A perspectiva do funcionário sobre o trabalho no futuro próximo

Pesquisa busca compreender fatores-chave do futuro do trabalho.

A mudança em massa para o trabalho remoto mudou as coisas mais do que pode parecer. Por um lado, muitos funcionários que antes desprezavam a ideia agora adquiriram gosto por ela. Por outro, muitas empresas obrigadas a adaptar seus processos de trabalho perceberam os benefícios da abordagem e estão considerando torná-la uma opção permanente. Tal mudança dificilmente deixaria de ter impacto no mercado e nos procedimentos de trabalho, incluindo a segurança. Por isso, nossos colegas decidiram pesquisar o que os funcionários das empresas pensam sobre o futuro.

Eles pediram à empresa de pesquisa independente Censuswide para conduzir um estudo global de como os hábitos dos funcionários mudaram, como eles imaginam que o local de trabalho ideal poderia funcionar e sua visão das novas tecnologias de trabalho remoto. A empresa entrevistou mais de 8 mil pessoas em pequenas e médias empresas (com no máximo 250 funcionários). Ela foi realizada no Brasil, Bélgica, China, França, Alemanha, Itália, Japão, Luxemburgo, Malásia, México, Holanda, Rússia, Espanha, África do Sul, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA.

Os resultados mostram que a maioria dos funcionários deseja mudança. Quando questionados sobre quais processos estabelecidos eles não querem voltar, apenas um quarto dos entrevistados disse que estava satisfeito de forma geral com como tudo era antes. Outros querem mais flexibilidade: sem mais horas fixas ou semanas de trabalho de cinco dias, opções para trabalhar remotamente e assim por diante. Eles querem adaptar suas horas de trabalho as suas necessidades pessoais — sem sacrificar o desempenho.

Para ter mais controle sobre suas vidas e trabalho, mais de um terço dos entrevistados planeja mudar de emprego nos próximos 12 meses, apesar da situação bastante instável do mercado de trabalho. Parece que as empresas que desejem manter os funcionários indispensáveis terão de fazer concessões e se adaptar às novas realidades. Em particular, isso significa fazer mais melhorias no trabalho remoto e, tão importante quanto, na proteção deles. Provavelmente, será necessário mudar para soluções de segurança projetadas (não apenas ajustadas) para funcionários remotos.

Para saber mais sobre o que se passa na cabeça dos funcionários modernos, bem como o que exatamente eles esperam dos empregadores, consulte a versão completa do relatório (PDF). Além disso, a pesquisa inclui dicas de especialistas para permanecer seguro no novo mundo, tanto para funcionários quanto para empregadores.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.