“Compre Toncoins e convide seus amigos”: como os golpistas prometem grandes ganhos com criptomoedas

Os golpistas afirmam que você pode ganhar muitas criptomoedas Toncoin distribuindo links de indicação. Qual é a pegadinha?

Ganhar dinheiro com criptomoedas é imaginado por muitos como um trabalho fácil: basta fazer um único grande negócio para enriquecer. Embora teoricamente possível, assim como ganhar na loteria, isso só acontece com um número incrivelmente pequeno de pessoas. “Ficar rico com cripto” é mais um meme do que realidade. No entanto, os autoproclamados milionários com cripto exibem seus Lamborghinis, pilhas de dinheiro e relógios que custam o preço de um apartamento, alimentando o sonho. No entanto, esses carros são frequentemente alugados, o “dinheiro” vem de uma loja de fantasias e os relógios são imitações baratas.

Esses “gurus das criptomoedas” ou “insiders” afirmam que qualquer um pode ficar rico com criptoativos; no entanto, todos nós sabemos que não existe almoço grátis. Hoje, apresentamos o esquema fraudulento de “ganhos com Toncoins“, que gira em torno de uma criptomoeda baseada nas tecnologias do Telegram.

Como funciona o esquema de “ganho” do Toncoin

Os golpistas promovem um “bot incrível supersecreto” e links de indicação como a chave para ganhar Toncoins. Resumindo: você investe seu dinheiro, compra tarifas “impulsionadoras” (booster), convida amigos e ganha comissões em cada moeda investida. O esquema de pirâmide incentiva investimentos maiores com a promessa de retornos mais altos.

De acordo com nossos dados, esse golpe está ativo desde pelo menos novembro de 2023, visando usuários russos e de outros países. Para tornar mais fácil atrair “parceiros em potencial”, os golpistas gravaram vídeos instrutivos em russo e inglês, juntamente com manuais detalhados e um grande número de capturas de tela explicativas.

Vamos analisar esse golpe passo a passo. Proteja-se e vamos lá!

Primeira etapa: preparar

Primeiro, os golpistas instruem você a registrar uma carteira de criptomoedas usando um bot não oficial do Telegram para armazenar criptomoedas. Em seguida, você fornece seu novo endereço de carteira ao bot para obter “ganhos” com a compra de impulsionadores. Para que esses bots realmente são necessários para, os golpistas explicam às vítimas mais tarde; inicialmente, o interesse deles é garantir que você se registre sem fazer muitas perguntas.

Janela do bot para compra de impulsionadores; a inscrição requer que você insira o endereço da carteira criada anteriormente no bot de carteira de criptomoedas

Janela do bot para compra de impulsionadores; a inscrição requer que você insira o endereço da carteira criada anteriormente no bot de carteira de criptomoedas

Em seguida, você é instruído a comprar de 5,5 a 501 Toncoins (TON), com uma TON equivalente a cerca de seis dólares americanos no momento da redação deste artigo. Eles sugerem o uso de ferramentas legítimas, como mercados P2P, plataformas de trocas de criptoativos ou o bot oficial do Telegram para essa compra. Os TON recém-comprados devem ser imediatamente transferidos para o bot da carteira de criptomoedas, supostamente atuando como sua conta pessoal dentro do “sistema de ganhos”, que os golpistas podem controlar.

Segunda etapa: agir

Com as contas registradas, as moedas compradas e transferidas para o bot, é hora de começar a “ganhar”. Os golpistas, então, solicitam que você “ative o segundo bot”, escolhendo uma tarifa impulsionadora: “bicicleta”, “carro”, “trem”, “avião” ou “foguete”. Quanto mais sofisticada a tarifa, maior a porcentagem de comissão: “bicicleta” custa 5 TON e oferece 30% de comissão, enquanto “foguete” custa 500 TON por 70%. No entanto, a escolha é irrelevante, porque qualquer que seja a tarifa escolhida pela vítima, o dinheiro será irremediavelmente perdido.

Janela com seleção de tarifa no bot impulsionador

Janela com seleção de tarifa no bot impulsionador

Seguindo as instruções dos golpistas, você cria um grupo privado no Telegram e publica vários vídeos instrutivos sobre o esquema de “ganhos”, além do link de indicação gerado. A abundância desses vídeos on-line indica que um número significativo de vítimas caiu nesse golpe.

Terceira etapa: ganhar!

Então, como você realmente ganha alguma coisa? Com a ajuda de seus amigos e conhecidos, é claro! Eles também precisarão comprar TONs, transferi-los para a carteira de criptomoedas e “ativar o bot impulsionador”. Os golpistas recomendam convidar pelo menos cinco amigos para seu grupo privado. “O número de convites é ilimitado e quanto mais pessoas você atrair, melhor para você. Lembre-se: você não ganhará nada até que pelo menos cinco pessoas ativem o bot impulsionador!” Tudo muito tentador. Eles até recomendam ligar para cada amigo para explicar pessoalmente esse “esquema de ganhos incrível”.

Os golpistas prometem ganhos de duas fontes:

  1. Um pagamento fixo de 25 TON a cada amigo convidado.
  2. Comissão com base na tarifa impulsionadora comprada por seus indicados.

Acontece que é um esquema de pirâmide clássico, em que cada participante é “um parceiro em vez de um beneficiário”. Infelizmente, ninguém lucra, exceto os golpistas, e todos os “parceiros” perdem seus investimentos.

Como evitar golpes com criptomoedas

  • Não caia em esquemas de enriquecimento rápido, mesmo se promovidos por amigos ou familiares. Essas pessoas podem ser as próprias vítimas, sem saber do golpe.
  • Nunca transfira criptomoedas para carteiras desconhecidas ou obscuras. Esse golpe usa uma sequência confusa de instruções, tornando mais fácil ignorar a transferência suspeita de dinheiro do bot oficial do @wallet para um de terceiros.
  • Use proteção máxima para seus criptoativos. Isso armazenará com segurança os dados da sua carteira, avisará sobre sites suspeitos, bloqueará links de phishing e golpes envolvendo criptoativos e protegerá você contra mineradores e outras ameaças.
  • Leia nossas postagens sobre golpistas de criptomoedas para ficar por dentro de todos os esquemas fraudulentos mais recentes. Também não se esqueça de compartilhá-los com amigos e familiares, em especial aqueles que ainda não são tão experientes na Internet.
Dicas

Wi-Fi falso a bordo

Mesmo em altitude de cruzeiro, as ameaças cibernéticas ainda podem tornar sua vida digital turbulenta, como comprovado por uma prisão recente. Como se proteger a 30 mil pés acima do nível do mar?