Por que você deve evitar aplicativos desconhecidos

Como funciona a instalação de aplicativos desconhecidos em várias versões do Android e por que você não deve fazer o download destas aplicações.

Para usuários do Android, instalar aplicativos da Google Play, e apenas do Google Play, é uma escolha inteligente. Com regras de segurança fortes, monitoramento de aplicativos oficiais, muitas análises de usuários e escrutínio de pesquisadores de segurança, a loja oficial do Android tende a ser um lugar seguro para o download de aplicativos. Mesmo quando o malware chega ao Google Play, é rapidamente identificado e removido.

Os proprietários de dispositivos Android, no entanto, também têm a opção de baixar e instalar aplicativos de fontes de terceiros. Mas a liberdade supera o perigo?

Permitindo ou negando instalação alternativa

Por um lado, ter a capacidade de fazer compras fora da Google Play Store pode ser bastante útil; nem todos os aplicativos estão disponíveis lá. Por outro lado, essa liberdade vem com um risco maior de infecção, porque fora da loja oficial, os aplicativos perdem a supervisão de qualidade e segurança do Google.

Junto com o instalador de um programa – ou mesmo em vez dele – aplicativos perigosos podem entrar nos dispositivos dos usuários e roubar dados pessoais, dinheiro ou ambos.

Aqui estão apenas alguns exemplos de tais ataques:

● Uma loja de aplicativos alternativa popular foi infectada com um Trojan e começou a distribuir malware;

● Usando a permissão para instalar aplicativos desconhecidos, os criminosos distribuíram ransomware disfarçado como uma versão beta de um jogo chamado Cyberpunk 2077 ;

● Outros criminosos passaram o malware Loapi como um utilitário antivírus e um aplicativo de conteúdo adulto. O Trojan transformou smartphones em bots para ataques DDoS, fez com que eles explorassem criptomoedas ou simplesmente os inundasse com anúncios.

Os itens acima representam uma amostra do motivo pelo qual os novos telefones vêm com a instalação de software externo desabilitada. Para evitar ser vítima de esquemas que dependem deste tipo de download, não fique tentado a permitir a instalação de aplicativos desconhecidos e, se tiver feito isso, desligue-o imediatamente. Veja como.

Como desligar a instalação de aplicativos desconhecidos no Android 8 e posterior

Nas versões mais recentes do Android, o recurso relevante é chamado de Instalar aplicativos desconhecidos e é ativado separadamente para cada aplicativo.

Se você permitiu a instalação de fontes desconhecidas para alguns aplicativos, será necessário desativá-lo separadamente para cada aplicativo. Veja como fazer:

● Abra as configurações do sistema em seu dispositivo;

● Escolha a opção Aplicativos e notificações ;

● Selecione Avançado e vá para Acesso especial ao aplicativo ;

● Selecione Instalar aplicativos desconhecidos ;

● Verifique o que está listado em cada aplicativo instalado em seu telefone. Se você vir Permitido , selecione o aplicativo na lista e desabilite a instalação de aplicativos desconhecidos.

Como desativar a instalação de aplicativos desconhecidos no Android 8 e posterior

Como desativar a instalação de aplicativos desconhecidos no Android 8 e posterior

 

Observe que estamos usando os nomes das configurações padrão do Android. Os fabricantes costumam modificar a interface padrão, portanto, alguns itens de menu podem ter nomes diferentes em seu telefone.

Como desligar a instalação de fontes desconhecidas no Android 7 e anterior

No Android 7 e anteriores, a configuração é chamada de Fontes desconhecidas e há apenas um botão que ativa ou desativa a instalação de aplicativos que não são do Google Play para todo o sistema. Entenda como encontrá-lo:

● Abra as configurações do sistema em seu dispositivo;

● Vá para Segurança ;

● Role para baixo até Fontes desconhecidas e certifique-se de que está desativado.

Como desativar a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas no Android 6 e 7

Como desativar a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas no Android 6 e 7

[Alt/title/caption: ]

À primeira vista, gerenciar essa configuração parece muito mais fácil em versões mais antigas do Android, mas do ponto de vista da segurança, as coisas não são tão simples. Se você acidentalmente permitir a instalação de aplicativos desconhecidos no Android 6 ou 7, qualquer aplicativo poderá baixar arquivos maliciosos – e isso inclui aplicações que você instala depois.

Como fazer download com segurança de um aplicativo que não está na Google Play

E se um programa de que você precisa não estiver disponível na loja oficial, mas você ainda precisar instalá-lo?

Pesquise aplicativos semelhantes. Tente procurar alternativas na loja oficial. Talvez haja um aplicativo na Google Play com funções que atendam às suas necessidades.

Verifique o arquivo antes de instalar. Mesmo que você não consiga ficar sem uma fonte de terceiros, não se apresse em alterar suas configurações. Primeiro, baixe o arquivo de instalação e, antes de iniciá-lo, o analise com sua solução antivírus mobile.

Verifique as permissões. Considere a lista de permissões que o aplicativo solicita durante a instalação. Se um programa exige muito, tente encontrar algo semelhante com solicitações mais factíveis.

Desative a instalação de aplicativos desconhecidos. Lembre-se de alterar suas configurações novamente após a instalação. Não deixe seu telefone exposto a malware!

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.