Apps podem diminuir os ruídos?

Avaliamos alguns aplicativos dedicados à redução de ruído e selecionamos as soluções mais úteis para PCs e dispositivos móveis.

Dando sequência à nossa publicação sobre métodos de proteção contra ruído, vamos analisar quatro aplicativos: dois para PCs e dois para dispositivos móveis.

Se esse número parecer pequeno, o contexto é importante; no geral, não temos muitas opções. Detalhando, procuramos programas que funcionassem apenas com modelos específicos de headsets e microfones e evitamos aqueles projetados (e com preços) para grandes empresas.

Para PCs e laptops

Antes que a pandemia levasse os trabalhadores para o home office, o software de filtragem de ruído para PCs era um produto de nicho, mas a mudança em massa causou um grande aumento na demanda. Aqui estão algumas soluções que merecem nossa aprovação.

Para Windows: Noise Blocker

De acordo com os desenvolvedores, o Noise Blocker usa amostras de microfone para combater o zumbido das ventoinhas dos laptops, o barulho do teclado e dos cliques do mouse e as distorções do microfone.

Para começar, o usuário ensina ruídos ao aplicativo clicando no botão Add e, por exemplo, digitando algo (para gravar os sons do pressionamento de teclas). O programa precisa de treinamento separado para cada som incômodo: cliques do mouse, crianças brincando ao ar livre e assim por diante.

Aqui está a desvantagem do Noise Blocker. Passar pelo processo de gravação para cada som incômodo é entediante, e o aplicativo simplesmente ignora ruídos desconhecidos (como nossos testes confirmaram). Além do mais, alguns cliques importantes passaram pelas defesas do aplicativo, embora tivéssemos treinado o programa para identificá-los.

Depois de gravar os ruídos, você precisa ajustar o filtro para que sua voz passe sem interferência. Precisamos de algumas tentativas para acertar essa parte, o que significa que a eficácia do aplicativo depende muito da familiaridade do usuário com os detalhes da gravação de som.

A mecânica do Noise Blocker lembra como os comandos de voz funcionavam há uma ou duas décadas, quando você não podia simplesmente começar a falar ao telefone. O controle de voz naquela época começou com um treinamento bastante extenso em comandos de voz específicos, após o qual o software poderia responder (se você tivesse sorte) aos sons que conhecia, embora ignorasse completamente quaisquer outros desconhecidos.

Uso: O Noise Blocker atua como uma espécie de intermediário entre o seu dispositivo de gravação e o resto do software. Para ativar o filtro no aplicativo para chamadas online, selecione Noise Blocker como um microfone virtual.

Preço: Uma hora por dia de uso gratuito ou ilimitado em até três computadores por U$ 19,99.

Para Windows e macOS: Krisp

O Krisp adquiriu suas habilidades de redução de ruído por meio do mecanismo de aprendizado de máquina (machine learning) em milhares de gravações de uma ampla gama de sons e vozes. Para nós, o esforço valeu a pena.

Para nossos testes, criamos uma variedade de ruídos: batendo palmas, batendo no teclado, até mesmo segurando o laptop próximo a uma máquina de lavar enquanto centrifugava. O Krisp eliminou todas as interferências que fizemos, deixando apenas a voz do testador, e apenas ligeiramente distorcida. Mas se alguém por perto (digamos, uma criança) gritar repentinamente durante uma reunião importante, o filtro provavelmente não o bloqueará.

Uso: A instalação usa instruções de vídeo que mostram claramente as etapas necessárias. Como o Noise Blocker, o Krisp se conecta ao sistema como um microfone virtual. Além disso, Krisp cria um alto-falante virtual. Selecioná-lo como fonte de som nas configurações do Skype, por exemplo, faz com que o aplicativo funcione nos dois sentidos – ou seja, ele filtra o ruído de outras pessoas na chamada também.

Preço: Duas horas por semana de uso gratuito ou ilimitado por U$ 60 por ano.

Para smartphones e tablets

Muitos smartphones modernos têm cancelamento de ruído integrado. Além do microfone principal, eles possuem microfones secundários cuja função é detectar sons estranhos. O sistema subtrai aqueles do fluxo de áudio do microfone principal, para que sua voz possa ser ouvida claramente do outro lado da linha. Essa filtragem permite conversas claras, mesmo em condições de vento.

Os aplicativos de comunicação geralmente incluem redução de ruído embutida também – por exemplo, esse recurso já existe no Google Meet e no Zoom. É provavelmente por isso que existe pouca demanda séria por soluções dedicadas de filtragem de ruído para dispositivos móveis; Dito isso, ainda encontramos alguns serviços úteis.

Para Android e iOS: NoiseWall

NoiseWall (para Android e iOS) mascara sons estranhos reproduzindo ruído artificial estático que é uma mistura definida pelo usuário de quatro variedades diferentes: branco, rosa, vermelho e marrom.
Nossos experimentos com NoiseWall foram inconclusivos. Os sons ambientais eram de fato incapazes de penetrar na “parede” do ruído. No entanto, às vezes isso exigia aumentar o volume do aplicativo para quase o máximo. Com o uso prolongado, o ruído gerado pode se tornar tão irritante quanto os vizinhos ou crianças do lado de fora. Ao mesmo tempo, o NoiseWall faz seu trabalho e vale a pena tentar o serviço.

Uso: Para iniciar, basta abrir o aplicativo. As configurações adicionais do Noise Wall incluem uma escolha de quatro tipos de ruído e um temporizador de desligamento.

Preço: Grátis com anúncios ou U$ 1,99 sem.

Para Android: Safe Headphones

O objetivo do aplicativo Safe Headphones não é abafar os sons ambientes, mas sim amplificá-los. Em nossos testes, fomos capazes de discernir a fala suave através de uma faixa enérgica batendo nos fones de ouvido, uma “superpotência” que pode ser útil em situações em que você precisa ouvir informações importantes, como um anúncio de voo no aeroporto.

Quando nenhuma música está tocando, o Safe Headphones transforma o smartphone em uma espécie de aparelho auditivo, amplificando os sons ao redor.

Uso: O aplicativo possui um botão liga / desliga, um botão para ativar o filtro de ruído de fundo e um ajuste de volume.

Preço: Grátis com anúncios ou U$ 9,99 sem.

Conclusões

• Seu problema de ruído pode ser resolvido por meios tradicionais, como simplesmente conversar com colegas de casa ou vizinhos, avisando-os com antecedência sobre videoconferências ou ligações importantes e pedindo-lhes que fiquem quietos.

• O aplicativo Krisp para PCs e Macs combate o ruído muito bem, embora dependendo das suas necessidades, um microfone com cancelamento de ruído pode ser mais adequado para você.

• Em relação aos aplicativos de diminuição de ruído para smartphones, não encontramos nenhum, provavelmente porque muitos smartphones já possuem múltiplos microfones e essa funcionalidade embutida. Inclusive, talvez seja melhor usar um smartphone em vez de um computador para videochamadas importantes.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.