Como você mantém suas conversas privadas e protege sua conta em aplicativos de mensagens de ser roubada ou hackeada? Aqui estão 12 regras simples com explicações breves sobre a importância de cada uma delas.
Ative a autenticação de dois fatores
Por que isso é importante? Ela evita que sua conta seja hackeada ou sequestrada usando a troca de SIM ou outras técnicas. Ao ativar essa configuração, será necessário inserir sua senha secreta e o código de verificação por SMS ao fazer login em sua conta de aplicativo de mensagens em um dispositivo novo.
O que fazer? Abra as configurações de segurança e privacidade do seu aplicativo de mensagens, insira uma senha secreta e memorize-a. Ela só será necessária ao vincular um novo dispositivo à sua conta. Para facilitar, você pode gerá-la e armazená-la em um gerenciador de senhas seguro ou testar a resistência da sua senha com o nosso Kaspersky Password Checker gratuito.
Não compartilhe senhas de uso único
Por que isso é importante? Caso os golpistas queiram roubar sua conta, eles tentarão induzir você a fornecer o código de verificação ao recebê-lo pelo aplicativo de mensagens.
O que fazer? Não encaminhe nem dite senhas de uso único para entrar em aplicativos de mensagens para ninguém. Seus amigos, agentes de suporte, empresas e bancos nunca precisarão desses códigos. Se alguém pedir esses códigos, é um golpista.
Nunca leia códigos QR fora do aplicativo de mensagens
Por que isso é importante? Alguns métodos de sequestro de contas se disfarçam de convites para participar de um grupo ou bate-papo. Quando você lê um código QR em um anúncio para, por exemplo, entrar em um grupo de bairro ou de um curso, possibilita que um golpista vincule o dispositivo dele à sua conta.
O que fazer? Se alguém pedir para você ler um código QR, use o leitor do próprio aplicativo de mensagens. Ele costuma ficar em Configurações. Não use sua câmera ou outro aplicativo de leitura de códigos QR. Leia atentamente os avisos do aplicativo de mensagens: ele informará se você está ingressando em um grupo ou canal, ou se está vinculando um novo dispositivo à sua conta.
Verifique atentamente as novas solicitações de contato
Por que isso é importante? Os golpistas costumam se passar por alguém que você conhece: “Oi! Sou eu de novo. Troquei meu número de telefone”. Eles podem inclusive saber quem é seu chefe. Muitos golpes que geram grandes perdas financeiras começam com solicitações de “amigos” ou “colegas”. Outro golpe é o do “número incorreto discado”. “É a Hannah? Não? Ai, desculpe! Disquei errado. Mas aproveitando, como estão as coisas?”
O que fazer? Caso veja um novo bate-papo sem histórico, fique alerta! Caso seja um possível conhecido, pergunte algo que só essa pessoa saberia. Se seu chefe enviar a você mensagens de texto, é melhor confirmar diretamente com ele usando outro canal, como o telefone do escritório, e-mail comercial ou pessoalmente, antes de prosseguir. E caso você receba uma mensagem de alguém alegando que foi sem querer, ignore quaisquer ofertas tentadoras, principalmente se vierem acompanhadas de links ou arquivos.
Use o recurso de bloqueio
Por que isso é importante? Essa é a melhor maneira de se livrar de perseguidores, golpistas e ex-namorados grudentos.
O que fazer? Não fique só em ignorar os spammers ou golpistas da dica anterior. Todo aplicativo de bate-papo tem uma opção de “Bloquear usuário” e não hesite em usá-la! Isso evitará que o golpista escreva novamente para você, ou, após várias denúncias, para qualquer pessoa. Isso também é uma ótima forma de diminuir o contato de pessoas indesejáveis do seu passado.
Pense antes de abrir um link, mesmo que venha de um amigo
Por que isso é importante? Seus amigos também estão vulneráveis. Golpistas podem invadir essas contas e usá-las para enviar mensagens manipuladoras (pedidos de ajuda ou provocações) a todos os contatos, com o objetivo de extorquir dinheiro ou sequestrar ainda mais contas.
