Reflexões sobre o ano pandêmico: 10 lições do COVID

Já se passou um ano desde que a pandemia começou oficialmente. O que as novas e desafiadoras condições nos ensinaram?

Há um ano, em 11 de março, a Organização Mundial da Saúde declarou oficialmente uma pandemia. Cada um de nós passou o ano passado de forma diferente, extraindo nossas próprias experiências únicas. Mas algumas coisas comuns a todos podem ser generalizadas. Não devemos insistir no que é ruim. Em vez disso, vamos nos concentrar no que é bom. Que lições úteis aprendemos nos últimos 365 dias?

1. Lavar as mãos, e não apenas antes de comer

Demorou apenas 3 mil anos para que as massas levassem a sério as ideias de Hipócrates e Avicena. Isso é o que chamo de progresso.

Hoje em dia, aprendemos não apenas a lavar as mãos, mas também que os telefones podem e devem ser higienizados. O álcool isopropílico é a melhor maneira de remover os germes de nossos dispositivos inteligentes.

Deixando de lado por um momento o aspecto microbiológico, a humanidade percebeu que as fotos do Instagram ficam muito melhor em uma tela limpa do que suja. Além disso, a remoção de camadas antigas de sedimentos do alto-falante e do microfone melhora muito a qualidade do som (nota: Blu Tack é tudo que você precisa).

2. Usar máscaras

Alguns países desenvolveram essa prática um pouco antes de outros, mas a adoção pública global de máscaras aconteceu em 2020 mesmo.
Poucos argumentariam que ser cuidadoso com os outros no caso de um ataque de espirros é fácil e a coisa certa a fazer. Mas antes de 2020, aparecer com uma máscara em público na Europa ou nas Américas, para dizer o mínimo, era ser estranho – o equivalente a, digamos, andar na rua com seu terno às avessas.

Hoje, o oposto é verdadeiro: a maioria das pessoas agora se sente desconfortável se não estiver mascarada.

3. Trabalhar de pijama (ou não)

Trabalhar em casa nos deixou menos preocupados com algumas coisas. Algumas pessoas ainda podem andar pela casa com sapatos de couro envernizado – ei, sem preconceitos, vista o que te faça feliz e confortável- mas para a maioria das pessoas, estava mais do que na hora de ser decretado o fim do código de vestimenta do escritório.

O que costumava ser considerado uma camisola agora é casual e elegante. As escalas da moda inclinaram-se fortemente a favor da metade superior visível da webcam sobre a parte inferior. As marcas começaram a imprimir seus logotipos bem embaixo da garganta, e estamos apenas esperando o retorno dos dickeys (uma frente de camisa falsa geralmente feita de cetim).

No entanto, estamos divagando. O ponto principal é que ficamos menos estressados com pelo menos um aspecto de nossa aparência.

4. Ser sua própria equipe de TI

Quando não há suporte técnico por perto, você aprende rapidamente habilidades úteis de administração de TI para você e sua família.
O Wi-Fi não chega à cozinha? Sem problemas. Sem webcam? Experimente um suporte de telefone para carro e um telefone antigo. Navegador sufocado sob notificações push? Desative-os e divirta-se com sua paz digital recém-descoberta.

Nesse ritmo, o suporte técnico pode em breve perder o emprego.

5. Silenciar o microfone no zoom

Na verdade, não, este é um desejo profundo. Nem todo mundo domina essa habilidade-chave – ainda ouvimos respiração pesada e outras coisas piores durante chamadas em grupo. Mas a maioria de nós, ao entrar na próxima reunião, de uma longa fila de videochamadas, desliga o microfone e a câmera por reflexo. Este é um progresso claro.

Brincadeiras à parte, a humanidade se tornou muito mais hábil em se comunicar e interagir remotamente. O que costumava exigir uma reunião cara a cara e uma longa busca por uma sala de conferências vazia (ou mesmo um voo transcontinental) agora é muito mais viável, mesmo no calor do momento.

6. Viver com a família/colegas de quarto

Isso é viver , não simplesmente nos vermos duas vezes por dia. O contato constante acabou sendo mais difícil do que o esperado, e nem todo mundo tem essa habilidade social. Dito isso, muitas pessoas descobriram novos caminhos de interação com os membros da família.

7. Aumentar a eficiência sem a parada pro cafezinho

Alguns ainda estão se recuperando deste, mas talvez tenha tornado nosso horário de trabalho mais eficiente.

8. Apreciar o conforto de casa

Problemas pessoais na categoria “pode esperar” assumiram uma nova urgência. Quando sua casa é o seu mundo, adiar apenas causa mais sofrimento no futuro.

Por exemplo, uma de nossas colegas confessou que há apenas alguns meses decidiu comprar uma mesa de trabalho. Agora ela gostaria de não ter esperado tanto!

9. Manter a simplicidade

Você não precisa voar meio mundo para se divertir. Uma caminhada pela natureza na vizinhança pode não ser tão emocionante quanto um safári exótico, mas experimentar a vida local com novos olhos não é tão ruim. Não podemos dizer que isso basta e estamos satisfeitos; sentimos muitas saudades de viajar e realmente estamos ansiosos para desbravar novos países e cidades novamente, mas enquanto isso, todos nós podemos descobrir aquela trilha legal perto de casa em um ambiente familiar.

10. Adaptar-se às mudanças

Grande parte do ano passado foi assustador e desagradável, mas na dose certa, até o veneno pode ser medicinal. A pandemia nos tirou de nossos padrões habituais e nos forçou a nos adaptar.

Podemos apenas torcer para que, à medida que a vida se normalize, façamos das nossas úteis adaptações COVID um hábito, por muito tempo.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.