Por Dentro das Práticas BYOD

Quando pensamos em segurança da informação, tendemos a pensar em hackers e cibercriminosos lutando para se infiltrar nas redes e roubar informações. Clearswift promoveu uma pesquisa para ter uma visão

Quando pensamos em segurança da informação, tendemos a pensar em hackers e cibercriminosos lutando para se infiltrar nas redes e roubar informações. Clearswift promoveu uma pesquisa para ter uma visão holística de incidentes de segurança da informação e constantou que 83% das organizações entrevistadas sofreram algum tipo de uma violação de segurança nos últimos 12 meses. Ao contrário do que se acredita, 58% de todos os incidentes foram originados por pessoas de dentro da organização, e não por sombras maléficas, os culpados eram empregados, ex-empregados e parceiros de confiança: pessoas como você e eu.

byod_title (1)

A pesquisa constatou que 72​​% das organizações continuam lutando para se adaptar às mudanças no cenário de segurança e políticas necessárias para apoiar as novas formas com que as pessoas se comunicam e fazem negócios hoje. Uma das grandes mudanças tem sido o aumento da política e BYOD, Bring Your Own Device, (Traga Seu Próprio Dispositivo).

As três principais ameaças BYOD são: 1) funcionários usando USB e dispositivos de armazenamento para fins pessoais , 2) erros humanos; 3) funcionários enviando e-mails de trabalho através de contas pessoais.

Não é justo culpar apenas os trabalhadores por esses riscos de segurança se eles estão sendo encorajados a adotar BYOD. Aproximadamente um terço (31%) das organizações aceitam positivamente as políticas BYOD, enquanto 11% as rejeita abertamente. Aquelas que rejeitam o uso de BYOD são mais propensas a enfrentar ameaças à segurança interna (37% vs 18% para as que abertamente).

Na pesquisa, 53%das empresas alegou que seus funcionários usam BYOD na rede corporativa, seja isso permitido ou não. As empresas devem assumir a responsabilidade de gerenciar a prática ao invés de fingir que ela não existe.

O que vem depois? As organizações precisam reconhecer que as ameaças que vêm de dentro são tão, ou mais, importantes que as de fora, e devem planejar seus investimentos em segurança levando isso em consideração. Há um conjunto de políticas BYOD que devem ser adotadas o mais rápido possível. Funcionários e empregadores precisam receber educação e  conscientização sobre os riscos do BYOD e saber como usar os dispositivos pessoais com segurança.

Se sua companhia ainda não publicou regras BYOD, siga nossas recomendações:

  1. Não coloque a sua empresa (ou você mesmo) em risco, usando dispositivos pessoais para processar  ou armazenar informação coporativa sem antes consultar um administrador de sistema ou um agente de segurança da informação.
  2. Se precisar usar um USB, opte por um modelo criptografado que de preferência tenha sido dado pela companhia. Existem muitos modelos no mercado e eles não são muito mais caros que os não criptografados. Por R$20,00 você pode salvar a reputação de sua empresa.
  3. O mesmo vale para as contas de e-mail privadas. Se você precisa usar seu email pessoal urgentemente configure uma conta com o máximo de segurança (Gmail com sua autenticação dois fatores  pode ser uma boa opção).
  4.  Envie todos os documentos criptografados. Há muitas maneiras de fazer isso , como usar senhas  fortes para proteger  documentos MS Office ou arquivos ZIP. Claro que você não deve enviar as senhas criptografadas no mesmo e-mail, ligue para o destinatário para contar quais são.
  5. Não configure seu e-mail de trabalho em seu computador pessoal sem antes consultar o administrador de sistemas. Existem programas especialmente para fazer isso de maneira segura.

 

Dicas