Quatro maneiras de bloquear sua tela no Windows e no macOS

Quatro formas práticas de bloquear sua tela no Windows e no macOS.

Nem todo funcionário da empresa sente necessidade de bloquear a tela ao deixar o computador do trabalho sem supervisão. No entanto, fazer isso é, na verdade, um aspecto bastante importante da segurança da informação corporativa: se estiver fisicamente dentro do escritório, um invasor pode usar um computador desprotegido e desbloqueado para obter informações valiosas ou instalar malware. Portanto, uma das regras básicas que os funcionários precisam aprender é sempre bloquear o computador ao sair da mesa.

Provavelmente a forma mais conhecida de bloquear a tela é por meio do menu. Para fazer isso no Windows, o usuário precisa abrir o menu Iniciar clicando no ícone do logotipo do Windows e, em seguida, clicar no ícone Usuário, seguido de Bloquear. Alternativamente, eles podem pressionar Ctrl + Alt + Del e clicar em Bloquear nas opções mostradas – ou simplesmente pressionar Enter após Ctrl + Alt + Del.

Da mesma forma, no macOS o usuário precisa clicar no ícone da Apple no canto superior esquerdo da tela e selecionar Bloquear tela no menu.

Não são as ações mais complicadas, mas envolvem uma certa quantidade de movimentos e cliques do mouse. E, a julgar pelo número de pessoas que não se preocupam em bloquear as suas máquinas, muitas parecem achar isso uma tarefa árdua. A boa notícia é que existem muitas maneiras alternativas de bloquear seu computador. Portanto, se você perdeu toda a esperança de convencer seus colegas a usar a opção básica, sugira-lhes que experimentem opções mais simples e rápidas.

Método 1: use um atalho no teclado

É possível bloquear seu computador literalmente em um segundo usando algumas teclas – e você nem precisa configurar nada. Os atalhos do Windows e do macOS são definidos por padrão.

  • No Windows (10 ou 11), apenas pressiona Windows + L.
  • No macOS, o seu combo será Control + Command + Q

Método 2: use o botão de ligar

Existe um método ainda mais fácil em Macs mais recentes: apoiar o dedo no sensor Touch ID bloqueia a tela instantaneamente (os teclados Apple sem Touch ID têm uma tecla Lock especial). Portanto, não é mais necessário procurar no teclado o atalho certo – este “botão” é tudo que você precisa.

Infelizmente para usuários do Windows, não há equivalente. Mas o computador pode ser configurado para que pressionar o botão liga / desliga o coloque em suspensão e o bloqueie ao mesmo tempo. Para fazer isso, nas Configurações de energia e suspensão, vá até Escolher a função dos botões liga/desliga nas configurações de Alterar o que os botões de energia fazem , depois localize Quando pressiono o botão e selecione Suspender. Além disso, nas Opções de login, encontre Exigir login e selecione Sempre.

Método 3: apenas mova o cursor

O macOS possui um recurso chamado Hot Corners. Sua finalidade é muito simples: mover o ponteiro para um dos quatro cantos da tela aciona uma ação predefinida. Essa ação pode ser o bloqueio de tela. A configuração leva apenas alguns minutos, após os quais você pode bloquear a tela com um movimento do cursor para o canto escolhido.

O Windows não possui o recurso Hot Corners pronto para uso. Porém, existe uma ferramenta chamada WinXCorners que permite adicioná-lo ao sistema e usar um canto, por exemplo, para bloquear a tela.

Se preferir não instalar nada, o Windows oferece uma alternativa parecida: você pode colocar na sua área de trabalho um atalho que, ao clicar duas vezes, bloqueia o computador. Basta criar um novo atalho e, na caixa Digite a localização do item, digite o seguinte:

%windir%\System32\rundll32.exe user32.dll,LockWorkStation

Método 4: use o Bloqueio Dinâmico.

Por fim, a melhor opção para os mais esquecidos: Dynamic Lock no Windows 10 e 11 (requer Bluetooth). Este recurso bloqueia automaticamente o seu computador quando você e o dispositivo emparelhado saem do alcance do Bluetooth. Veja como configurá-lo.

Embora o macOS não tenha esse recurso nativo, você pode baixar o aplicativo Near Lock, que faz exatamente o mesmo trabalho. Ele ainda permite que você use não apenas o iPhone, mas também o Apple Watch para bloquear automaticamente o Mac. Esta última talvez seja a opção mais segura: nem sempre você pode levar seu telefone para onde quer que vá no escritório, embora (talvez) haja mais chances de disso acontecer com seu relógio inteligente.

E, claro, você deve sempre configurar todos os seus dispositivos para bloqueio automático após um determinado período de inatividade.

Mais conhecimento, mais segurança

Para munir os funcionários da sua empresa com conhecimentos básicos mais valiosos e habilidades úteis relacionadas à cibersegurança, o treinamento é o caminho a percorrer. Por exemplo, isso pode ser organizado com nosso Kaspersky Automated Security Awareness Platform.

Dicas