Melhore seu home office usando gadgets antigos

Você pode usar tablets, smartphones e outros dispositivos antigos esquecidos na gaveta para facilitar seu trabalho remoto sem que precise gastar mais dinheiro.

No escritório, a empresa oferece tudo o que você precisa para fazer seu trabalho: computadores potentes, acesso à Internet, um fone de ouvido e uma webcam para videoconferências. Mas nem tudo é assim quando você está trabalhando remotamente. Claro, algumas empresas fornecem um notebbok ou pagam por conexão à Internet. Mas muitas pessoas precisam equipar seus escritórios domésticos usando seus próprios recursos.

Isso requer muito esforço. Algumas famílias compartilham apenas um computador pessoal sem webcam, por exemplo, e descobrem que o sinal WiFi nem chega a todos os cômodos.

Uma opção é comprar equipamentos novos. Mas você pode economizar uma quantia considerável reaproveitando gadgets antigos. Se você ainda tem alguns smartphones desatualizados, um notebook antigo ou quaisquer outros dispositivos digitais que estão obsoletos, mas ainda funcionam, então é hora de colocá-los de volta ao trabalho. Veja como.

Computadores e notebooks

Embora quase todo mundo precise de um computador durante o horário comercial, nem todo mundo tem um computador desktop ou um notebook pessoal em funcionamento. Dispositivos antigos ainda podem funcionar bem o suficiente para algumas tarefas, como trabalhos escolares ou processamento de texto.

Claro, você pode ter que atualizar qualquer dispositivo mais antigo que deseje reaproveitar, e é possível que você tenha que remover alguns programas e arquivos desnecessários, talvez até mesmo substituir componentes que não funcionam. Mesmo assim, comprar um teclado USB para não ter que depender do complicado teclado do notebook vai custar muito menos do que um laptop novo.

Se o seu computador antigo funciona lentamente e apresenta falhas após a limpeza, tente reinstalar o sistema operacional. Em um Mac, você usará o recurso Restauração do Sistema. Em um Windows, use o disco de instalação (ou, se não tiver um, baixe o programa de instalação do sistema operacional). E se você estiver curioso e pronto para experimentar, pode dar uma chance para um sistema operacional alternativo, como o Google Chromium OS.

Se você tiver alguma inclinação técnica, também pode atualizar o hardware de sua máquina. Por exemplo, expanda a RAM para pelo menos 4 GB (muitos laptops vêm com um slot vazio para RAM para facilitar essas atualizações) ou substitua o disco rígido mecânico por uma unidade SSD. Depois de fazer essas atualizações, seu computador deve funcionar mais rápido e ser capaz de iniciar programas que consomem mais recursos. Basta verificar tudo cuidadosamente de antemão; todos os novos componentes precisam ser compatíveis com o computador antigo.

Não se esqueça da segurança. Instale uma solução de segurança moderna e confiável como o Kaspersky Total Security, que oferece suporte ao Windows 7 ou posterior ou ao macOS 10.12 Sierra ou posterior.

Monitor adicional

Um monitor antigo também pode ser útil. Você pode usá-lo como um substituto para a tela do laptop embutido ou simplesmente como uma tela adicional para expandir sua área de trabalho.

Você precisará conectar o monitor ao computador com um cabo. Se as portas dos dispositivos não corresponderem, você precisará de um adaptador. Você tem muitas opções. O processo de configuração de uma segunda tela geralmente é simples e detalhado no site do desenvolvedor do SO. Por exemplo, aqui estão as instruções para Windows 10 e macOS.

Usando um tablet como monitor

Um tablet antigo também pode funcionar como uma tela adicional. Você precisará instalar um aplicativo como iDisplay (iOS, Android) ou Duet Display (iOS, Android) em seu tablet e computador. Muitos desses programas estão disponíveis, mas as opções gratuitas provavelmente mostram muitos anúncios, funcionam apenas por um período de teste ou exigem muitas permissões – e as versões mais antigas do Android, por exemplo, não fornecem uma opção para restringir o que um aplicativo pode fazer.

Você pode conectar o tablet ao computador com um cabo USB (para uma conexão mais estável) ou WiFi (o que torna mais fácil reposicionar e transportar seu tablet, se necessário). Ao escolher um aplicativo, certifique-se de verificar se ele suporta a conexão de que você precisa.

Em alguns casos, você não precisará de aplicativos adicionais. Por exemplo, se você tem um MacBook e um iPad, pode usar o recurso Sidecar integrado para transformar seu tablet em um segundo monitor. Observe que para esse recurso funcionar, você precisa ter um iPad comparativamente recente que suporte o iPadOS 13.

Conectividade de Internet

Se muitas pessoas em sua casa estudam ou trabalham remotamente, você precisará de espaço, e não apenas de área com boa recepção WiFi. Você tem opções para melhorar sua rede doméstica e dispositivos antigos também podem otimizar.

Modem USB

Você pode usar um modem USB sobressalente ou roteador móvel para configurar o acesso à Internet em pontos sem WiFi. Talvez você precise adicionar o cartão SIM (ou comprar um novo) – um preço barato por um ponto de acesso adicional.

Um modem antigo também pode servir como backup de ponto de acesso à Internet, o que é particularmente útil se o seu provedor principal de serviços de Internet realizar trabalhos de manutenção em horários inconvenientes ou se você tiver uma queda de energia.

Roteador WiFi

Se você transformar seu antigo roteador WiFi em um repetidor de sinal, ele pode atuar como uma espécie de intermediário entre o roteador principal e outros dispositivos. Essa é outra maneira de estender o acesso à Internet para cômodos que estão fora da área de cobertura principal do seu roteador.

