Kaspersky lança edição especial para gamers 

Nova solução permite aos jogadores baixar mods e utilitários com segurança, garantindo diversão sem sacrificar o desempenho.

A Kaspersky acaba de lançar o Kaspersky Security Cloud Gamer Edition, versão especial focada na proteção de jogadores contra ameaças online, sem comprometer a jogabilidade. A versão traz funcionalidades específicas para as necessidades desse público, como monitoramento da integridade do HD, recurso anti-phishing, VPN embutida, gerenciador de senhas e o “verificador de contas”, para manter contas gamers em segurança.  

Plataformas de jogos online estão na mira dos cibercriminosos, que visam roubar logins e itens valiosos conquistados pelos jogadores para revendê-los no mercado paralelo. De acordo com esse relatório, foram mais de 58 mil ataques usando sites falsos da Steam nos primeiros 9 meses de 2019 — o número mais que dobrou no segundo semestre, chegando a 131 mil até o momento da análise.  

Outra característica dos ataques contra gamers é serem silenciosos — a vítima não percebe que sua conta ou equipamento foram comprometidos até ser tarde demais. Entre os métodos mais comuns de infecção estão o malware que se disfarça do título do game, arquivos de crack (para usuários que querem ativar o jogo sem comprar licença) ou cheating (que oferecem itens vantajosos para trapaça), além das famosas mensagens de phishing, cujo objetivo é coletar as credenciais da conta.

Para combater esse problema, o Kaspersky Security Cloud Gamers Edition conta com a proteção antimalware e anti-phishing mais testada do mercado e funcionalidades de proteção de conta. Por exemplo: a edição gratuita do gerenciador de senhas Kaspersky Password Management permite criar senhas únicas e fortes, e armazená-las de forma segura. Já o “verificador de contas” mantém um monitoramento diário de possíveis vazamentos de dados e alerta o jogador caso um serviço seja comprometido – assim, pode reagir proativamente para manter seus dados seguros. 

Sem impacto no desempenho

O mínimo impacto da solução de segurança na performance do jogo é outro benefício do Kaspersky Security Cloud Gamers Edition, que traz o modo Gaming – recurso que congela tarefas rotineiras para que o processamento seja usado inteiramente para o jogo. Em testes recentes de benchmarks, verificou-se que o impacto no desempenho de frames por segundo (FPS) é de 0% a 5,96%, variações que ocorrem mesmo quando se roda o teste múltiplas vezes sem a presença do programa de segurança. Inclusive, no último Break the Record: Live, um jogador bateu o recorde mundial de Speedrunning no Doom Eternal utilizando um produto Kaspersky. 

Outro recurso que favorece a continuidade do jogo é o monitoramento da integridade do disco rígido (HDD). Assim, o usuário será alertado sempre que houver riscos de o jogo travar e, assim, perder os dados. A função é importante, pois muitos jogos salvam o desenvolvimento do jogador no disco rígido, sem falar na possível perda de mods (jogos customizados) e outros softwares que o jogador tenha instalado. Por fim, o Kaspersky Security Cloud conta com VPN gratuita de 200MB de tráfego de dados – 300MB se o usuário conectar o serviço à conta My Kaspersky.

“As ciberameaças contra os gamers são constantes. Antigamente, existia o mito de que a proteção digital era cara e impactava o desempenho do jogo, por isso muitos jogam desprotegidos. Agora, esperamos que os gamers percebam que não vale a pena arriscar por 1 ou 2 FPS e poucos reais ao ano”, afirma Fabiano Tricarico, diretor de vendas de varejo da Kaspersky na América Latina.  

O Kaspersky Security Cloud Gamer Edition chega às lojas de varejo físicas no final de outubro.

Dicas