Segurança ao usar o Airbnb: dicas para viagem tranquila

Quatro ameaças que você pode enfrentar ao usar o Airbnb e dicas de como evitá-las.

O Airbnb é um serviço muito útil que facilita a vida de milhões de viajantes em todo o mundo. Mas ser popular vem com problemas. A universalidade o torna ainda mais um alvo para golpistas que buscam maximizar o número de suas possíveis vítimas. Este artigo orienta sobre os principais perigos que você pode enfrentar ao alugar no Airbnb e dá dicas sobre como se manter em segurança.

Segurança da conta Airbnb: proteja seu número de telefone

A primeira coisa a lembrar é que sua conta Airbnb está vinculada ao seu número de telefone. Durante a inscrição, o Airbnb também solicita um e-mail, mas isso é um detalhe secundário. O problema aqui é que um número de telefone, ao contrário de um endereço de e-mail, é muito fácil de ser perdido, sem a possibilidade de recuperação. Na maioria das vezes, isso acontece se você vincular sua conta a um cartão chip ou e-chip provisório que você comprou no país anfitrião para economizar dinheiro. Também acontece que você pode colocar o cartão chip de viagem em uma gaveta da escrivaninha e esquecer de recarregá-lo, ou mudar de número de telefone e esquecer de desvincular sua conta do antigo.

Algum tempo após o período pré-pago expirar, o número de telefone inativo será reciclado e vendido para um novo usuário. E se a pessoa de posse tentar se inscrever no Airbnb usando esse número, o serviço simplesmente permitirá que eles entrem na sua conta enviando um código único por mensagem de texto.

Muitos outros serviços e aplicativos de mensagem que vinculam contas a números de telefone oferecem proteção adicional contra isso, na forma de uma boa e velha senha. Infelizmente, o Airbnb não oferece essa opção. O que significa que você tem que cuidar da segurança você mesmo:

  • Fique de olho na “data de expiração” de números de telefone vinculados a qualquer conta, inclusive do Airbnb, e recarregue em tempo.
  • Se mudar de número, faça uma lista completa das contas às quais o vinculou e, então, revise com cuidado, revinculando todas ao novo número.
  • Evite abandonar contas: se não planeja usar por muito tempo, melhor exclui-la.
  • E lembre-se de desvincular sua forma de pagamento do Airbnb quando o período de reserva terminar (não é possível se uma reserva ainda estiver ativa).
  • Se estiver pagando com cartão, tente usar um virtual, em vez de físico. E use um cartão de crédito, não um cartão de débito, se as leis do seu país oferecerem mais proteções para transações com cartão de crédito.

Fraudes do Airbnb: o barato que sai caro

Outro perigo para os usuários do Airbnb, devido à imensa popularidade do site, são os golpes online. Não faz muito tempo, publicamos uma atualização sobre ameaças online que os viajantes podem enfrentar nesta temporada de férias. Obviamente, o artigo abordou os clones fraudulentos do Airbnb.

Site falso do Airbnb

Um aluguel de curta temporada tentador em um site falso do Airbnb

Os estelionatários se tornaram bastante adeptos de copiar o site do Airbnb. Os clones fraudulentos geralmente são muito convincentes, então, se você não olhar com atenção para a URL, poderá não perceber que está em um site fraudulento. É essa URL que na maioria das vezes os entrega. Portanto:

Anúncios fraudulentos no verdadeiro Airbnb: qualquer um pode cair nessa

Também tenha em mente que o Airbnb é amplamente baseado na confiança e na honestidade comum. Então, inevitavelmente, há quem tente explorar isso. Mesmo se presumirmos que o Airbnb tem o cuidado de peneirar listagens indesejadas, ainda é fisicamente impossível passar por todos os milhões de opções de acomodação com um pente fino. O que significa que você pode ocasionalmente esbarrar em fraudes na plataforma.

Isso aconteceu comigo há pouco mais de seis meses. Eu já tinha usado o Airbnb dezenas de vezes e tudo tinha sido ótimo, até que um dia um anúncio era falso. Cheguei ao bloco de apartamentos onde deveria ficar e liguei para o proprietário. O cara que atendeu o telefone explicou, em um inglês péssimo, que não sabia nada sobre a minha reserva, o apartamento estava em ruínas e não havia como eu entrar na propriedade e me hospedar lá.

Então, foi um bate e volta de mensagens, cujo objetivo, ao que parecia, era me levar para um hotel às minhas próprias custas. Para ser honesto, eu não tinha mais paciência ou energia para ir até o fim e descobrir como exatamente eles queriam me enganar. A essa altura, eu já havia entrado em contato com o suporte do Airbnb para cancelar a reserva por culpa do anfitrião e estava procurando uma alternativa: o Airbnb concordou em devolver o dinheiro pago pelo aluguel falso, mas não ofereceu acomodação gratuita de substituição.

Aliás, devo dizer que as fotos do bloco de apartamentos eram genuínas e combinavam com a vista que você esperaria ter da janela. E o preço era bastante realista, não bom demais para não ser verdade: apenas uma oferta comum do Airbnb. No entanto, apesar da falta de alertas vermelhos óbvios, era fraudulento. Aqui estão algumas dicas que posso dar com base na minha experiência:

  • Certifique-se de ler as avaliações sobre o anfitrião ou o proprietário antes de reservar. Se não houver nenhuma ou muito poucas, pense com cuidado se quer correr o risco de dar com a porta na cara.
  • Contate o anfitrião ou o proprietário o quanto antes para discutir os detalhes do check-in. Se algo não parecer correto, tente providenciar um substituto ou entre em contato com o suporte imediatamente e conte sobre suas suspeitas.
  • Se você encontrar golpistas, ligue para o suporte do Airbnb o mais rápido possível. Prepare-se para um processo demorado: o Airbnb primeiro entrará em contato com o “anfitrião” e depois ligará para você, o que pode levar muito tempo.
  • Muito provavelmente não será oferecida acomodação alternativa. Por isso, aconselho a cuidar disso por conta própria, sem esperar pela resolução do problema.

Câmeras ocultas: mais comuns do que você imagina

Outro incômodo que você pode encontrar como cliente do Airbnb é a videovigilância secreta. Hoje, as câmeras em miniatura podem ser compradas por apenas alguns dólares, e você não precisa ser um espião ou hacker para instalá-las.

Como consequência, a videovigilância secreta em acomodações alugadas é muito mais comum do que você imagina. Essas histórias até chegam à imprensa de vez em quando, então imagine o que não chega até os jornalistas.

Por exemplo, uma pesquisa com usuários norte-americanos do Airbnb há vários anos revelou que 11% haviam encontrado câmeras escondidas em apartamentos que alugaram. E isso é só quem encontrou câmeras: imagine quantos nem perceberam que estavam sendo filmados?

[banner Kaspersky Premium Generic]

Dicas