Não deixe o spam prejudicar os negócios de sua empresa

Ainda que os filtros internos do Office 365 barrem a maioria dos spams, os que conseguem ultrapassá-los podem ser suficientes para causar danos.

Nem todas as empresas percebem como problema quando funcionários recebem e-mails indesejados. Quem usa o Office 365 sabe que ele conta com filtros antispam. Apesar de conseguirem manter uma grande parte do lixo longe da caixa de entrada, o pouco que consegue ultrapassá-los é suficiente para causar danos significativos para um negócio.
Para começar, a “indústria do spam” não descansa. Os cibercriminosos constantemente inventam novos métodos e tecnologias para contornar os filtros. Eles enviam mensagens de endereços diferentes para burlar a regra de seleção por reputação, usam geração de domínios automáticos e muito mais.

Os destinatários sortudos recebem mensagens que são apenas propagandas inoportunas (embora um flood possa fazer com que você perca algo realmente importante). No entanto, e-mail é também um dos mais comuns canais de entrega para todos os tipos de malware. E não estamos falando apenas de correspondências de massa com ransomware ou links de phishing (quanto maior a campanha, maior a probabilidade de serem notadas e filtradas). Se os cibercriminosos elegerem apenas a sua empresa como alvo, vão criar e-mails especiais que não serão tão fáceis de distinguir dos reais. Principalmente se estiverem disfarçados de cartas de outros colegas ou do chefe; nesse caso, até destinatários mais atentos podem acabar não percebendo.

Por isso, os filtros comuns precisam de reforço, e não apenas com barreiras adicionais, mas com verdadeiras tecnologias de proteção multicamadas. A correspondência recebida precisa ser conferida não apenas em seu conteúdo, mas também pela presença de ciberameaças. Na verdade, o aprendizado de máquina é a ferramenta ideal para resolver ambos os problemas.

Tanto ciberataques como spams constantemente mudam e usam novas formas de disfarce, então uma proteção eficaz contra eles depende da confiabilidade e da flexibilidade dos sistemas de autoaprendizagem, que devem ser constantemente melhorados pelos especialistas. Nomeamos esse conceito de Inteligência HuMachine, base de quase todas as nossas soluções, inclusive das tecnologias anti-spam. Graças a ele, nossas tecnologias alcançam resultados excelentes em testes independentes. Além disso, a supervisão constante feita por nossos especialistas no processo (quase que totalmente automatizado) de análise de novas ameaças para e-mails não apenas melhora a taxa de detecção como minimiza falsos positivos, prevenindo assim a perda acidental de informações críticas para a empresa.

Até recentemente, essas tecnologias de proteção de e-mail eram utilizadas apenas em soluções instaladas localmente, dentro da infraestrutura protegida. No entanto, agora muitas empresas, especialmente pequenas e médias, estão aproveitando o Exchange Online, serviço baseado na nuvem que faz parte do Microsoft Office 365. Especificamente para a proteção delas, estamos lançando o Kaspersky Security for Microsoft Office 365, aumentando significativamente a eficiência da proteção alcançada apenas com filtros comuns. Afinal de contas, cada pedacinho adicional de eficiência antispam livra empresas de outra onda de spam e mensagens maliciosas que podem potencialmente floodar as caixas de entrada dos funcionários. Os dígitos decimais em 99,99% de eficácia realmente importam porque as ameaças mais perigosas se escondem lá. É por isso que a nossa solução dedicada para Office 365 pode se tornar um fator crítico na proteção de e-mails corporativos.

Para saber mais sobre o Kaspersky Security for Microsoft Office 365 e começar o teste gratuito completo de 30 dias, por favor, visite o cloud.kaspersky.com.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.