Um brinde à privacidade!

Explicamos conseguir as melhores configurações de segurança para seu perfil no Vivino

Uma das melhores maneiras de conhecer as pessoas é aprender sobre seus hobbies – sejam eles obcecados por tecnologia antiga, guloseimas caseiras ou, digamos, vinhos de qualidade. Hoje em dia, se você é um sommelier amador, não precisa provar centenas de vinhos e guardar tudo na memória – basta baixar um aplicativo para smartphone e criar sua coleção virtual de vinhos.

Um desses aplicativos é o Vivino. É basicamente uma rede social para os devotos do vinho: você pode adicionar vinhos à sua coleção, avaliá-los, escrever comentários, seguir os perfis de amigos para acompanhar as últimas descobertas e classificações do feed e muito mais. Mas postar suas preferências para o mundo ver não é necessariamente a ideia mais sábia. Talvez você não queira se gabar para seu chefe ou aquela tia moralista sobre suas incursões no mundo do vinho. O problema é que se você não configurar o Vivino corretamente, seus dados estarão acessíveis a qualquer pessoa na Internet. Explicamos a seguir como tornar seu perfil no aplicativo mais privado e seguro.

Passo 1. Limite a visualização de seu perfil

Como é o caso na maioria das redes sociais, seu perfil Vivino pode ser visível para qualquer pessoa, apenas para seus seguidores ou para ninguém além de você. Quando seu perfil está aberto, qualquer pessoa pode segui-lo sem precisar do seu consentimento. Se o acesso for limitado, você será notificado sobre as solicitações de acompanhamento e poderá decidir se aceita ou não.

Por padrão, seu perfil é aberto, o que significa que qualquer pessoa poderá conferir suas classificações, lista de desejos e todas as fotos que você postar. E para ver tudo isso, outras pessoas não precisam nem baixar o app ou se cadastrar – basta encontrar sua conta no site da Vivino. Isso é ainda mais fácil de fazer se você compartilhou comentários nas mídias sociais. Para evitar a exposição de dados extras que qualquer pessoa possa ver, recomendamos que você limite a visibilidade do seu perfil:

  • No aplicativo Vivino em um dispositivo Android, abra a guia Meu perfil, toque nos três pontos no canto superior direito da tela e selecione Configurações. Em um dispositivo iOS, abra a guia Perfil e toque na engrenagem no canto superior esquerdo da tela.
A aba perfil no app Vivino nas versões iOS (esquerda) e Android (direita)

A aba perfil no app Vivino nas versões iOS (esquerda) e Android (direita)

  • Deslize a tela abaixo até Configurações.
  • Toque em Minha atividade está visível para.
  • Você verá que, por padrão, a opção Qualquer pessoa está selecionada. Troque por Ninguém ou Autorizado.

Se você selecionar “Ninguém”, ocultará completamente suas informações e ninguém poderá vê-las além de você. Se você selecionar “Autorizado”, continuará compartilhando suas preferências com quem já o seguiu e com pessoas cujas solicitações você aceitar mais tarde.

Configurações do Vivino, seção de Privacidade

Configurações do Vivino, seção de Privacidade


Como você se livra de “amigos” obscuros? Infelizmente, não há como editar a lista de seguidores no aplicativo. A única maneira de remover seguidores é pelo contato com o suporte.

Passo 2. Use um apelido

Ao se inscrever no Vivino, você terá que inserir um nome e sobrenome. A menos que você seja um sommelier famoso com uma grande base de fãs, seu próprio blog e convites para ir à TV, não há nada que diga que você precisa digitar o nome que está no seu passaporte. Um nome inventado é o suficiente. Além disso, o aplicativo permite adicionar um apelido – se você preencher este campo nas configurações, é ele que ficará visível em vez do seu nome completo. Se você já criou uma conta com suas informações reais, nunca é tarde para fazer uma alteração:

  • No aplicativo Vivino em um dispositivo Android, abra a guia Meu perfil, toque nos três pontos no canto superior direito da tela e selecione Configurações. Em um dispositivo iOS, abra a guia Perfil e toque na engrenagem no canto superior esquerdo da tela.
  • Nos campos de Primeiro nome e Sobrenome coloque uma informação qualquer ou toque em Apelido e selecione um codinome.
  • Ao mesmo tempo, você pode excluir outras informações do seu perfil que possam revelar sua identidade, como informações do campo Biografia, links para redes sociais ou outros dados.

Passo 3. Desconecte as contas de redes sociais e desative a função de seguir automaticamente

Você pode conectar seu perfil Vivino às suas páginas do Facebook e Twitter. Talvez você já tenha feito isso ou talvez ainda pretenda. Você certamente não quer compartilhar suas conquistas de vinhos com todas as suas conexões e, como já mencionamos, é muito difícil desfazer a amizade de alguém no aplicativo.

