Você deve comprar um smartphone para seu filho?

Está pensando em comprar um smartphone para seu filho? Aqui estão alguns prós e contras e como escolher o aparelho.

Hoje, muitas crianças ganham seus primeiros smartphones com mais ou menos 11 a 12 anos, ou até antes disso. A maioria carrega um gadget quando está no ensino médio. A pressão dos colegas desempenha um papel e as crianças sem telefone veem todos ao seu redor mexendo com seus aparelhos. Contudo, a decisão é sua, e neste post discutiremos os prós e os contras dessa compra, além de fornecer dicas para escolher um gadget, se você decidir comprá-lo para seu filho.

Ninguém, exceto você, está em posição de dizer se seu filho precisa de um telefone ou pode assumir a responsabilidade de ter um telefone. Em todos os casos, a compra de um smartphone para o seu filho traz vantagens e desvantagens.

Um smartphone para seu filho: Contras

Vamos começar com os contras. Por um lado, é consenso entre os especialistas que o uso excessivo de gadgets afeta adversamente a saúde e o desenvolvimento infantil. Se seu filho passa a noite com um smartphone, ele pode ter problemas com o sono, sendo que os celulares são piores do que uma televisão neste ponto.

Ficar grudado na tela por horas e horas pode resultar em miopia, má postura e até problemas respiratórios. Outros distúrbios frequentes que afetam as crianças em idade escolar incluem o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: a incidência de TDAH está aumentando junto com a popularidade dos aparelhos. Também existem riscos mais imediatos: se o seu filho olha para a tela enquanto caminha pela rua, corre o risco de ter sérios problemas.

Além disso, se o seu filho passar muito tempo com o telefone, poderá tirar o tempo de qualidade de estudar, brincar (além de jogos para celular) ou socializar com os colegas. Eles podem tomar bronca dos professores por usar o smartphone em sala de aula. Finalmente, um telefone celular não é o mais barato dos luxos, e as crianças, que geralmente não são as proprietárias mais responsáveis, podem facilmente quebrar ou esquecer o aparelho em algum lugar.

Um smartphone para seu filho: Prós

Por outro lado, se você limitar cuidadosamente o tempo que seu filho passa usando o smartphone, pode não ser tão prejudicial – e com certeza isso vai trazer benefícios. Para começar, se você der um smartphone a seu filho, poderá permanecer em contato quando ele não estiver fisicamente presente, permitir que ele saia com segurança e ter tranquilidade enquanto estiver na escola ou realizando atividades extracurriculares.

Se administrado corretamente, um smartphone pode ser tudo menos uma distração acadêmica, oferecendo ao seu filho acesso fácil a dicionários eletrônicos e outros aplicativos úteis que podem ajudar nas tarefas escolares.

A busca de informações na Web pode ampliar os conhecimentos de uma criança, e o uso de fotos e vídeos para celular pode aumentar sua criatividade. Se o seu filho aprender a usar mapas eletrônicos para a navegação, poderá seguir seu caminho por bairros desconhecidos. Finalmente, há uma pressão social incômoda: se todos na classe têm telefone, um garoto sem gadgets é o estranho.

Como você pode ver, existem argumentos fortes a favor e contra deixar seu filho ter um smartphone. Cabe a você decidir qual deles importa mais. Mesmo que você opte por não comprar um agora, no entanto, a questão deverá surgir novamente. Então, vamos falar sobre …

Qual telefone escolher para crianças e jovens?

Mais cedo ou mais tarde, vai chegar o momento. E quando chegar, outra pergunta surgirá: que tipo de telefone você deve dar ao seu filho? A opção mais barata é entregar um de seus smartphones antigos. A economia é inegável: se extraviado, esmagado ou jogado na banheira, esse telefone não lhe custa nada. Mas essa escolha tem desvantagens.

Primeiro, é provável que o sistema operacional do smartphone esteja desatualizado e, em muitos casos, você não terá como atualizá-lo. Esse é um problema sério em termos de segurança e compatibilidade com aplicativos.

