde você faz check-in com mais frequência. Mais uma vez, ao classificar e filtrar por categoria, é possível descobrir muito mais do que seus 25 lugares favoritos.
  • Sua lista de amigos. Em teoria, isso é limitado a apenas 25 de seus amigos de bebida virtuais mais antigos, mas, na prática, com pesquisa e classificação, dá para ver muito mais.
  • Nome e localização aproximada, se informado em seu perfil.
  • Algumas informações menos privadas: listas de desejos, crachás recebidos, cervejarias curtidas e assim por diante.

Mais uma vez, enfatizamos que mesmo alguém sem uma conta no Untappd pode descobrir todas as informações acima. E se essa pessoa dedicar alguns minutos para se registrar no aplicativo, ela terá acesso a dados ainda mais detalhadas (fotos, geotags, tags de amigos, comentários etc.) sobre todos os check-ins que você fez.

Infelizmente, o Untappd não oferece nenhuma opção para ocultar parcialmente as informações. Por exemplo, você não pode pedir ao aplicativo para não mostrar fotos, comentários e geotags para outro usuário, enquanto permite que eles visualizem seus check-ins. Portanto, não importa o quão banal possa parecer, a única maneira de proteger sua privacidade é tornar seu perfil privado. Para fazer isso:

  • Toque em Perfil no canto inferior direito da tela do app.
  • Toque no ícone de engrenagem no canto superior direito.
  • Escolha Conta → Privacidade.
  • Na seção Conta ative a opção Tornar a conta privada.
Como tornar seu perfil privado no Untappd

Como tornar seu perfil privado no Untappd

Uma vez que seu perfil é privado, todas as informações sobre você estarão disponíveis apenas para seus amigos. Estranhos verão apenas uma mensagem comunicando que seu perfil é privado:

Perfil privado no Untappd

Perfil privado no Untappd

 Além disso, suas ações não serão mais visíveis entre os check-ins mais recentes exibidos pelo Untappd quando uma cerveja ou local for selecionado. De modo geral, é para tirar o chapéu para o aplicativo: o Untappd faz um bom trabalho em ocultar as informações pessoais dos usuários que o solicitam.

2. Tome cuidado com os amigos no Untappd

Mesmo se você ocultar seu perfil Untappd, informações completas sobre todos os seus check-ins ainda estarão disponíveis para seus amigos virtuais de bebida. Portanto, pense duas vezes antes de adicionar alguém à sua lista de amigos. Se você não é um influencer de cerveja, provavelmente é sensato limitar seu círculo social no aplicativo àquelas pessoas com quem você gostaria de tomar uma cerveja na vida real.

O que você deve fazer sobre isso: pelo menos preste muita atenção a todas as solicitações de amizade que receber e não tenha medo de rejeitar os convites de estranhos. Além disso, você pode desativar a pesquisa no aplicativo para o seu perfil e ativá-la somente quando um conhecido quiser adicioná-lo como amigo no Untappd. Para fazer isso:

  • Volte às configurações de Privacidade (Aba Perfil → toque no ícone da engrenagem → Conta → Privacidade).
  • Em Pesquisa do Usuário, desative a funcionalidade Ativar a pesquisa pública.
Como desativar a busca pública por perfil no Untappd

Como desativar a busca pública por perfil no Untappd

3. Pense bem se você deve confiar nas cervejarias

Vale ressaltar que o Untappd tem um tipo de conta separado para cervejarias. As contas da cervejaria veem os check-ins de suas cervejas até mesmo de usuários com perfis privados. Se você não gosta disso, também pode ocultar seu perfil deles. O passo a passo é o seguinte:

  • Acesse as configurações de Privacidade (Aba Perfil → toque no ícone da engrenagem → Conta → Privacidade).
  • Desça a tela e desative a opção Permitir que as cervejarias comentem meus check-ins da cerveja deles.
Como esconder seu perfil no Untappd das cervejarias

Como esconder seu perfil no Untappd das cervejarias

4. Como tornar sua conta no Untappd ainda mais privada

Como qualquer rede social, quando você cria um perfil, o Untappd pede alguns dados pessoais. Não há grande necessidade de informar ao aplicativo e aos usuários que você adiciona como amigos seu nome verdadeiro. Um pseudônimo ou iniciais servirão. Considere também se deseja incluir sua localização, data real de nascimento e gênero nos dados do seu perfil. Não há nenhum benefício a ser obtido com isso, enquanto o risco de sua conta ser identificada aumenta drasticamente (digamos, no caso de um vazamento de dados).

É muito fácil alterar o nome de usuário, data de nascimento, localização e gênero exibidos no Untappd:

  • Acesse as Configurações (Aba Perfil → toque no ícone da engrenagem).
  • Toque em Conta, escolha Perfil e então edite as informações indicadas na página.
Como editar seu perfil no Untappd

Como editar seu perfil no Untappd

Dicas finais

Vale a pena reservar um tempo para configurar as notificações. Desative todos as desnecessárias para não ficar nervoso com os alertas frequentes do Untappd e não se distrair com os esforços de beber cerveja dos amigos. Você pode fazer isso em:

  • Aba Perfil → ícone da engrenagem → Notificações.

E, claro, a privacidade da sua conta depende diretamente da força da sua senha. Como você não entrará com tanta frequência, recomendamos torná-la bastante complexa e longa – quanto mais, melhor. E para não esquecê-la, aconselhamos o uso de um gerenciador de senhas seguro.

Dicas