Então a primeira coisa que você vai querer fazer é desabilitar a função de seguir automaticamente no Vivino para todos os seus amigos das redes sociais:

  • No aplicativo Vivino, em um dispositivo Android, abra a guia Meu perfil, toque nos três pontos no canto superior direito da tela e selecione Configurações. Já em um dispositivo iOS, abra a guia Perfil e toque na engrenagem no canto superior esquerdo da tela.
  • Desça até a seção Redes sociais.
  • Desative a função seguir amigos automaticamente – o botão da opção deve estar cinza.
Configurações do Vivino, seção de redes sociais

Configurações do Vivino, seção de redes sociais

Em seguida, avalie se você precisa manter conectadas as suas preferências de vinho e as suas contas de mídias sociais. Lembre-se de que, se você as conectar, o Vivino terá acesso a muitos dos seus dados nessas mídias. Se você conectou anteriormente uma rede social ao Vivino, mas agora deseja desconectá-la, siga estas instruções:

  • No aplicativo Vivino, em um dispositivo Android, abra a guia Meu perfil, toque nos três pontos no canto superior direito da tela e selecione Configurações. Já em um dispositivo iOS, abra a guia Perfil e toque na engrenagem no canto superior esquerdo da tela.
  • Deslize até a seção Redes sociais.
  • Toque na conta na qual deseja desconectar e confirme sua escolha.

Passo 4. Confira suas permissões

As permissões extras do aplicativo abrem uma possível brecha de segurança. Já falamos a respeito de permissões e suas implicações no iOS e no Android. No caso do Vivino, algumas permissões podem ser necessárias — por exemplo, acesso à sua câmera para tirar fotos e identificar rótulos de vinhos. Mas você deve pensar duas vezes sobre a permissão para usar sua localização. O aplicativo o usará para sugerir a adição dos bares e lojas mais próximos às avaliações, mas você pode viver facilmente sem isso.

Para negar permissões extras em um dispositivo Android:

  • Acesse as Configurações do seu smartphone e selecione Aplicativos.
  • Localize o Vivino na lista, toque e selecione Permissões. Toque em Local e selecione Não permitir.
Configuração de permissões do Vivino no iOS (esquerda) e Android (direita)

Configuração de permissões do Vivino no iOS (esquerda) e Android (direita)

Para se livrar das permissões extras no dispositivo iOS:

  • Acesse as Configurações do seu smartphone, role para baixo até a lista de aplicativos e selecione Vivino.
  • Toque em Localização e selecione Nunca.
  • Ao mesmo tempo, você também pode limitar a lista de fotos que o Vivino pode acessar. Para fazer isso, em Fotos, defina Fotos selecionadas.

Passo 5. Crie uma conta separada para o Vivino

Ao criar uma conta, você pode optar por se inscrever pelo Facebook, Apple ID ou Google. Por um lado, isso é conveniente porque você não precisará se lembrar de outro nome de usuário e senha. Por outro lado, essa abordagem não é segura: se os invasores invadirem a conta “mestre”, eles terão acesso a todos os recursos conectados a ela. É por isso que recomendamos que você crie uma conta separada para o Vivino com uma senha forte e exclusiva.

Um aviso: para registrar um novo perfil em vez do que você já tem, você precisa gostar um pouco mais de privacidade do que vinho — você só pode exportar sua coleção de vinhos de uma conta anterior manualmente (mesmo a opção descrita aqui, onde você exportaria a coleção para um arquivo, não funciona mais).

Primeiro você precisa excluir a conta antiga porque abandoná-la é quase tão prejudicial quanto usar uma conta desprotegida:

  • No aplicativo Vivino, em um dispositivo Android, abra a guia Meu perfil, toque nos três pontos no canto superior direito da tela e selecione Configurações. Já em um dispositivo iOS, abra a guia Perfil e toque na engrenagem no canto superior esquerdo da tela.
  • Desça até o fim e toque em Deletar conta. Após confirmar sua escolha, você será levado para a tela inicial de login.
Deletando e criando uma nova conta no Vivino

Deletando e criando uma nova conta no Vivino

  • Toque em Precisa de uma nova conta? e insira um endereço de e-mail e uma senha forte.
  • Como você raramente precisará digitar essa senha (provavelmente apenas quando comprar um novo telefone), para garantir que não a esqueça, mantenha-a em um local seguro, como em um gerenciador de senhas.

Proteção de dados

Agora você sabe como tornar sua conta Vivino tão privada quanto o aplicativo permite. Para obter ainda mais privacidade e segurança, certifique-se de usar uma solução de segurança confiável que o avisará em tempo real se seus dados pessoais vazarem.

Difícil decorar tantas senhas não é?

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.