5 dicas para não errar na videoconferência

Falta 1 minuto para a videoconferência, seu gato mordeu o cabo do fone de ouvido, o Skype ou o Zoom não conectam. Prepare-se para as videoconferências com antecedência – nós explicamos como.

A pandemia atual transformou a videoconferência em uma ferramenta vital para o trabalho e a comunicação pessoal. Explicamos como não se atrapalhar na frente do seu chefe ou, pior ainda, da sua sogra.

Curiosamente, a escolha do aplicativo está longe de ser a parte mais importante. A maioria dos serviços oferece recursos semelhantes e, a menos que você tenha alguns requisitos específicos, basta usar o que já está em sua máquina – ou o que a maioria dos participantes usar.

A maioria das empresas possui seus próprios padrões de teleconferência e costuma usar uma determinada plataforma, seja Skype, Google Hangouts, Zoom ou Microsoft Teams. Quanto à sogra, é provável que a escolha seja ainda mais simples. Dito isso, vamos direto ao ponto: o que você deve considerar para tornar sua chamada de vídeo mais tranquila possível.

1. Prepare-se para a videoconferência com antecedência

Não deixe para se conectar no último segundo e correr o risco de para descobrir que seu gato mordeu o cabo do fone de ouvido e/ou a câmera precisa de uma atualização de driver para funcionar. Entre com antecedência, verifique se tudo está funcionando corretamente e, se encontrar problemas, resolva-os. Não se estresse por isso. E se você estiver usando um laptop ou smartphone, certifique-se que a bateria esteja carregada antes do início da chamada.

2. Antes de mais nada, deixe o microfone mudo

Lembre-se de silenciar o microfone quando não estiver falando. A respiração em segundo plano dificulta a concentração – e seus colegas não precisam ouvir seu gato regurgitando o cabo do fone de ouvido que comeu mais cedo.

3. Garanta uma velocidade de conexão decente

Às vezes esquecemos quantos dispositivos domésticos diferentes estão conectados à Internet, consumindo largura de banda. E então ficamos surpresos quando o som fica distorcido e a imagem se transforma em uma névoa cheia de pixels em um momento crucial.

Antes de iniciar uma importante videoconferência, interrompa os processos que consomem internet em sua rede. O tablet do seu filho transmitindo um desenho animado em 4K, atualizações do Windows e downloads de jogos pode esperar até o fim da sua chamada.

Uma conexão Ethernet com fio geralmente supera o Wi-Fi – especialmente se você estiver separado do roteador por algumas paredes de concreto e o sinal possa ficar congestionado com as redes dos vizinhos (que também estão hospedando chamadas de vídeo importantes, jogando jogos online e assistindo a streaming de vídeos em 4K o dia todo).

4. Descubra as configurações e os recursos

Se você não estiver familiarizado com o aplicativo que usará para a chamada e precisar organizar a conferência, dedique algum tempo estudando as configurações do aplicativo. No Zoom, por exemplo, as configurações padrão permitem que os participantes da chamada compartilhem sua tela sem a permissão prévia do organizador. Em webinars, isso às vezes pode levar a acidentes (ou brincadeiras), como visualizações coletivas de pornografia.

Se você não deseja que sua teleconferência seja interrompida dessa maneira, deixando-o em uma saia justa e precisando se desculpar, desative esse canal de expressão criativa com antecedência.

5. Esteja apresentável

Um ambiente doméstico descontraído pode ser uma mudança agradável, mas não exagere. Quando estiver em videoconferência, verifique se você está usando roupas decentes (também na parte inferior do corpo, por precaução). Não se deite no sofá durante uma reunião séria e não jogue em segundo plano ou toque seu violão silenciosamente enquanto os colegas estão conversando. Para garantir a segurança, basta se comportar e ter a mesma aparência que faria em uma reunião presencial.

A tecnologia moderna pode ajudar: alguns serviços de videoconferência permitem ocultar um ambiente desagradável ao envolvê-lo com um fundo virtual. Por exemplo, o Skype e o Teams podem desfocar o fundo, e o Zoom pode até definir um ambiente  glorioso de cachoeiras, geleiras ou até a aurora boreal.

Porém, duas coisas devem ser consideradas: (a) essas funcionalidades podem afetar a velocidade, especialmente se o seu computador não for muito eficiente, e (b) a tecnologia tem seus limites. Pode tentar esconder o seu gato mastigador de fios, é claro, mas o resultado pode parecer um pouco estranho. Portanto, nosso conselho é experimentar as diferentes configurações e opções, não 2 minutos antes do início da ligação, mas com uma hora ou até um dia de antecedência. Então você saberá exatamente como tudo ficará e evitará momentos embaraçosos.

Dicas