As etapas para configurar seu dispositivo para o modo repetidor variam de modelo para modelo, mas você provavelmente encontrará as informações no manual do usuário ou mesmo na Internet: Insira o nome do roteador em um mecanismo de busca junto com as palavras-chave “repetidor”, “Ponte sem fio” ou “WDS”.

Smartphone como ponto de acesso

Não tem um roteador sobressalente por aí? Você ainda pode usar um smartphone antigo como um ponto de acesso à Internet adicional (a menos, é claro, que seja tão antigo que não ofereça suporte ao compartilhamento de Wi-Fi). Para isso, você precisará inserir um cartão SIM com um plano de dados ilimitado e capacidade de conectar a outros dispositivos sem restrições. Feito isso, ative o “ponto de acesso Wi-Fi” ou o “modo Tethering” nas configurações do seu telefone.

Em um telefone Android:

  • Deslize de cima para baixo na tela;
  • Pressione e segure o ícone (em) ponto de acesso WiFi (/em) para abrir as configurações de ponto de acesso Wi-Fi ou do modo Tethering (são funcionalidades semelhantes);
  • Insira o nome da rede e uma senha forte.

No seu iPhone:

  • Abra Configurações
  • Selecione Acesso pessoal;
  • Ative a opção Permitir acesso a outros;
  • Toque em Senha WiFi e insira uma senha forte;

Muitos smartphones podem compartilhar sua conexão de Internet não apenas por WiFi, mas também por meio de um cabo USB. Para habilitar, você não precisa configurar nada no gadget, mas pode ser necessário instalar algum software em seu computador. Por exemplo, para se conectar à Internet por meio de seu iPhone por USB, você precisará usar o iTunes. Claro, se você usa dispositivos Apple, provavelmente já tem o iTunes instalado em seu computador.

Webcam

Durante a pandemia, muitas empresas estão usando videoconferências para conduzir suas reuniões, entrevistas e coisas do gênero. Enquanto isso, as câmeras de laptop padrão costumam fornecer imagens de baixa qualidade e os computadores desktop geralmente não têm nenhuma câmera embutida. Comprar uma webcam externa pode ser surpreendentemente caro, mas, novamente, reaproveitar dispositivos antigos pode ser uma oportunidade de economia.

Smartphone ou tablet

A câmera em um smartphone ou tablet, mesmo que não seja muito nova, ainda é capaz de produzir uma imagem decente – muito provavelmente melhor do que a webcam embutida em seu laptop. Para transformar um gadget em uma webcam, você precisará usar aplicativos dedicados para o seu computador e dispositivo móvel.

Vários aplicativos de webcam, alguns pagos e outros gratuitos, estão disponíveis para diferentes combinações de sistemas operacionais. Basta instalar o mesmo programa no smartphone e no computador, conectar os aparelhos na mesma rede e, se necessário, configurá-los.

O passo a passo depende do aplicativo. Por exemplo, para a popular webcam virtual DroidCam, você digitará o endereço IP em um programa em seu computador. Siga as instruções de acordo com a sua escolha de aplicativo.

Câmera Digital

Embora muitas pessoas tenham abandonado suas câmeras digitais depois que as câmeras embutidas nos smartphones atingiram um determinado limite de qualidade, se você ainda tiver uma câmera digital, poderá redefini-la como uma webcam. Novamente, você precisará do aplicativo certo. Os mais conhecidos são o Sparkocam para Windows e Ecamm Live para macOS. Ambos são pagos, mas ainda são menos caros do que uma webcam. Apenas certifique-se de escolher um aplicativo compatível com sua câmera específica.

Os fabricantes de câmeras também tentaram atender às necessidades de seus clientes por vídeos de alta qualidade para a Internet: a Nikon e a Canon estão desenvolvendo seus próprios utilitários que permitem que suas câmeras sejam conectadas a um computador no modo webcam. Os aplicativos ainda não estavam disponíveis no momento da redação deste artigo, mas as empresas prometeram liberá-los em breve. Portanto, se você tiver uma câmera Nikon ou Canon, fique atento às atualizações.

Bônus: Tablet como porta-retrato digital

Quando você tem que passar muito tempo em casa, deseja que seu local de trabalho não apenas seja confortável, mas também tenha uma boa aparência. Embora seu espaço provavelmente não exija, você pode usar um tablet antigo para enfeitar seu home office, transformando-o em uma moldura eletrônica. Tudo o que você precisa fazer é iniciar um aplicativo visualizador de fotos com função de apresentação de slides. Por exemplo, o Google Fotos para Android pode alternar as imagens salvas em seu armazenamento em nuvem.

Se estiver usando um tablet apenas para visualização, você também pode mudar seu cenário abrindo uma janela para qualquer lugar do mundo. Com feeds ao vivo de webcams disponíveis em muitos lugares interessantes, tudo o que você precisa fazer é apontar o navegador do seu tablet para um feed atraente e você fará pausas periódicas do trabalho para admirar vistas famosas ou observar pandas passeando pelo zoológico.

Sua zona de Conforto Digital

Nestes tempos interessantes, a vida online passou a ser protagonista. Não podemos dizer quanto tempo durará a epidemia e todas as restrições que a acompanham, mas podemos ajudá-lo a tirar o máximo proveito da situação atual.

Quando publicamos postagens sobre construção e melhorias para seu home office, nós as marcamos como Conforto Digital. Siga esta tag se quiser saber mais. Muitas dicas serão úteis mesmo após a pandemia. Se 2020 nos ensinou alguma coisa, é que as tecnologias digitais são o futuro.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.