Mais 8… 8 prós e contras da interface Metro do Windows 8

PRÓS Design impressionante Em primeiro lugar, a interface Metro tem um visual surpreendente. Ela é leve, limpa e simples. A experiência do usuário é resultado da capacidade do desenvolvedor para

PRÓS

Design impressionante

Em primeiro lugar, a interface Metro tem um visual surpreendente. Ela é leve, limpa e simples. A experiência do usuário é resultado da capacidade do desenvolvedor para seguir estes três princípios de ouro: leveza, limpeza e simplicidade. Mas todos sabemos que a interface do Windows não será sempre tão limpa e elegante. Não é culpa da Microsoft, mas, após alguns dias de uso, a área de trabalho do Windows terá praticamente a mesma aparência da sua área de trabalho hoje: toneladas de ícones, arquivos e mídia; e onde encontrar o quê, só Deus sabe. Hoje é mais fácil encontrar itens, pois os ícones são pequenos. Mas, com a nova interface do Windows 8, os ícones são um pouco maiores e há um número limitado de itens que você pode colocar na área de trabalho.

Windows Store

É meio estranho a Microsoft ter escolhido esse nome. Microsoft Marketplace soaria bem menos semelhante ao, bem, àquela outra loja de aplicativos pertencente a Você Sabe Quem©. Mas o Windows Store é um grande passo à frente para a Microsoft. Com a interface Metro, ele nos dá acesso realmente simples e intuitivo a milhares de aplicativos – por gênero, tipo, popularidade, etc. E, como alguns de nós sabemos, com base no uso do iOS e do Android, essa estratégia é utilíssima.

Gerenciador de tarefas aprimorado

A Microsoft conseguiu, na verdade, facilitar o trabalho no Windows. Quem estiver começando a usar o Windows agora, não verá todo aquele material desnecessário na área de trabalho, como aplicativos não ativos, mensagens de trabalho, etc; em vez disso, terá apenas os aplicativos que estão em execução ou não estão respondendo. Se você for um usuário experiente, é sempre possível configurar o layout para mostrar mais detalhes sobre o que está acontecendo em segundo plano. E, finalmente, se você quiser eliminar um aplicativo em execução, basta clicar com o botão direito do mouse, escolher “fechar” e pronto. Você não verá nenhuma janela assustadora com “Tem certeza?!”

Novos tipos de senha 

Vamos encarar os fatos de frente – somos preguiçosos, pelo menos a maioria de nós é. E, quando um especialista informa que a senha formada pelos nomes dos seus bichinhos de estimação não é segura e que algo como “@_E#23$Ssdcnlse_ws@#$dnkj23” seria bem melhor, a maioria de nós ficaria com a opção número um. (Aposto que você não está usando a opção número dois; estou certo? Foi o que pensei.) O esforço da Microsoft para trazer ao Windows 8 novos mecanismos de senha e autenticação é um grande passo para ajudar os usuários a evitar senhas fracas.

CONTRAS

Antimouse

A interface Metro foi criada para telas multitoque. Quando você tenta fazê-la funcionar com o mouse, isso nem sempre é muito fácil e intuitivo. No seu tablet ou smartphone, basta bater com os dedos para abrir outra janela ou outro programa. Se você fizer o mesmo com o ponteiro do mouse, não dará certo.

Usabilidade questionável dos dados de aplicativos Metro

Os aplicativos Metro são informativos, mas essa não é, necessariamente, a melhor notícia. Primeiramente, os desenvolvedores são limitados em termos de volume de dados que podem ser mostrados no ícone. Normalmente, 1 a 2 linhas de texto. Quando você tem cerca de 40 aplicativos em execução na sua área de trabalho Metro, não vê toda essa informação, para ser sincero. Em segundo lugar, o cérebro humano não é tão atento. Mesmo esse volume limitado de informação em cada ícone pode ser demais em uma configuração. Tentar encontrar informações sobre um aplicativo específico em toda uma área de trabalho Metro é algo complicado.

Recurso multitarefa confuso

Lembra quando você abria dois arquivos na mesma tela e comparava o conteúdo de ambos? No Windows 8, esqueça. Você não pode fazer isso do jeito como está acostumado. O único jeito para executar essa operação com aplicativos Metro é arrastar o arquivo na área de trabalho e deixar que o aplicativo o esprema no lado da tela. Na maioria dos casos, não tem utilidade alguma.

Tela cheia o tempo todo

Tela cheia por padrão é irritante. Sim, quando você inicia o Internet Explorer, por exemplo, ele é iniciado em modo de tela cheia e não se pode fazer nada para mudar isso; só resta acostumar-se. Isso não é algo que vá inspirar amor à primeira vista em todo mundo, e vai demorar um pouquinho para as pessoas se habituarem.

 

 

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.