Twitter: como proteger sua conta e seus dados

Contamos para você quais configurações de segurança e de privacidade vai protegê-lo contra os hackers e spammers do Twitter

A rede social mais dinâmica do mundo reúne todos os tipos de pessoas: estrelas, políticos, jornalistas, especialistas em TI e apenas pessoas sociáveis. Infelizmente, como qualquer outra grande comunidade da Internet, o Twitter não é imune a bots, criadores de problemas, spammers e até fraudadores. Explicamos quais configurações de segurança e privacidade ajudarão a manter esses usuários problemáticos afastados.

Onde encontrar as configurações no Twitter

Para configurar a privacidade e segurança de sua conta pelo app móvel, toque na sua foto de perfil ou no menu de três barras e selecione Configurações e Privacidade no final da lista. Se estiver em um computador, clique em Mais no menu à esquerda e selecione o mesmo item.

Como abrir as configurações do Twitter no navegador e no app móvel

Como abrir as configurações do Twitter no navegador e no app móvel

Configurações de segurança: Como proteger sua conta do Twitter contra hackers

Vamos começar com a coisa mais importante: impedir que hackers entrem em sua conta e abusem dela. As configurações que você precisará estão localizadas em Conta.

Como mudar sua senha do Twitter

Uma senha longa e forte é a base da segurança da conta. Você também deve ter uma senha exclusiva para cada serviço que usar. Crie uma senha para o Twitter e use-a. Para configurar uma nova senha, abra Conta e selecione Senha.

Como mudar sua senha no Twitter

Como mudar sua senha no Twitter

Como impedir a redefinição de sua senha por hackers

Se alguém invadir sua conta, a primeira coisa que eles farão é alterar a senha para bloquear seu acesso. Para evitar isso, configure o Twitter para solicitar informações adicionais (número de telefone ou endereço de e-mail) sempre que alguém, incluindo você, tentar alterar a senha da sua conta.

Para impedir que hackers alterem sua senha, em Conta, vá para Segurança e marque a opção Proteção de redefinição de senha. Lembre-se de que essa configuração não ajudará muito se o número de telefone ou endereço de e-mail associado à sua conta puder ser encontrado on-line.

Como ativar a autenticação de dois fatores no Twitter

Melhor ainda, habilite a autenticação de dois fatores. Mesmo que os invasores consigam se apossar da sua senha, eles não poderão fazer login na sua conta imediatamente. Para isso, eles precisariam de um código único, enviado pela rede social em uma mensagem SMS ou gerado por um aplicativo ou dispositivo especial, dependendo do método de autenticação de dois fatores que você escolher.

Para ativar a autenticação de dois fatores, em Segurança, selecione Autenticação de dois fatores. Na janela que se abre, selecione o método escolhido: Mensagem de texto, Aplicativo de autenticação (por exemplo, Google Authenticator) ou Chave de segurança física (por exemplo, YubiKey).

Quando você ativa a autenticação de dois fatores, a rede social gera um código de backup, que permite que você faça login na sua conta sem um telefone. Anote o código e mantenha-o em um local seguro. Se necessário, você pode obter códigos de backup adicionais em Autenticação de dois fatores.

Configurações de Privacidade: escondendo-se de spammers e haters

O Twitter permite que você escolha o que os outros podem ver e fazer na sua página. Isso o protege contra mensagens e tweets indesejados e mantém seus dados longe de olhares indiscretos. Você encontrará a maioria (mas não todas) as configurações de privacidade em Privacidade e segurança.

Como ocultar seus tweets de estranhos

Por padrão, qualquer pessoa pode ver seus tweets, mesmo que não tenha uma conta no Twitter. Os usuários da rede social também podem retuitar suas postagens como quiserem. Se você compartilhar informações pessoais no Twitter que preferiria não exibir para toda a Internet, torne seus tweets visíveis apenas para leitores aprovados. Lembre-se de que isso também impedirá que estranhos vejam suas respostas em suas postagens e que alguém retweet qualquer coisa que você compartilhe.

Para ocultar seus tweets, vá para Privacidade e segurança e ative Proteger seus tweets. Todas as suas postagens, incluindo as que já foram publicadas, ficarão invisíveis para os que não te seguem. Mas os seguidores ainda poderão lê-los. A partir de agora, novos assinantes terão que ser adicionados separadamente.

Como ocultar seus tweets de estranhos

Como bloquear alguém no Twitter

Se você não deseja que um usuário em particular leia suas postagens ou escreva para você, bloqueie a pessoa. Para fazer isso, basta tocar ou clicar na seta no canto superior direito de qualquer tweet do usuário e selecionar Bloquear @nome. A persona non grata não poderá mais exibir suas postagens, enviar mensagens ou marcar tags em fotos.

