Como sobreviver ao ensino remoto

Como ser produtivo em tempos de ensino remoto.

O trabalho e o ensino à distância fazem parte da nossa realidade desde o princípio de 2020 e parecem ter vindo para ficar.  Os estudantes universitários matriculados após 2019 perderam grande parte da experiência presencial.  Mas junto com as deficiências óbvias, a educação à distância oferece benefícios que não são menos significativos: mais sono, melhor dieta, a capacidade de combinar trabalho e estudo com mais eficiência.  Veja como aproveitar os prós desta modalidade de ensino e, ao mesmo tempo, suavizar os contras.

1. Defina limites claros

A primeira coisa que gerou comoção quando a escola teve que se tornar remota foi poder trabalhar e estudar sem sair da cama.  Entre outras coisas, as aulas de madrugada tornaram-se administráveis.  No entanto, essa ilusão se evaporou rapidamente.

Todo o conceito de aprender sem ter que sair da cama provou ser um pouco menos incrível na prática do que se esperava.  Depois de algumas semanas aproveitando o ambiente descontraído, descobri que havia apagado a fronteira entre estudo e lazer e comecei a acordar à noite, pensando em um prazo que estava se esgotando.

Todos nós precisamos dos ambientes certos para nossas várias atividades.  Para aprender, recomendo fortemente criar o espaço de que você precisa para se concentrar, ouvir, conversar, ler e trabalhar.  Se você vai estudar ou trabalhar em casa, estabeleça um limite entre os espaços de aprendizagem e de lazer e mantenha suas atividades nas áreas apropriadas.

.Manter os rituais habituais do velho normal também pode ajudar: levantar na hora certa, colocar roupas adequadas, pentear o cabelo, tomar café da manhã e assim por diante – essencialmente, faça o que você faria se fosse para a escola presencialmente.

2. Durma e coma

Ao fazer a transição para o aprendizado online, é fácil ir para um extremo ou outro.  Meu problema era focar demais nos estudos, mas também há muitos exemplos do contrário, com as aulas ficando em segundo plano nas redes sociais, programas de TV e jogos para celular.  Por mais estranho que possa parecer, o mesmo conjunto de dicas pode ajudar em ambos.

Primeiro, atente-se  ao seu horário de sono.  Em ambientes de aprendizagem tradicionais, passamos muito tempo viajando e fazendo as malas, mas provavelmente não com o aprendizado remoto.  Esse tempo recém-disponível pode ser melhor gasto dormindo o suficiente.

Outra etapa importante é avaliar e melhorar os hábitos alimentares.  Por exemplo, você pode querer tomar café da manhã, almoço e jantar no mesmo horário todos os dias, ou passar um pouco mais de tempo preparando refeições mais saudáveis.  Com o ensino à distância, você pode comer quando precisa, não apenas quando o horário das aulas ditar, o que o deixa livre para gastar menos com refeições e comer melhor ao mesmo tempo.

Negligenciar o lazer não é uma boa ideia também. Prazos e tarefas domésticas nunca terminarão, mas todos precisam de espaço para amigos, filmes e programas de TV e simplesmente recreação. Relaxar nos ajuda a aprender mais produtivamente e obter novas perspectivas sobre problemas antigos.

3. Não esqueça de se mexer

Ser ativo é absolutamente essencial para uma boa saúde. Se você tiver que passar a maior parte do seu tempo sentado em casa, tente encontrar até 20 ou 30 minutos para se movimentar entre ou depois das aulas. Isso fará um mundo de diferença na qualidade da sua vida.

Considere um aplicativo, se for o melhor para você.  Procure exercícios ou outros planos de atividades realistas, mas desafiadores, com uma variedade que lhe agrada – com ou sem equipamento;  funcional, cardiovascular, ioga, esportes;  lento, rápido, intenso ou suave.  Ficar ao ar livre entre as aulas também não faz mal.

4. Se prepare pra vídeo chamadas

A educação à distância forçou todos os alunos e educadores a um novo mundo de Zoom, Teams, Skype, Discord e muitas outras ferramentas de comunicação online.  Provavelmente, todos nós já deveríamos ter dominado a situação a essa altura do campeonato, mas depois de um ano de pandemia, os incidentes engraçados e embaraçosos ainda não tiveram fim.

Assim, em setembro passado, minha classe inteira estava ciente de que um amigo de um colega atingiu seu primeiro milhão de visualizações no TikTok.  Sempre verifique se o microfone está sem som e a câmera desligada!

5. Não deixe as aulas para ver depois

Os professores geralmente gravam suas aulas online e compartilham as gravações, o que torna tentador faltar às aulas.  Eu simplesmente não posso recomendar isso.  Mantenha a opção para quando você realmente não puder comparecer, mas se esforce para seguir um cronograma;  vai ajudá-lo a se manter organizado e focado – e vamos ser honestos, com que frequência você realmente assiste a essas gravações?

6.Defina notificações e lembre-se de suas senhas

Falando em coisas que não devem ser deixadas de lado, é especialmente importante colocar prazos em seu calendário, ou eles podem esmagar você.  Ferramentas úteis incluem Google Calendar, Google Keep, Todoist, Tick-tick e o bom e velho calendário de papel.

As notificações podem salvá-lo se você se esqueceu do prazo para o envio de um trabalho do curso ou de uma tarefa importante para casa.  Para evitar que mensagens de bate-papos de cursos e calendários escolares ou alertas de e-mail sejam enterrados em lixo eletrônico, configure suas notificações corretamente.  Aqui estão alguns artigos de instruções:

O ensino à distância fez com que cada um de nós criasse cerca de mil contas com vários serviços, e lembrar todas as suas senhas não é pouca coisa.  Então, se você ainda não tem um gerenciador de senhas, agora é a hora de começar a usar um.

7. Aprenda a gerenciar o ruído do ambiente

As conquistas da engenharia da humanidade podem ajudar a enfrentar alguns dos desafios que o aprendizado online apresenta.  Você sempre pode pedir às pessoas ao seu redor que façam silêncio, mas manter a paz pode exigir soluções tecnológicas.

Esses aplicativos podem impedir as pessoas com quem você fala de ouvir barulho excessivo, mas e quanto à sua concentração?  Você tem algumas opções para manter seu espaço de estudo calmo e silencioso, mas nem todas envolvem realmente calar os vizinhos.

8.Atualize seu hardware

Estudar ou trabalhar em casa provavelmente exigirá algumas atualizações de equipamento.  Se você está demorando para adquirir aquele laptop poderoso ou um segundo monitor, agora pode ser a hora.

Estudantes com pouco dinheiro podem não conseguir comprar aparelhos caros e pode fazer sentido cobrir pelo menos algumas de suas necessidades com aparelhos antigos.  Por exemplo, um tablet antigo pode se tornar uma segunda tela, e um smartphone é uma boa webcam.  Os roteadores Wi-Fi também precisam de atenção especial;  eles certamente verão trabalho extra.

Carpe diem!

O ensino à distância pode ter nos impedido de aproveitar parte da experiência tradicional do aluno, mas também pode revelar uma riqueza de novas possibilidades – e não se esqueça, a pandemia terminará um dia, enquanto as habilidades que você desenvolver durante esse tempo são suas  para a vida.

Dicas