Como escolher um jogo verdadeiramente grátis

Dicas para jogadores experientes: como se proteger contra malware escolhendo jogos grátis e descartando o lixo que não vale seu tempo ou atenção.

Não importa o lugar ou a hora, os jogos para dispositivos móveis estão sempre lá para você. Eles são boas opções para distração no transporte público ou enquanto espera sua vez no médico, lutando em Fortnite ou PUBG; embora você também possa usar seu almoço para coletar recursos no Clash of Clans. Além disso, muitos desenvolvedores oferecem esse tipo de entretenimento gratuitamente.

Na verdade, você encontrará muitos jogos grátis em sua loja de aplicativos, embora entre os mais bem avaliados, poderá achar alguns que são mais chatos do que divertidos, pois interrompem sua diversão com publicidade ou recomendam que você pague a cada dois ou três passos. Mas os piores são os aparentemente são inofensivos, mas que baixam sorrateiramente um monte de aplicativos inúteis ou maliciosos.

Neste post, vamos contar como você pode encontrar entretenimento gratuito para iOS e Android, sem correr riscos desnecessários ou infectar seu smartphone com algo desagradável.

Para começar, verifique se existe versão mobile do jogo

Você está ansioso para a versão mobile do seu jogo de tiro online favorito? Tenha cuidado. Os golpistas costumam promover malware disfarçado de jogos conhecidos, especialmente se houver rumores de que uma versão do Android ou iOS será lançada.

Foi exatamente o que aconteceu no ano passado com a versão Android do Apex Legends e também em 2018, quando os fãs de outro jogo no estilo battle royale, Fortnite, se tornaram alvos de cibercriminosos. Em ambos os casos, enquanto os usuários aguardavam ansiosamente a chegada de seus jogos de tiro favoritos para dispositivos móveis, alguns cibercriminosos aproveitaram-se dessa onda de entusiasmo.

Os cibercriminosos se esforçaram muito para criar os sites onde hospedavam um cavalo de Tróia que parecia ser uma versão mobile do jogo e, em seguida, postaram vídeos no YouTube com instruções sobre como instalar e executar. Os vídeos explicaram aos usuários como baixar alguns aplicativos de terceiros (que eram obra de criminosos) e, em seguida, alegaram que o jogo seria iniciado sem problemas. Links para esses recursos e vídeos de golpes apareceram nos principais resultados dos mecanismos de busca para termos como “Apex Legends Android“, perpetuando o golpe.

Para não cair nestas armadilhas, antes de baixar, visite o site oficial do desenvolvedor. Lá você não só poderá verificar a veracidade  das informações de lançamento para plataformas móveis, mas também encontrará os links para download do Google Play e da App Store, se o aplicativo já estiver disponível nos canais oficiais.

Faça o download de arquivos apenas de lojas oficiais

Malwares ocultos ou disfarçados de aplicações legítimas não se limitam a títulos AAA que ainda não foram lançados. A Internet está cheia de sites nos quais golpistas distribuem aplicativos falsos que parecem jogos há muito tempo disponíveis para dispositivos móveis. Portanto, como em outros aplicativos, você deve baixar os jogos apenas de lojas oficiais, como Google Play e App Store.

Claro, os desenvolvedores nem sempre chegam a um acordo com o Google ou a Apple, caso em que eles poderiam publicar os arquivos de instalação do aplicativo em suas próprias plataformas. Por exemplo, em abril deste ano, a maioria dos usuários conseguiu baixar a versão para Android do Fortnite diretamente da Epic Games, mas não da Google Play. A loja do Google recentemente retirou o jogo porque os desenvolvedores inseriram seu próprio sistema de pagamento.

Se por algum motivo o jogo que você deseja não estiver disponível em lojas oficiais de aplicativos, você terá que baixá-lo do site do desenvolvedor, mas não faça download de nenhuma outra fonte. Nesse caso, insira a URL manualmente para evitar páginas falsas que os golpistas conseguem promover nos mecanismos de pesquisa (se você insiste em clicar e acreditar em um link exibido nos resultados de busca, ao menos certifique-se de que a URL não contém erros suspeitos e que o próprio recurso não tem nenhuma surpresa não associada ao jogo.

Lembre-se de que, se desejar baixar um arquivo do site do desenvolvedor, será necessário habilitar a opção de fazer download aplicativos de terceiros. Não se esqueça de desabilitar esta alternativa nas configurações do dispositivo imediatamente após instalar o jogo.

No entanto, como para jogos pouco conhecidos, este método é muito perigoso. Qualquer pessoa, incluindo cibercriminosos, pode dizer que seu studio não conseguiu chegar a um acordo com as lojas de aplicativos oficiais e, em seguida, postar um jogo infectado por malware em seu site.

Analise as avaliações feitas sobre o jogo

Só porque um jogo foi publicado no Google Play ou na App Store não significa que você pode baixar a guarda. Primeiro, embora as lojas tenham mecanismos de segurança e moderadores que verificam os aplicativos, fazer o download ainda há riscos inerentes. Em segundo lugar, mesmo um jogo legítimo pode atrapalhar sua experiência de usuário com excesso de propaganda.

Em muitos casos, as avaliações podem ajudá-lo a determinar se um aplicativo é falso ou excessivamente ganancioso. Se algo der errado com a aplicação, alguém pode já ter relatado abuso de anúncios, queda repentina na vida útil da bateria ou cobranças indevidas.

Não dê permissões demais aos aplicativos

Mesmo que todas as avaliações sejam positivas, preste atenção à lista de permissões que você precisa fornecer. O aplicativo deseja ser exibido em outras janelas? Esse é um recurso perigoso que um Trojan bancário usaria normalmente; não conceda essa autorização para jogos. Uma aplicação de quebra-cabeça deseja acessar sua câmera? Melhor encontrar outro aplicativo. Em geral, conceda permissões com o menor nível de acesso que eles possam precisar. E, se você achar que uma função importante não está disponível porque negou uma permissão, você sempre pode concedê-la mais tarde.

Opte por medidas que priorizem sua segurança

Manter a atenção é um primeiro passo para sua segurança, mas não o único para confiar. Os cibercriminosos estão continuamente criando novos métodos para enganar os usuários. Não importa qual sistema operacional você usa, instale proteção de segurança confiável em seu dispositivo. Seja para Android ou iOS, o Kaspersky Security Cloud detecta riscos e alerta sobre os perigos, ou simplesmente toma as medidas necessárias para assegurar seus dispositivos.

Dicas