O que fazer? Mantenha-se distante de links de sites suspeitos, arquivos em anexos de estranhos, pedidos de dinheiro, solicitações de votos em concursos duvidosos, mensagens como “É você mesmo naquela foto?” e ofertas inesperadas e boas demais para serem verdade, como assinaturas premium gratuitas. Para garantir que você não caia nessas armadilhas, apague essas mensagens imediatamente. Se suspeitar que é de alguém que você conhece, entre em contato usando outro canal e avise sobre a atividade suspeita sob seu nome. Se você agir rápido, poderá ajudar seus amigos a recuperar a conta, pois os aplicativos costumam só oferecer 24 horas para isso.
Limite o acesso ao seu smartphone e aplicativo de mensagens
Por que isso é importante? Caso seu telefone seja roubado ou se você o emprestar a um amigo, colega de trabalho ou parente, o controle de acesso evitará que consigam bisbilhotar suas conversas.
O que fazer? Ative o bloqueio de tela: impressão digital, Face ID ou um PIN longo. Ative também o App Lock nas configurações do telefone ou do próprio aplicativo de mensagens. O telefone exigirá sua impressão digital ou PIN sempre que o aplicativo for aberto. E ainda que você deixe alguém usar seu telefone desbloqueado, essa pessoa não poderá usar o aplicativo de conversas.
Desative a pré-visualização das mensagens
Por que isso é importante? A tela bloqueada do telefone pode exibir dados extremamente confidenciais: de mensagens privadas a códigos de verificação do banco.
O que fazer? Desative a visualização de mensagens na tela de bloqueio. Você pode fazer isso na seção “Notificações” das configurações do telefone.
Use mensagens temporárias e de visualização única
Por que isso é importante? No caso de compartilhar informações que serão úteis apenas uma vez, como senhas de Wi-Fi, dados de reservas, ou seu endereço residencial, não as deixe no seu histórico de conversa para não se arrepender depois. E se um de vocês for hackeado?
O que fazer? Ao compartilhar informações sensíveis, use um temporizador que exclui automaticamente as mensagens ou configure para “exibir uma vez”, dependendo da situação. Se nenhuma dessas opções for possível, defina um lembrete após uma hora, um dia ou uma semana para voltar à conversa e excluir a mensagem para todos os usuários.
Bônus: É uma ideia legal e ajuda a manter os bate-papos organizados.
Não envie fotos íntimas!
Por que isso é importante? Mesmo sendo uma mensagem de visualização única, a foto pode ser mostrada para outras pessoas ou podem fazer uma captura de tela e depois usada contra você.
O que fazer? Evite compartilhar qualquer coisa que, se divulgada, possa causar constrangimento, prejudicar você, gerar problemas ou abrir espaço para chantagens. Isso não é só para fotos íntimas, mas para qualquer informação privada. Se suas fotos íntimas já foram vazadas on-line, você pode ter uma chance de removê-las.
Tenha cuidado com conversas em grupo
Por que isso é importante? Você provavelmente confia em seus amigos. Mas você conhece bem as pessoas que eles adicionam aos grupos?
O que não fazer? Não compartilhe seus números de telefone, endereços ou outras informações pessoais sensíveis (suas ou de outros) em grupos.
Limite a visibilidade do seu perfil
Por que isso é importante? Golpistas e estranhos não precisam ver sua foto de perfil, nem saber quando ficou on-line pela última vez.
O que fazer? Abra a seção Privacidade nas configurações do aplicativo de mensagens e escolha quem pode ver seu “Visto por último”, “Foto do perfil”, “Status” etc. Por padrão, esses dados estão visíveis para todos. Ajuste as configurações de acordo com sua preferência, escolhendo “Meus contatos” ou “Ninguém”.
Leia outras histórias para saber como ajustar as configurações de segurança e privacidade em aplicativos de mensagens específicos e o que fazer caso seja alvo de golpistas ou teve sua conta comprometida: