Aproveite a tecnologia para silenciar os vizinhos

Em casa, quer esteja tentando trabalhar ou descansar, vizinhos barulhentos podem ser um verdadeiro incômodo. As tecnologias modernas podem ajudar.

A pandemia da Covid-19 e seus lockdowns e regimes de autoisolamento transformaram nossas casas em escritórios e salas de aula. O novo formato de trabalho traz benefícios, mas também problemas, como o ruído.

Nesse sentido, os trabalhadores remotos encontram-se sob ataque de todos os lados. Mesmo nos momentos mais descontraídos, um vizinho com uma furadeira ou um bebê gritando é uma dor de cabeça, mas quando você está tentando trabalhar em casa, o simples fato de ter por perto familiares, colegas de quarto, animais de estimação e até máquinas de lavar e televisores pode ser muito difícil.

O barulho doméstico não interfere apenas no trabalho; pode afetar o humor e o bem-estar. Diante de tantos estudos, nem precisamos confirmar o óbvio: um grupo de pesquisadores dinamarqueses produziu uma descoberta de que sons irritantes de vizinhos podem levar a distúrbios físicos e mentais. Felizmente, a tecnologia moderna pode ajudar a combater esse flagelo.

Como se livrar do ruído: insonorização passiva

Você pode usar meios passivos ou ativos para conter o ruído da vizinhança. Os métodos passivos incluem isolamento acústico da casa com painéis especiais de absorção de som nas paredes e no chão — uma escolha trabalhosa e cara, embora eficaz.

Para uma opção de proteção passiva mais econômica, experimente tampões de ouvido. O tipo mais comum, feito de polipropileno, não se adapta bem a todos os ouvidos. Variedades mais caras — feitas de cera ou silicone — tendem a fornecer maior redução de ruído e conforto.

Em geral, os protetores de ouvido são muito específicos para cada indivíduo, e você pode precisar experimentar alguns até para encontrar o ideal para você. Depois de escolher o seu, lembre-se de substituí-los ou desinfetá-los regularmente — e não os usar o tempo todo; não é bom para seus ouvidos.

Não vamos esquecer a principal desvantagem dessa escolha fácil e barata para proteção de som: os protetores de ouvido abafam não apenas ruídos indesejados, mas também os sons que você precisa ouvir, como os de colegas durante uma videochamada. Para uma experiência de controle de ruído mais seletiva, precisamos considerar métodos ativos.

Como se livrar do ruído: redução de ruído ativa

Os métodos ativos têm como objetivo não bloquear sons indesejados, mas amortecê-los ou filtrá-los. O cientista alemão Paul Lueg, que patenteou um método para neutralizar o ruído usando um sinal sonoro, propôs pela primeira vez a ideia da redução ativa do ruído há quase um século.

Para entender como a redução de ruído ativa funciona, considere o que é o som. O som consiste em vibrações que, para simplificar, podemos representar como ondas, ou oscilações, que se movem entre altos e baixos em um ciclo.

Lueg propôs gerar uma série de oscilações espelhadas, de modo que os picos do ruído a ser suprimido coincidissem com os baixos do ruído ambiente e vice-versa. Se as ondas são perfeitamente simétricas ao chegarem ao ouvido, elas se cancelam. Essencialmente, ao adicionar um som ao outro, você pode criar silêncio total – embora o ouvinte precise ficar em um lugar fixo ou as ondas sairão de sincronia.

Fones de ouvido com cancelamento de ruído

Fones de ouvido com cancelamento de ruído funcionam de acordo com o método de Lueg. Eles contêm microfones embutidos para captar os sons do ambiente, em resposta aos quais o fone de ouvido cria um contra-ruído. Além dos fones de ouvido, alguns protetores auriculares inteligentes agora oferecem cancelamento de ruído ativo.

Esses dispositivos não podem, entretanto, cancelar todos os sons estranhos e, portanto, não fornecem silêncio completo. Eles podem amortecer o zumbido monótono de um avião com eficácia, por exemplo, mas não o latido agudo de um cachorro.

Se você decidir comprar um headset ou fones de ouvido com cancelamento de ruído, primeiro leia as avaliações e comentários e, depois, se possível, teste suas opções na loja para evitar despesas e frustrações.

Microfones com cancelamento de ruído para chamadas em conferência

Se você costuma participar de conferências online, tenha consideração com as pessoas do outro lado da linha também; eles provavelmente não gostam do barulho de furadeira do seu vizinho, assim como você. Nesse caso, um microfone com cancelamento de ruído pode ajudar.

Na maioria das vezes, esses microfones usam um segundo microfone. Tanto o microfone principal quanto o secundário captam aproximadamente o mesmo ruído de fundo do ambiente, mas o primeiro microfone captura o sinal válido — sua fala humana — muito melhor. O dispositivo separa os sons sobrepostos para produzir uma fala livre de ruído.

