Como deletar sua conta no Twitter (sem perder seus tweets)

Pronto para deletar sua conta no Twitter? Veja como pode fazer isso. Que tal fazer um backup dos seus tweets primeiro?

A ideia de sair do Twitter pode não ser tão popular quanto o #DeleteFacebook. Ainda assim, algumas pessoas querem abandonar o serviço de microblogging para sempre. Independente do motivo, a plataforma foi recentemente acusada de ficar indiferente em relação às contas que espalhavam fake news e publicidade falsa, e de não fazer o suficiente para evitar golpes com criptomoedas.
Deixar qualquer serviço apenas abandonando a rede não é uma boa ideia – se alguém hackear e assumir o controle da sua conta, podem começar a espalhar golpes e fake news em seu nome, além de escrever coisas desagradáveis para os seus amigos. Por isso, se realmente quiser deixar uma mídia social, a melhor maneira de fazer isso é deletar completamente sua conta.

Neste post, vamos explicar exatamente como sair do Twitter. No entanto, antes vamos falar sobre como fazer um backup das suas informações. Afinal, talvez queira deixar o serviço, mas guardar suas memórias – e o Twitter permite isso, pelo menos em parte. Infelizmente, não é possível guardar os tweets de outros usuários que você curtiu, a lista de pessoas que seguia ou qualquer outra lista criada – nada além dos seus próprios tweets e retweets.

Como fazer backup dos seus tweets

Por alguma razão, o Twitter impõe o uso da interface Web para fazer o pedido de uma cópia dos seus tweets. Não é possível utilizar o aplicativo. Aqui está o que pode ser feito:

  • Acesse twitter.com e faça o login na sua conta.
  • Clique na sua imagem de perfil no canto superior direito da tela e selecione Configurações e privacidade no menu suspenso.
  • No menu à esquerda, selecione Conta (por padrão, as configurações abrem nessa página), role para baixo e clique no botão Solicitar o seu arquivo, que vai encontrar em “Seu arquivo do Twitter.”

O Twitter então vai criar um arquivo ZIP que contém todos os seus tweets (incluindo os de outras pessoas que você retweetou) e enviar para o e-mail cadastrado no seu perfil. Isso pode levar vários minutos, talvez um pouco mais.

Quando receber o e-mail e baixar o anexo, dará de cara um arquivo chamado index.html. Ao clicar nele, abrirá uma página Web off-line com uma lista dos seus tweets organizados por mês. A página inclui também um gráfico da sua atividade no Twitter. Clicar nas colunas do gráfico permite que você alterne os meses e veja todos os seus tweets daquele período.

Como deletar permanentemente sua conta do Twitter

Formalmente, o Twitter não permite que você delete sua conta, mas você pode desativá-la. A plataforma não apaga os dados dos servidores e continua usando-os para qualquer objetivo estabelecido no termos de uso. O que pode ser feito aqui é tornar sua conta indisponível no twitter.com; ninguém de fora da empresa (inclusive você) será capaz de visualizá-la.

É possível desativar sua conta do Twitter tanto por meio da interface Web quanto do aplicativo para Android ou iPhone/iPad. Para fazer isso, pelo menos, é permitido o uso do app.

Desativar uma conta do Twitter pelo aplicativo Android ou iOS

  • No canto superior esquerdo do seu aplicativo do Twitter, clique na sua imagem de perfil.
  • No menu, selecione Configurações e privacidade.

Selecione Conta.

  • Role até o final e clique em Desativar sua conta.
  • Abaixo do texto, clique em Desativar.
  • Insira sua senha e clique em Desativar.
  • Clique em Sim, desativar. Ufa, é isso (sim, o Twitter é muito precavido para evitar exclusões acidentais de contas).

Desativar uma conta do Twitter pela web

  • Acesse twitter.com e faça login na sua conta.
  • No canto superior direito, clique na sua imagem de perfil e escolha Configurações e privacidade.
  • No menu à esquerda, selecione Conta, role a página até o final e clique em Desativar sua conta.
  • O Twitter vai mostrar um aviso com algum texto e um botão Desativar no final. Clique.
  • Vai surgir uma janela, insira sua senha do Twitter e pressione Desativar sua conta.

Após essas ações, sua conta será desativada – inacessível no twitter.com ou nos aplicativos a não ser que seja reativada. Também vale a pena destacar que o Twitter declara explicitamente que alguns dados do seu perfil e seus tweets podem continuar disponíveis nos mecanismos de busca – algumas das suas publicações são indexadas pelo Google e sua família, e não há nada que possa ser feito a respeito.

Como restaurar sua conta do Twitter

Note que após desativar sua conta, é possível reativá-la simplesmente acessando twitter.com e fazendo login com seus dados antigos. Ou então fazendo login no aplicativo. O Twitter permite que isso seja feito apenas dentro do prazo de 30 dias. Depois, pode considerar sua conta permanentemente deletada; ninguém – nem você – poderá restaurá-la e usá-la.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.