Economize em jogos eletrônicos com segurança

Os perigos dos jogos piratas, chaves de ativação dos mercados paralelos e contas de segunda mão em lojas oficiais.

Os jogos eletrônicos de alto nível podem ser bem caros, então nem todo mundo tem condições de comprá-los pelo preço original – e alguns jogadores acreditam que o entretenimento não deve custar tanto. Mas as pessoas ainda querem jogar, então elas procuram por outras opções, incluindo aquelas que flertam com a ilegalidade. Tome cuidado se você for uma dessas pessoas, porque surpresas indesejadas podem aparecer em seus dispositivos e contas.

Versões piratas

Uma maneira popular de conseguir um jogo barato é baixando a versão pirata. Não é legal nem ético, é claro, mas vamos ser honestos: isso não é o suficiente para impedir todo mundo. Contudo, jogos grátis podem vir com um alto preço: golpistas distribuem malware, muitas vezes disfarçados de ativadores e cracks, e suas armadilhas podem ser difíceis de evitar.

Códigos de ativação do mercado paralelo

Outro caminho para economizar em jogos, que parece ser perfeitamente legal à primeira vista, é comprar uma chave de ativação em uma loja não oficial. Os preços costumam ser mais baixos, atraindo quem gosta de uma oportunidade. Afinal quem não gosta de economizar?

Entretanto, o mercado paralelo pode ser suspeito (daí o nome). Junto com revendedores honestos que compram chaves em atacado e as vendem com desconto, alguns golpistas habitam esse mundo. E diferenciá-los não é fácil.

Chaves à venda podem ter sido roubadas ou criadas apenas para uso de jornalistas. Elas tendem a ser revogadas pelos distribuidores, então a chave não funcionará ou o jogo desaparecerá da sua conta. É possível que, depois de um longo e estressante processo, você até possa provar que comprou a chave de boa fé, sem saber sobre sua origem duvidosa, mas para economizar alguns dólares vale a pena esse esforço ?

De qualquer forma, o ponto principal de pagar por jogos eletrônicos é apoiar os desenvolvedores para que eles possam manter os servidores multiplayers e possam criar novos jogos e sequências. Se você compra uma chave roubada, o dinheiro vai direto para o criminoso e o desenvolvedor não recebe nada.

Além disso, desenvolvedores e editores precisam gastar muitos recursos investigando esses casos e lidando com clientes afetados e reivindicações de compensação. Devido a isso, alguns estúdios independentes disseram aos jogadores para baixar uma cópia pirata em vez de dar dinheiro a vendedores no mercado paralelo.

Contas de segunda mão

Não é difícil de encontrar uma oportunidade de comprar uma conta de segunda mão equipada com vários jogos, em plataformas como Steam e Origin. Comparado aos preços de cada jogo individual, essas contas podem ser verdadeiras oportunidades. Os vendedores justificam a generosidade dizendo, por exemplo, que já acabaram de jogar aqueles títulos e querem recuperar ao menos uma parte do que gastaram.

O que poderia dar errado? Muita coisa. Primeiro: o vendedor pode ser um golpista disfarçado que vai pegar seu dinheiro e sumir, deixando você sem a conta e sem grana. O grande problema nesse caso é que você não terá para quem reclamar: as plataformas de jogos proíbem explicitamente a transferência de contas, tornando a compra ilegal.

Em segundo lugar, a conta pode ter sido fruto de roubo. O verdadeiro dono pode solicitá-la de volta cedo ou tarde, e nesse caso você vai perder o dinheiro que pagou aos criminosos. Novamente, se a compra inicial for feita contra as regras da plataforma, reclamar é inútil.

Em terceiro lugar, mesmo que a conta exista e pertença ao vendedor, e mesmo que ele realmente faça a transferência, não há nenhuma garantia que tudo vai correr bem. O vendedor pode, assim que receber o dinheiro, realizar a restauração da conta, alegando que você a roubou.

Em quarto lugar, as plataformas de jogos eletrônicos não veem com bons olhos essa negociação. Ao detectar a transferência da conta, o sistema pode simplesmente bloqueá-la “até que as circunstâncias sejam esclarecidas.” E claro que podem nunca ser resolvidas.

Por fim, as transferências de contas são proibidas pelas plataformas, então se uma transação ocorrer por caminhos paralelos, você não estará certo. Por isso, comprar uma conta usada para uma plataforma de jogos talvez seja o caminho mais arriscado para economizar. É melhor não considerar essa alternativa.

Jogos nas lojas oficiais

Se você quer economizar e não prefere não correr riscos, use os métodos legais (que é o que recomendamos), que incluem ficar atento para as ofertas especiais e baixar jogos baratos ou gratuitos dos sites oficiais.

Você também pode esperar para que os jogos deixem de ser novidade. Alguns anos depois do lançamento, é possível encontrar reduções de 80% a 90%, então ter um pouco de paciência tende a ajudar a economizar.

De qualquer forma, é importante permanecer sempre vigilante; mesmo a Steam não está imune aos malware. Em 2018, por exemplos, golpistas fizeram upload de um miner disfarçado de um jogo de plataformas simples.

Além disso, cibercriminosos criam, às vezes, páginas de jogos falsas, seja configurando um site separado ou na própria Steam. Se você acidentalmente cair em uma página falsa, corre o risco de ser infectado e perder a sua conta. Verifique tudo cuidadosamente.

Como economizar em jogos, sem risco

Para evitar problemas quando estiver buscando jogos com desconto:

  • Compre jogos apenas em sites oficiais, e aguarde as promoções – elas aparecem com frequência, então você não vai esperar por muito tempo.
  • Não compre a primeira coisa que aparecer. Sim, mesmo durante as promoções de verão da Steam, antes de comprar algo pouco conhecido, leia algumas reviews. Se tiver algum golpe, as pessoas vão descobrir e alertar outros jogadores.
  • Use uma solução de segurança confiável que não vai deixar que um programa suspeito entre no seu computador, por mais bonito que pareça.
Dicas