Se você não quiser comprar um fone de ouvido novo, considere conectar um adaptador de cancelamento de ruído ao que você já usa. Esses adaptadores podem ser caros, mas tornam sua voz muito mais clara do outro lado da linha.

Redução de ruído nas configurações do sistema operacional

Em vez disso, você pode tentar remover sons estranhos usando as ferramentas normais do computador. As configurações do seu sistema operacional, por exemplo, podem incluir funções de redução de ruído. Tal como acontece com um microfone especial, as configurações baseadas no sistema operacional são para as outras pessoas na chamada, não para você.

As configurações relevantes no Windows podem usar nomes diferentes dependendo da placa de som e, em alguns casos, podem nem estar disponíveis. Mas para se ter uma ideia, usando o Realtek como exemplo, para ajustar a redução de ruído, abra o Painel de Controle, selecione a guia Som, navegue até as propriedades do microfone e, na guia Melhorias, habilite o cancelamento de ruído e cancelamento de eco.

Em Níveis, você também pode diminuir a configuração de Intensificação do microfone, que amplifica os ruídos e também a voz do locutor.

Da mesma forma, o macOS tem cancelamento de ruído integrado. Para ativá-lo, abra as Preferências do Sistema, selecione Som, vá para a guia Entrada, selecione seu microfone e marque a caixa Usar redução de ruído ambiente .

Apps de controle de ruído

Aplicativos especializados de filtragem de ruído também podem ajudar. Alguns removem sons indesejados de seu microfone; outros também suprimem o ruído de quem está na chamada. Alguns aplicativos podem bloquear qualquer som em que não detectem nenhuma fala humana, o que protege seus colegas caso você se esqueça de silenciar o microfone enquanto faz um lanche ou digita os resultados da reunião.

Aplicativos de videoconferência como Zoom e Skype também possuem redução de ruído embutida.

Tenha cuidado para não exagerar ao tentar melhorar a qualidade do som e, principalmente, experimente antes de qualquer chamada telefônica importante. Além disso, se você quiser usar várias ferramentas de cancelamento de ruído ao mesmo tempo, teste-as com antecedência, porque você não sabe se elas se darão bem.

Geradores de ruído

Se os barulhos estão interrompendo seu trabalho solo, você pode encontrar a salvação paradoxalmente acrescentado mais ruído, não menos — através de um gerador de ruído. Isso ocorre porque o ruído uniforme (nas variedades chamadas branco, marrom e rosa) mascara os sons estranhos, tornando-os menos perceptíveis. Vários estudos mostraram que esse som ambiente melhora a qualidade do sono.

O ruído branco é o mesmo em todas as frequências, o marrom é mais alto nas baixas e mais silencioso nas altas e o rosa fica em algum lugar no meio. A maioria imita o som de água caindo, o estrondo de uma tempestade ou estática antiga, mas as baixas frequências tornam o ruído marrom mais “suave” – mais como o borbulhar de uma cachoeira à distância, enquanto o ruído branco parece mais próximo. A propósito, os ruídos da água serviram para mascarar outros sons desde os tempos antigos; numerosas fontes nos palácios dos sultões otomanos impediam as pessoas de escutar conversas privadas.

Antes de escolher um gerador de ruído, você pode avaliar sua eficácia em um aplicativo para celular que gera som de fundo. Os alto-falantes do smartphone geralmente são fracos, mas conectar o dispositivo a uma caixa de som sem fio torna o efeito mais pronunciado.

Em vez do ruído artificial em si, você pode preferir reproduzir gravações de sons naturais suaves, como ondas do mar ou chuva. Em todo caso, o principal é não exagerar. Um volume muito alto pode, por exemplo, prejudicar a audição delicada de uma criança. E lembre-se de que cada pessoa é diferente — a única maneira real de descobrir se você e sua família estão confortáveis com vários tipos de ruído de mascaramento de som e som de fundo é por tentativa e erro.

O futuro do silêncio

Não existe nenhum método infalível para livrar completamente a casa do ruído externo — ainda — mas as pesquisas estão em andamento.

Por exemplo, cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang em Cingapura revelaram uma tecnologia que usa o mesmo princípio dos fones de ouvido com cancelamento de ruído para bloquear o ruído da rua. Os pesquisadores criaram o efeito desejado colocando duas dúzias de alto-falantes e microfones perto de uma janela do laboratório.

A empresa Silentium desenvolveu tecnologia de “bolha silenciosa” pessoal e está trabalhando na redução de ruído dentro dos carros (nada para a casa ainda). O plano da empresa é colocar alto-falantes antirruído nos encostos de cabeça dos assentos.

Às vezes, a solução não é tecnológica. Na luta pelo conforto do lar, você pode encontrar harmonia na… harmonia. Se você e seus vizinhos concordarem em horários de silêncio, o problema pode se resolver sozinho — e se o ruído não for sua única ou principal preocupação, verifique algumas de nossas outras dicas úteis para criar uma zona de conforto digital.

Dicas