Comentários no Youtube divulgam falsas transações de criptomoedas

Como golpistas estão levando usuários do Youtube a sites falsos, nos quais são prometidas ótimas taxas de câmbio para Bitcoins

Os golpistas online usam todas as ferramentas possíveis para separar os criptoinvestidores de seus valiosos bitcoins. Eles criam sites de notícias falsas e prometem presentes conhecidos como “helicopter money“. Eles até postam capturas de tela no Lightshot com “credenciais de login da carteira de criptomoedas” – isso é uma armadilha para pessoas que têm uma queda por fofocas e/ou brindes. Recentemente, descobrimos um novo esquema em que os usuários do YouTube são atraídos para uma criptomoeda falsa por meio de vídeos sobre um “bug” que supostamente permite que eles aproveitem uma enorme discrepância nas taxas de câmbio.

O bug da taxa de câmbio das criptomoedas

Assim como as moedas tradicionais, as taxas de câmbio das criptomoedas são determinadas pelo mercado: no momento da redação deste post, um bitcoin vale cerca de 18 Ethereum em média. Mas as taxas de câmbio podem variar entre as diferentes plataformas onde essas moedas são negociadas. As diferenças geralmente são pequenas, mas e se uma das plataformas tiver uma falha técnica que funcione a favor dos compradores? Então pode ser o dia de sorte desses compradores, e eles podem ficar ricos graças à discrepância nas taxas de câmbio. Encontrar um bug como esse é um sonho para os amantes de brindes – e é exatamente isso que os golpistas estão prometendo em vídeos no YouTube.

Utilizando os comentários do YouTube para criar a situação

A primeira coisa que os fraudadores fazem é criar um canal no YouTube onde postam vídeos descrevendo uma maneira “inteligente” de ficar rico, que eles querem compartilhar com a comunidade criptográfica.

Um dos canais fraudulentos no Youtube usados neste esquema – com apenas um vídeo postado no canal

Um dos canais fraudulentos no Youtube usados neste esquema – com apenas um vídeo postado no canal

No único vídeo do canal, os golpistas afirmam que encontraram um bug em uma das exchanges automatizadas: por algum feliz acaso, a exchange compra um bitcoin por 184 Ethereum, enquanto na Binance a taxa de câmbio é 18,4. Isso significa que você deve ganhar 10 vezes mais dinheiro neste site, tudo por causa de um ponto decimal que desaparece.

Em seus vídeos, golpistas mostram um erro que eles alegam ter encontrado na taxa de câmbio do Bitcoin para a Ethereum

Em seus vídeos, golpistas mostram um erro que eles alegam ter encontrado na taxa de câmbio do Bitcoin para a Ethereum

Para deixar os usuários empolgados e afastá-los do caminho da verificação dos fatos, os fraudadores preenchem a seção de comentários com postagens de bots expressando a mais profunda gratidão pelo incrível conhecimento compartilhado.

Comentários falsos em um vídeo de “usuários” que se tornaram ricos de repente

Para promover seus canais, os golpistas acessam vídeos populares feitos por outras pessoas – geralmente são os recém-publicados, onde a seção de comentários é mais ativa – e deixam comentários falando sobre um bug em uma criptomoeda e recomendando um vídeo sobre isso. Para garantir que os comentários não se percam entre outros, os bots dão muitas curtidas.

Comentários de golpistas com toneladas de curtidas em um vídeo popular de outro criador de conteúdo

Comentários de golpistas com toneladas de curtidas em um vídeo popular de outro criador de conteúdo

Direcionando usuários ao website

O link para o site com a taxa de câmbio supostamente favorável é fornecido para os interessados. Você já deve ter adivinhado: este site também é administrado pelos golpistas.

Site do falso câmbio de criptomedas

Site do falso câmbio de criptomedas

Quando tentam vender suas criptomoedas neste site, as vítimas veem uma mensagem dizendo que a taxa é boa por apenas 180 minutos. Durante esse período, as vítimas são solicitadas a transferir o bitcoin que desejam vender para o Ethereum para um endereço específico da carteira de criptomoedas. Se a vítima envia o bitcoin, eles vão para os criminosos – que obviamente não devolvem nenhum Ethereum em troca.

A página falsa de criptocâmbio

A página falsa de criptocâmbio

O site descrito não é o único desse tipo: os fraudadores estão criando dezenas de criptomoedas falsas e canais do YouTube para outras criptomoedas também. Os cibercriminosos provavelmente estão apostando no fato de que os usuários buscarão informações sobre os tokens nos quais estão interessados. Os nomes e endereços dos sites podem ser diferentes, mas em todos os casos o golpe gira em torno de um “bug em uma taxa de câmbio”.

Vários vídeos fraudulentos similares em uma busca no YouTube

Vários vídeos fraudulentos similares em uma busca no YouTube

Como se proteger

Como sempre, sua arma mais poderosa no combate aos cibercriminosos é a vigilância.

  • Sempre tenha cuidado se lhe oferecerem algo de graça ou se vir um negócio que parece bom demais para ser verdade. Pergunte a si mesmo por que alguém iria querer dividir aquele pote de ouro com você.
  • Se alguém pedir para você enviar fundos para algum lugar, faça sua lição de casa e verifique para onde eles estão indo. Se você não tiver certeza de que o destinatário é legítimo, é melhor não correr o risco, não importa o quão bom seja o negócio.
  • E certifique-se de que todos os dispositivos que você usa para lidar com criptomoedas tenham um antivírus confiável que bloqueará softwares maliciosos e avisará você antes de visitar um site suspeito.

 

Dicas