Segundo, as baterias de muitos smartphones antigos estão com um pé na cova e não duram muito com uma única carga. Você provavelmente não deseja dar a seu filho um telefone que não pode ser acessado quando necessário – ponto importante para sua paz de espírito. Terceiro, embora essa seja uma avaliação completamente subjetiva, poucas crianças se alegram ao ver um gadget antigo.

Então, se você tiver dinheiro, compre um novo smartphone para o seu filho.

O que levar em conta quando escolher um telefone para seu filho

Vamos falar sobre características importantes a serem consideradas sobre um smartphone para crianças e jovens.

A tela é talvez o maior fator na usabilidade de um telefone. Você espera por uma qualidade decente – ou seja, alta resolução e cores verdadeiras – pelo menos. Então, o tamanho importa: procure um modelo com uma tela medindo ao menos 4,5 polegadas. Uma tela muito pequena pode causar fadiga ocular e dificultar o uso de aplicativos atuais, projetados principalmente para telas maiores.

Não é preciso ter medo de “fábletes” (celulares com dimensões maiores que smartphones comuns, mas não grandes o bastante para serem considerados tablets), com os quais as crianças se adaptam rapidamente. O que você pode considerar evitar, porém, são aquelas telas modernas com bordas curvas; eles quebram com facilidade e são surpreendentemente caras para substituir. Em geral, quanto menos vidro em um smartphone, melhor – e mais barato de consertar.

Qualquer que seja sua decisão, se um smartphone estiver presente ou no futuro próximo de seu filho, você deve comprar imediatamente uma capa resistente ou uma proteção com bordas de proteção acima da tela. As crianças deixam cair seus dispositivos mais do que os adultos. Ter uma película protetora de tela também ajuda. A experiência comprova que é melhor investir em ambos, capa e película imediatamente. A tentação de encomendar coisas on-line e passar uma semana ou duas esperando a entrega é grande, mas isso não é bom no caso de seu filho quebrar a tela antes que a capa chegue.

A duração da bateria é a segunda consideração mais importante. Quanto maior, melhor. Não vale a pena esperar que seus filhos carreguem seus gadgets regularmente, quando até os adultos esquecem de fazê-lo.

O terceiro fator a ser considerado é a memória. Mais uma vez, mais é melhor. Você não pode necessariamente esperar que seus filhos limpem a memória de seus telefones regularmente, e eles tendem a enchê-la rapidamente. Ter um slot para cartão de memória no telefone nunca é demais. Permite adicionar memória de forma fácil e barata.

Além disso, considere suas prioridades. Pode valer a pena verificar o desempenho do módulo GPS. Na maioria dos smartphones, o GPS funciona normalmente, mas alguns modelos mal projetados podem ter problemas para receber um sinal de satélite. Se saber onde seu filho está em um dado momento é importante, pesquise nos fóruns por feedbacks do usuário sobre o modelo que você está considerando, pois isso pode economizar tempo e dinheiro; é provável que alguém aponte problemas de GPS, se houver algum.

A versão mais recente do Android está funcionando melhor. As versões mais antigas do sistema operacional provavelmente enfrentarão mais problemas de segurança. Comprar um smartphone Android One é uma boa opção. Primeiro, os dispositivos que fazem parte do programa Android One recebem atualizações com mais regularidade. Além disso, esses telefones inteligentes executam o Android sem nenhum bloatware. Isso torna o aparelho mais confiável, seguro e fácil de usar.

Configurando um smartphone para seu filho

Se você decidiu que seu filho precisa de um smartphone, após escolher o modelo, nós recomendamos que tome algumas medidas de segurança antes de repassar o aparelho.

  • Instale um aplicativo de controle parental confiável.
  • Instale um antivírus para dispositivos móveis robusto, se você optar por um smartphone com Android. Telefones de crianças precisam de proteção contra malware tanto quanto os telefones dos adultos.
  • Configure o telefone para manter os passos do seu filho com segurança sem bisbilhotar a vida dele ou interferir em suas amizades. Este post explica como fazer isso.
Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.