Inovação em grandes empresas

Nossa nova pesquisa analisa o papel que a inovação desempenha em grandes organizações e as expectativas dos responsáveis pela tomada de decisão neste contexto.

Não é segredo que as empresas não podem sobreviver sem inovação. Para manter a vantagem competitiva, as corporações devem estar em constante desenvolvimento, introduzindo novos processos, tecnologias e ferramentas. A digitalização em escala afetou a inovação de pelo menos duas maneiras. Por um lado, abriu caminho para a adoção de novas ideias e, por outro, abriu as portas para novas ameaças ao tornar a infraestrutura de TI mais sofisticada.

Nossos colegas investigaram as atitudes da empresa em relação às inovações – como elas são implementadas e o que atrapalha o processo. Para isso, a empresa de pesquisa independente Savanta foi parceira no projeto – entrevistaram mais de 300 funcionários de grandes empresas na América do Norte, Europa, Oriente Médio, América Latina, Comunidade dos Estados Independentes e região da Ásia-Pacífico. A investigação teve como foco os responsáveis ​​pela tomada de decisões no âmbito da inovação, sejam elas externas, afetando clientes e produtos finais, ou internas, impactando colaboradores e processos de trabalho.

A julgar pelas respostas, as inovações geralmente ficam aquém na fase de implementação. Os motivos são muitos (você os encontrará na versão completa do relatório), mas na maioria das vezes o fracasso é resultado de planejamento falho e inconsistente. Além disso, 74% dos participantes ​​acreditam que as inovações estão destinadas ao fracasso, a menos que o CISO (chief information security officer) esteja envolvido.

Como você deve ter imaginado, nosso principal interesse está voltado para questões relacionadas à segurança da informação. Por isso, foi interessante constatar que áreas de inovação que os tomadores de decisão consideram mais promissoras, também são aquelas que acreditam que mais ameaçam a segurança dos dados corporativos. Especificamente, 30% dos entrevistados acreditam que a introdução de novos dispositivos IoT aumenta o risco de ataques e violações de dados, 26% apontam para inteligência artificial e 25% apontam para tecnologia de blockchain como uma amplificadora de ameaça.

No entanto, as conclusões da pesquisa ultrapassaram a segurança. Os pesquisadores também levantaram questões sobre a criação de novos empregos diretamente ligados ao desenvolvimento de negócios por meio da inovação, bem como indicam o que pode dar errado e como evitar novos problemas. Você pode baixar o relatório completo aqui.

Dicas

Wi-Fi falso a bordo

Mesmo em altitude de cruzeiro, as ameaças cibernéticas ainda podem tornar sua vida digital turbulenta, como comprovado por uma prisão recente. Como se proteger a 30 mil pés acima do nível do mar?