Como lidar com os riscos do namoro on-line

O namoro on-line é ótimo para quem procura um amor, mas é bom ficar atento com os riscos.

Lidar com as sutilezas dos jogos de amor atualmente pode ser desconcertante. Há muitos aplicativos, sites, catfishing e as perseguições na Web. Ainda que o jogos de sedução antes da era do Tinder tivessem desafios, pareciam ser menos trabalhosos.

Para complicar ainda mais, existe uma maior incerteza sobre a identidade do parceiro ou parceira de conversação virtual e a possibilidade de perseguição digital.

Diante desse cenário, encomendamos um relatório sobre perseguição digital para verificar a realidade dos riscos e das preocupações. Conversamos com mais de 21 mil participantes para trazer à tona a presença alarmante do abuso digital vivido pelas pessoas que estão procurando um amor.

Revelações da pesquisa

Segundo os resultados da pesquisa, 34% dos entrevistados acreditam que fazer uma pesquisa no Google ou verificar contas das mídias sociais de uma pessoa é uma forma de “se proteger”. Embora aparentemente inofensivos, 23% relataram ter passado por alguma forma de perseguição on-line por um novo pretendente, o que sugere que algumas pessoas podem levar a pesquisa no Google um pouco longe demais.

Além disso, e não menos alarmante, mais de 90% dos entrevistados expressaram a disposição de compartilhar ou considerar o compartilhamento de senhas que concedem acesso à localização. Pode parecer inofensivo, mas a possibilidade da vigilância por stalkerware é real: um software silencioso é capaz de rastrear continuamente o paradeiro do usuário e espionar mensagens.

Como se proteger? Dicas de especialistas

Reunimos conselhos dos principais especialistas em segurança, namoro e segurança on-line para você navegar com segurança nas águas do amor neste Dia dos Namorados!

Medidas de segurança para reforçar as senha

Técnicas de verificação proativa de perfis de namoro on-line

  • Faça uma pesquisa de imagem reversa do perfil e verifique se ele aparece em muitas páginas com nomes diferentes. Se isso acontecer, provavelmente é um catfisher.
  • Procure inconsistências nas histórias e nos detalhes do perfil pretendente.
  • Desconfie de expressões repentinas e intensas de amor ou pedidos de dinheiro.
  • Faça videochamadas para verificar a identidade do pretendente antes de encontrá-lo pessoalmente.

Como aumentar a segurança do perfil de namoro on-line:

  • Faça uma auditoria de privacidade nas suas contas de mídia social para verificar o que é visível publicamente.
  • Personalize as configurações de privacidade para controlar quem pode ver suas publicações e informações pessoais.
  • Analise regularmente a lista de amigos/seguidores para garantir o controle de quem tem acesso às suas informações.

Diretrizes de compartilhamento estratégico:

Plano de segurança abrangente para os encontros reais:

  • Escolha locais públicos e bem iluminados para os primeiros encontros.
  • Evite compartilhar ou exibir itens pessoais que revelem seu endereço ou informações confidenciais.
  • Providencie seu próprio meio de transporte para ir e voltar do local do encontro.
  • Combine com um amigo ou familiar um sistema para dar notícias suas.

Ao considerarmos as possibilidades de romance e conexão na era digital, não devemos deixar de lado a importância de nossa segurança e bem-estar. Seguindo essas estratégias, podemos explorar com confiança o mundo do namoro on-line e proteger a integridade digital e física. Nossa solução de segurança premium com os recursos de proteção de identidade e privacidade pode ajudar a manter a tranquilidade para continuar… namorando!

Dicas