Uma lição de segurança para uma estrela do Instagram

Nosso especialista David Jacoby conversa com a influenciadora do Instagram Ashley James e compartilha dicas para tornar sua vida digital mais segura 

“Por que alguém iria me hackear, se não ganhará nada com isso?” Esse pensamento soa familiar? Agora, imagine o seguinte: você se tornou uma estrela do Instagram com milhares de seguidores e um certo grau de capital social, sem falar que patrocinadores e anunciantes bombardeiam seu perfil com mensagens diretas. Mas os velhos hábitos são difíceis de morrer, e a segurança da sua conta ainda está naquele nível “por que alguém me atacaria?”. 

Esse é o caso, por exemplo, da apresentadora, DJ e influenciadora Ashley James, e ela admite que tem uma mesma senha para todas as suas contas. Em uma transmissão ao vivo recente, Ashley junto com o guru de segurança David Jacoby, da nossa equipe GReAT, buscaram maneiras de proteger o espaço digital pessoal de alguém. Felizmente, não é tão difícil! 

Como criar senhas 

Se você tem uma senha para tudo, é uma presa fácil. Basta um vazamento de um serviço em que você tenha uma conta esquecida há muito tempo para que os hackers obtenham a chave do que realmente desejam: seu blog, e-mail ou carteira online. 

As senhas das contas nas quais você mantém dinheiro ou tesouro devem ser exclusivas. Nosso gerenciador de senha irá ajudá-lo a se certificar de que elas são fortes e não foram comprometidas por um vazamento de dados conhecido. 

Como se lembrar de várias senhas exclusivas? Aqui estão alguns truques: 

  • Crie um sistema para fazer senhas. O método de Jacoby pega as primeiras letras das palavras de uma citação favorita e acrescenta a ela um sinal de pontuação e a primeira coisa que vem à mente quando você pensa em sua conta. Para James, o Instagram é um trabalho, então sua senha poderia ser algo como tmpnmp!Trabalho (com base na citação “ tem muita pimenta na minha páprica, do filme Harry e Sally – Feitos Um para o Outro). Ah, e não use uma senha que você tenha dito em lives (ela não usará essa). 
  • Não tente lembrar as senhas de cada uma de suas contas. Se você só fizer login em um determinado serviço uma vez a cada dois anos, será mais fácil simplesmente redefinir a senha todas as vezes. 
  • Use um gerenciador de senhas. Certifique-se de usar um aplicativo autônomo: salvar senhas em seus navegadores não é uma boa ideia; muitos programas maliciosos são capazes de roubar informações do armazenamento do navegador. 

Dispositivos inteligentes: eles realmente precisam de acesso à internet? 

Alto-falantes inteligentes, TVs inteligentes, babás eletrônicas com vídeo, aspiradores de pó: a Internet das Coisas há muito deixou de ser um conceito abstrato e muitos, senão todos, já possuem dispositivos conectados. No entanto, a supremacia de um aparelho inteligente não dura muito. Os fornecedores normalmente param de enviar atualizações depois de um ano ou mais, tornando-o vulnerável. 

Fique de olho na data de fabricação ao escolher esses dispositivos, da mesma forma que você escolhe perecíveis no mercado – a menos que você não se importe de ouvir vozes de outras pessoas saindo da sua babá eletrônica ou de ter estranhos assistindo a um reality show transmitido da câmera de segurança de sua casa. 

A propósito, embora seja comum associar dispositivos inteligentes à Internet das Coisas, nem tudo precisa estar conectado à Internet. Antes de conectar um gadget ao Wi-Fi doméstico, reflita se ele pode ficar sem a conexão. Por exemplo, um aspirador de pó robô é perfeitamente capaz de passear pelo seu chão sem estar conectado aos servidores do fornecedor. 

Ter uma rede Wi-Fi é bom, mas ter duas é ainda melhor 

Se alguém invadir sua rede doméstica, eles alcançarão todos os dispositivos conectados a ela, como computadores, smartphones, alto-falantes inteligentes e todo o resto. Lembre-se de que sua rede WiFi vai além das paredes de sua casa. Se estranhos podem “ver”, então eles podem se conectar a ela, especialmente se você ainda estiver usando aquela senha fraca padrão do seu roteador, oferecida pela sua operadora de internet. 

Portanto, você precisa alterar todas as senhas padrão, incluindo aquelas para o seu Wi-Fi e para a interface de administração do roteador. Torne suas novas senhas longas e complexas, para que sejam difíceis de decifrar. Se você não tem certeza se sua senha é complexa o suficiente, execute-a por meio de nosso Password Checker. 

Uma rede para convidados é outra opção útil disponível na maioria dos roteadores dos dias de hoje. Você pode configurar duas redes separadas com acesso à Internet em sua casa, sem nenhum custo extra. Os dispositivos conectados à rede principal não se comunicarão com aqueles conectados à rede de convidados. Por exemplo, você pode conectar todos os seus dispositivos inteligentes como convidados, e eles não terão acesso aos documentos de seu computador, mesmo se forem hackeados. Você também pode usar sua rede de convidados para o oferecer uma conexão a amigos e outros visitantes. 

Medo de espiões 

Se você tem medo de que alguém o espione pela câmera ou pelo microfone de laptop, pode cobrir os dois. Você não deve colocar fita adesiva sobre as lentes da câmera; ele ainda pode capturar imagens borradas durante as videoconferências. Se não tiver uma capa dedicada para a webcam, um band-aid é uma boa opção porque sua almofada de algodão mantém o adesivo longe da lente da câmera e bloqueia a visão de espiões em potencial. Se as câmeras do seu telefone são sua preocupação, apenas coloque o telefone na mesa para que uma das câmeras veja a superfície da mesa e a outra mostre o teto. 

Tapar os “ouvidos” dos seus gadgets também não é difícil. Compre um par de fones de ouvido do modelo mais barato disponível (ou pegue um par quebrado que tiver), desligue o conector e conecte-o na entrada do fone de ouvido. Agora o dispositivo está captando áudio de um microfone inexistente. 

Se você tem um iPhone mais recente ou outro smartphone sofisticado sem entrada para fone de ouvido, isso não é um problema. Use um adaptador que permite conectar um fone de ouvido à entrada de carregamento. Ao fazer isso,  eu smartphone não escutará suas conversas sem autorização. 

Mais conforto digital 

Ashley James aprendeu muito com essa liveE você? Temos muitos outros truques úteis que o ajudarão a tornar sua vida digital mais segura e confortável. Por exemplo, temos dicas de como fazer o Wi-Fi funcionar mais rápido mesmo no cômodo mais longe do corredor, ou o que fazer se você tiver sido hackeado. Clique na tag da zona de conforto digital para obter mais informações interessantes. 

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.