Como configurar notificações no Windows 10

Como desligar as notificações no Windows 10, – tudo de uma vez ou seletivamente – e como pausar as notificações com o modo Assistente de Foco.

Receber notificações pop-up com notícias e alertas importantes pode ser conveniente, mas também um incômodo quando você está tentando se concentrar no trabalho ou assistir um filme. Com o tempo, muitos usuários do Windows 10 desenvolvem aversão ao canto inferior direito da tela do computador, de onde algo está sempre aparecendo. Felizmente, existe uma solução fácil.

Observação: essas instruções são apenas para Windows 10. A Microsoft parou de atualizar as versões anteriores do sistema operacional, tornando-as vulneráveis a vírus, Trojans e outras ameaças, portanto, se você ainda estiver usando o Windows 7, 8.1 ou uma versão anterior, recomendamos atualizar para o Windows 10 o mais rápido possível.

Quais notificações você deve manter?
Como desligar notificações no Windows 10
Como desativar todas as notificações de uma vez
Configuração de notificações para programas individuais
Modo Assistente de Foco
Paz e sossego

Quais notificações você deve manter?

Os usuários do Windows 10 podem desativar quase todas as notificações, mas recomendamos deixar duas categorias ativas porque podem afetar a segurança do seu computador.

Proteção antivírus. Você deve saber sobre qualquer atividade suspeita em seu computador, mesmo que precise pausar sua série favorita para isso.

Atualização do sistema. As atualizações do sistema operacional são importantes para a segurança, corrigindo vulnerabilidades que permitem que invasores infectem seu computador com malware. Essas atualizações às vezes chegam com pouco ou nenhum aviso, principalmente se o malware estiver se espalhando ativamente por meio de uma vulnerabilidade recém-descoberta. Você precisa instalar as atualizações do sistema operacional o mais rápido possível.

Como desligar notificações no Windows 10

Você pode silenciar com segurança e ocultar quaisquer outras notificações que considere inconvenientes. Na verdade, você tem várias opções: desativá-las completamente; desative aquelas dos programas mais irritantes; ou use o modo Assistente de Foco do Windows 10 para pausá-las.

Como desativar todas as notificações de uma vez

Esse processo poupa notificações sobre atualizações do sistema e mensagens do Windows Defender, que você pode configurar separadamente. Isso desativará as mensagens de outros aplicativos, como o seu cliente de e-mail ou jogos.

• Abra o menu Iniciar e escolha Configurações clicando na engrenagem;
Escolha Sistema e, em seguida, Notificações e ações ;
Role para baixo e desative Obter notificações de aplicativos e outros remetentes.

Você encontrará várias outras opções úteis aqui, como:

● Ocultar notificações da tela de bloqueio (para que pessoas aleatórias não possam ler suas mensagens pessoais do Facebook);
● Desativar dicas, truques e sugestões do Windows sobre como configurar seu dispositivo (que aparecem depois de instalar as atualizações ou simplesmente enquanto o sistema está em execução).

Configuração de notificações para programas individuais

Suponha que você não queira desativar todas as notificações, apenas aquelas que vêm de determinados programas. Nesse caso:

• Abra o menu Iniciar e clique em Configurações ;
• Escolha Sistema e, em seguida, Notificações e ações ;
• Role para baixo até Receber notificações destes remetentes ;
• Alterne os interruptores para os aplicativos na lista – ativado para notificações, desativado para não receber- ou selecione aplicativos individuais para obter mais opções específicas do aplicativo:
o Desative o botão Emitir um som quando uma notificação chegar para desativar o som, mas manter o alerta pop-up;
o Desmarque as caixas próximas a Mostrar barras de notificação e Mostrar notificações na central de ações para remover mensagens pop-up, mas manter o som.

Se você permitiu explicitamente notificações como as de sites – alertas de notícias de sites de mídia, promoções de lojas online e assim por diante – você pode acabar cheio de novas mensagens do seu navegador a cada minuto. Você corrigirá essas notificações no próprio navegador; para saber como, consulte nossas instruções sobre como gerenciar notificações do navegador no Chrome, Firefox, Safari, Edge e Opera.

Modo Assistente de Foco: pausando notificações

O Windows 10 inclui um modo chamado Assistente de Foco (Focus Assist, em inglês) que permite pausar algumas ou todas as notificações em vez de desativá-las completamente. As opções do Assistente de Foco estão localizadas no menu Configurações, em Sistema . Para configurar as notificações:

● Selecione Somente alarmes para ocultar todas as notificações, exceto alarmes ou cronômetros de contagem regressiva ou
● Selecione Somente Prioridade se estiver preocupado com um período de tempo definido – como durante o horário de trabalho – e quiser receber notificações apenas de aplicativos ou contatos de sua lista de prioridades (personalizável).

Veja como configurar sua lista de contatos e programas prioritários:

• Clique em Personalizar sua lista de prioridades (logo abaixo de Somente prioridade );
• Selecione os tipos de notificações para permitir – SMS e chamadas recebidas ou lembretes;
• Escolha os contatos de quem as notificações aparecerão nos aplicativos Chamadas , e-mail ou Skype ;
• Personalize a lista de programas com permissão para enviar notificações quando o modo Assistente de Foco estiver ativo. Por exemplo, você pode manter apenas seu cliente de e-mail ou aplicativos para trabalho remoto nesta lista. Para remover aplicativos desnecessários da lista, clique no ícone do aplicativo e clique em Remover.

Você também pode configurar regras automáticas para o modo Assistente de Foco, por exemplo, para habilitá-lo automaticamente durante uma reunião diária e para ocultar notificações não urgentes quando você está duplicando sua tela, jogando ou usando qualquer outro aplicativo no modo de tela inteira.

Usar o Assistente de Foco não significa que você nunca verá notificações, apenas que elas permanecerão ocultas até que você desative o modo. Você pode visualizar essas notificações a qualquer momento no Central de ações, que se abre com o botão à direita do relógio do sistema, na parte inferior da tela.

Em vez de ter que vasculhar todas as notificações, você pode obter um resumo rápido marcando a caixa Mostrar um resumo do que perdi enquanto o Assistente de Foco estava ativado . Dessa forma, cada vez que o Assistente de Foco terminar, o sistema lhe dará um breve relatório sobre o que você perdeu.

Paz e sossego

Agora, seu computador não atrapalhará quando você estiver trabalhando, estudando ou relaxando. Aconselhamos ter cuidado ao decidir sobre uma estratégia de notificação – você não quer perder uma notificação realmente importante, então deixe-os ativos pelo menos para ferramentas de proteção e atualizações do sistema, que ajudam a garantir a operação contínua do seu computador.

Os usuários do Windows 10 não são os únicos que podem ajustar algumas configurações para um dia a dia mais tranquilo; Usuários de Android, iPhone e iPad e macOS também podem aproveitar as opções de notificação detalhadas. E para alcançar uma paz ainda maior em nosso mundo conectado, recomendamos entrar em sua própria Zona de Conforto Digital.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.