As 3 Regras de Ouro para desfrutar das App Stores com segurança

As lojas de aplicativos oferecem uma gama quase ilimitada de jogos e ferramentas, mas também estão cheias de armadilhas, que incluem aplicativos ruins, custos exorbitantes e aplicativos maliciosos, especialmente em dispositivos

As lojas de aplicativos oferecem uma gama quase ilimitada de jogos e ferramentas, mas também estão cheias de armadilhas, que incluem aplicativos ruins, custos exorbitantes e aplicativos maliciosos, especialmente em dispositivos Android.

Siga estas três regras de ouro para desfrutar com segurança das lojas de aplicativos, independentemente da sua plataforma operacional.
1. Fique por dentro do que dizem os usuários: Use o conhecimento da comunidade para avaliar a confiabilidade dos aplicativos. Fique longe de aplicativos totalmente novos, assim como aqueles que têm ou não opiniões ou comentários negativos. Além disso, evite aplicativos que não foram baixados anteriormente. Apps com longo histórico de altas classificações e comentários positivos são dignos de confiança, já aqueles que não têm os mesmos elogios, provavelmente, não são as melhores opções. Se você seguir essa regra vai ajudar a proteger seus dispositivos contra aplicativos ruins e fraudulentos.

2. Mantenha a porta fechada: Configure senha ou proteção biométrica para cada compra no seu dispositivo. Tanto a Apple quanto o Android oferecem proteção por senha para compras a partir das suas respectivas lojas de aplicativos (o mesmo ocorre para as compras dentro dos aplicativos). Ambos oferecem também componentes de proteção biométrica. Os usuários devem implementar essas ferramentas que são muito úteis para evitar instalações acidentais e prevenir seus filhos de fazerem compras indesejadas.

3. Reduza o consumo de aplicativos: Limite o número de aplicativos em um dispositivo é vital. Quanto mais aplicativos tenha, mais ineficiente será sua capacidade de navegação e operação no seu smartphone. Além disso, muitos aplicativos colocam em risco a privacidade dos usuários, uma vez que a maioria das grandes empresas e agências estão acostumadas a comprar informação pessoal dos usuários para elaborar campanhas publicitárias. Nesse sentido, limite a quantidade de aplicativos, assim você reduzirá a possibilidade de colocar em risco a sua privacidade.

Para os usuários do Android temos um conselho especial, já que a plataforma tem sido tão assolada por aplicativos maliciosos. É essencial que os usuários do Android tomem precauções extras. Não deixe de conferir de perto as permissões concedidas a cada aplicativo e evitar os aplicativos que levam claramente mais informações do que o necessário. Use um sistema de antivírus móvel – a Kaspersky Lab tem um –  que verifica a segurança dos novos aplicativos e protege o seu dispositivo contra as últimas ameaças de malware móvel.

 

Tradução: Juliana Costa Santos Dias

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.