Fórum de Governança da Internet, Transparência e stalkerware

A Kaspersky teve a honra de participar do 15º Fórum Anual de Governança da Internet.

À medida que a Internet se aproxima de sua quarta década, vale lembrar que, nesse curto período de tempo, assistimos a mudanças globais monumentais, tanto no mundo real quanto, claro, no mundo digital.

Dito isso, as discussões no XV Fórum de Governança da Internet incluíram mais de 200 sessões focadas em dados, meio ambiente, inclusão e confiança. Devido ao COVID-19, este ano foi realizado em formato digital e a mesa redonda sobre segurança na Internet incluiu Eugene Kaspersky.

Além de Eugene e sua palestra sobre cibersegurança e transparência, o evento incluiu muitas outras excelentes discussões. Alguns membros da equipe Kaspersky, incluindo Felix Aimé da Equipe Global de Pesquisa e Análise (GReAT), discutiram o stalkerware, as possíveis maneiras de enfrentá-lo e como as equipes de pesquisadores (incluindo a nossa) podem aumentar a conscientização sobre o problema.

Para obter mais informações sobre stalkerware, o que é e como funciona, acesse a página Coalition Against Stalkerware.

A partir daí, nos deparamos com a questão extremamente capciosa da confiança na cadeia de suprimentos e, acima de tudo, com a difícil tarefa de garantir a confiança em uma supply chain global.

Ao longo do evento, refletiu-se a dedicação de todos os envolvidos: entidades privadas, governos e particulares. Todos estão trabalhando incansavelmente para construir uma Internet mais segura e aberta.

Também realizamos nosso evento Iniciativa de Transparência Global, que analisou a confiança, a transparência e o futuro, sem falar na ideia de que a confiança pode ser conquistada por meio da abertura e da transparência; falar em ruptura total da confiança não é realmente um fato. Não é raro, encontramos histórias constantemente sobre a fratura da internet e o que uma internet balcanizada significaria para pessoas e empresas em todo o mundo. O futuro não tem que ser assim.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.