Como esconder sua localização no Twitter

O Twitter pode mostrar informações de localização nos seus tweets. Isso permite que outras pessoas rastreiem seus movimentos. Para se proteger de stalkers, você pode impedir que a rede social revele sua localização. Para fazer isso na versão Web do Twitter, em Privacidade e segurança, selecione Informações de localização e desative Adicione informações de localização aos meus Tweets.

Como esconder sua localização no Twitter

No aplicativo móvel, você pode desativar completamente a localização geográfica, o que impedirá que a rede social mostre onde você está ou colete dados sobre isso. Para impedir o monitoramento do Twitter, em Privacidade e segurança, vá para a seção Localização e desative Localização precisa.

Como desativar a geolocalização no app do Twitter

Como se livrar de spam nas mensagens diretas no Twitter

Se você não deseja receber mensagens diretas de pessoas aleatórias, impeça que pessoas de fora da sua rede façam contato. Para fazer isso, em Privacidade e segurança, selecione Mensagens diretas e desative Receba mensagens de qualquer pessoa (em um computador) ou <em >Receba solicitações de mensagens (no aplicativo móvel). Pronto, agora apenas seus seguidores e pessoas com quem você entrar em contato poderão enviar uma mensagem para você.

O Twitter também pode bloquear mensagens que se parecem com correspondências automatizadas. Para usar esta opção, vá em Mensagens diretas na versão Web, ative Filtro de qualidade.

Como se livrar de spam nas mensagens diretas no Twitter

 

Como impedir que pessoas marquem você em fotos no Twitter

Por padrão, qualquer usuário pode marcar você em fotos. Se preferir não ser marcado em fotos indesejadas, vá para Marcação de fotos. Lá você pode limitar quem pode marcá-lo selecionando Somente as pessoas que você segue podem marcá-lo ou até mesmo desativar totalmente marcando a opção Desativado.

Como desabilitar o tagueamento de fotos no Twitter

 

Os usuários do Twitter podem encontrá-lo não apenas pelo seu @, mas também pelo seu número de telefone e endereço de e-mail. Se você não quiser ser descoberto dessa maneira, bloqueie as pesquisas baseadas nesses parâmetros.

Selecione Visibilidade e contatos e desative Permitir que outras pessoas encontrem você pelo endereço de e-mail e Permitir que outras pessoas encontrem você pelo número de celular, na versão do aplicativo móvel. Na Web, eles têm nomes mais longos: Permita que as pessoas com seu endereço de e-mail o encontrem no Twitter e Permita que as pessoas com seu número de telefone o encontrem no Twitter.

Como evitar que as pessoas procurem por você no Twitter pelo número de celular ou e-mail

Como remover spam do seu feed no Twitter

O Twitter permite filtrar seu feed por palavras-chave. Você pode definir uma lista de palavras proibidas, e a rede social limpará seu feed de qualquer tweet que as contenham. Por exemplo, para se proteger de fãs de criptomoedas e de esquemas de pirâmide, você pode bloquear as palavras “bitcoin” e “opções binárias”.

O filtro de conteúdo pode ser configurado em Privacidade e segurança. No aplicativo móvel, a opção aparece imediatamente; na versão para desktop, primeiro você precisa selecionar Silenciado. Selecione Palavras silenciadas e especifique as palavras e frases que você não deseja ver.

Você também pode ocultar os tweets de um usuário específico sem segui-lo. Para fazer isso, adicione o usuário a contas silenciadas. Você ainda poderá entrar em contato diretamente, mas os tweets deles desaparecerão do seu feed.

Como remover spam do seu feed no Twitter

Como desabilitar notificações no Twitter

O Twitter envia notificações sobre vários tipos de eventos – de mensagens diretas a novos tweets de amigos. Se você receber muitas notificações, desative algumas delas. Para isso, abra Notificações nas configurações e selecione as notificações que não deseja receber: Notificações por push, notificações por SMS  ou < em>Notificações por e-mail. Na seção escolhida, desative os tipos de notificação que você não considera importantes o suficiente para incomodá-lo ou desative completamente as notificações por push e por e-mail.

Como desabilitar as notificações no Twitter

Como desabilitar as notificações no Twitter

Proteja suas contas

Agora você já conhece as configurações do Twitter e selecionou as melhores opções para sua experiência? Esperamos que sim. Mas e as suas outras redes sociais? Também podemos ajudá-lo a personalizar a privacidade e a segurança nelas. Confira nossos guias de instruções para Facebook, Instagram e até para o TikTok.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.