Vírus do ‘negão do Whats’ inferniza usuários brasileiros

1 abr 2018

Um novo vírus está causando estragos nos smartphones dos brasileiros. Descoberto semana passada, o blackmamba.js troca todos os ícones do celular por imagens do famoso “negão do WhatsApp”, personagem muito conhecido no país.

O black mamba foi identificado pelo pesquisador nigeriano Negori Duzap, que recebeu uma mensagem de um amigo brasileiro. O texto dizia “Veja que coisa incrível esse sujeito! Aposto que você nunca viu algo assim”. Ao clicar no link, o usuário é levado a baixar um aplicativo chamado negon.apk, que imediatamente troca todos os ícones do sistema operacional Android por imagens do “negão do Whats“, assim como a tela de fundo e todos os contatos.

“É muita sacanagem”, comentou uma vítima no Twitter. “Fui ligar para minha esposa e lá estava a foto do negão. Assim fica difícil”, disse. “Nunca vi nada parecido!”, afirmou a socialite Francisca das Dores em outra rede social. “Se você não puder mais acreditar no WhatsApp, vai acreditar em quem?”, reclamou.

Além da substituição das imagens, o malware envia mensagens de WhatsApp para todos os contatos da vítima, aumentando o alcance do vírus. Como o envio é feito por alguém na lista de contatos, a chance de ser clicado é bem maior. “É um engenhoso esquema de engenharia social”, afirma Duzap. Para ele, quem criou o malware deseja tornar o “negão do Whats” famoso mundialmente. “Deve ser algum brasileiro querendo exportar um meme genuinamente nacional para o mundo”.

Para se proteger de vírus assim, é recomendável não confiar em qualquer link enviado, mesmo por conhecidos, e utilizar uma boa solução de segurança, como o Kaspersky Internet Security para Android.