Dicas para proteger seu Instagram neste fim de ano

Pesquisa mostra que 78% dos brasileiros não encerra a sessão nos apps móveis

O Instagram atualizou recentemente sua configuração para fornecer proteção adicional e dificultar a vida dos cibercriminosos que querem roubar contas na rede social. O perigo é real: estudo da Kaspersky revela que 42% dos brasileiros deixa o perfil público no Instagram, sendo 45% jovens entre 18 e 24 anos. Além disso, 78% deixam a sessão aberta em dispositivos móveis, deixando um “acesso livre” para os cibercriminosos caso um deles roube ou ganhe acesso ao dispositivo. Por isso, confira dicas sobre como manter sua conta do Instagram protegida de olhares indiscretos neste período do ano.

Configurações de segurança

A atualização do Instagram oferece uma proteção mais forte contra acesso não autorizado à sua conta e roubo de identidade. Se você entrar em Configurações após clicar  nas três barras no canto superior direito da tela do seu perfil, encontrará Segurança. Entre as novidades que você vai descobrir estão:

  • Como diferenciar um e-mail falso do Instagram

Agora, as configurações do aplicativo permitem verificar quais mensagens a rede social enviou a você nas últimas duas semanas. Se você receber uma mensagem supostamente do Instagram, mas ela não aparecer no aplicativo, poderá marcá-la como spam e, assim, evitar cair no phishing . Para verificar, selecione E-mails do Instagram nas configurações de Segurança.

  • Ter autenticação em duas etapas para fazer login

Para se proteger contra vazamentos de senha e ter a conta invadida, é importante ativar a autenticação em duas etapas. Sempre que alguém (incluindo você) tentar fazer login na sua conta a partir de um dispositivo diferente, o Instagram solicitará um código que pode ser recebido por SMS ou aplicativo especial. Dessa forma, você receberá uma notificação com todas as tentativas de login. Como dica, anote os códigos de recuperação e mantenha-os em um local seguro, pois eles ajudarão você a fazer login se você não tiver um celular à mão.

2. Configurações de privacidade 

O Instagram permite não apenas garantir a segurança do seu perfil na rede social, mas também limitar o acesso de outras pessoas às suas fotos, vídeos, stories etc, para manter seu conteúdo pessoal longe daqueles em que você não confia. Para isso, volte para Configurações e vá para Privacidade. Lá você verá ícones como:

  • Converta sua conta de pública em privada

Se você não usa o Instagram para se promover, mas para trocar imagens e vídeos com seus amigos, você pode tornar sua conta privada. Agora, apenas os seguidores que você aprovou poderão ver seus posts e stories. Obviamente, o aplicativo tem letras pequenas: o Instagram aprova automaticamente todos que te seguem.

  • Edite sua lista de seguidores

Para editar a lista de seguidores, você deve fazer o seguinte: em Privacidade, selecione Contas que você segue. Na guia com assinantes, pesquise e exclua qualquer pessoa que você não quer que veja seus posts ou stories.

  • Oculte o usuário que você deseja evitar

Por fim, você pode bloquear ou restringir o acesso à sua conta de spammer ou desconhecido. Você só precisa clicar nos três pontos no canto superior direito do perfil de usuário específico e selecionar Bloquear ou Restringir. Se você se cansar dos stories ou posts determinados usuários, poderá silenciá-los sem ter que parar de segui-los ou bloqueá-los.

  • Livre-se de spams perigosos

Para proteger sua conta do Instagram contra os ataques de roubo de identidade (phishing) feitos por hackers via spam que chegam diretamente às suas Mensagens Diretas, você pode ocultar automaticamente comentários indesejados com filtros incorporados à rede social ou configurar seu próprio filtro.

Para fazer isso, vá para Comentários na seção Privacidade para bloquear stalkers e spammers. Essa ação é muito útil já que, de acordo com o Relatório Trimestral da Kaspersky sobre Spam e Phishing 2019, essas mensagens diretas são frequentemente enviadas via contas de celebridades falsas – que podem ser facilmente distinguidas da real pela ausência do sinal de Conta Verificada – e que fazem sorteios online com frequência. Portanto, é fácil para um usuário desatento cair na armadilha.

Para aumentar ainda mais sua segurança e evitar ser vítima de phishing ou roubo de identidade nesta e em outras redes sociais, também recomendamos:

  • A senha é a chave: é importante definir uma senha forte, longa e exclusiva, que seja alterada regularmente em sua conta. Assim, os cibercriminosos não serão capazes de decifrá-la, a menos que você a divulgue. Para não esquecê-la, você pode usar um gerenciador de senhas como o Kaspersky Password Manager .
  • Contas privadas: Em segundo lugar, se você compartilhar um post do Instagram em outra rede social, como o Facebook, todos aqueles que podem ver suas publicações nessa rede poderão ver sua foto. Portanto, não esqueça de configurar também a privacidade de outras redes sociais .
  • Mantenha-se atualizado: Para ter as mais recentes ferramentas de segurança, privacidade e outras que melhoram sua experiência online, é muito importante que você esteja ciente das atualizações disponíveis no seu telefone para manter seu aplicativo sempre atualizado.

Agora que sabe como proteger sua conta do Instagram e configurar sua segurança pessoal, lembre-se de fazer o mesmo nas contas de suas outras redes sociais. Descubra aqui como proteger sua privacidade no Facebook e Twitter .

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.