Como Evitar Scams e Trolls em Twitter

Há pouco tempo Twitter era uma rede social inovadora que algumas pessoas pensavam que não duraria muito. Agora a ferramenta de microblogging é um dos principais canais para publicação e

Há pouco tempo Twitter era uma rede social inovadora que algumas pessoas pensavam que não duraria muito. Agora a ferramenta de microblogging é um dos principais canais para publicação e leitura de notícias, dando acesso a informações do mundo inteiro. Atualmente a rede conta com diferentes perfis de usuários, desde  celebridades até  mebros da  sua família.

twitter_title (1)

Twitter também é famoso pelos scammers e trolls, abusadores que atacam com publicações inconvenientes. Os riscos de segurança são implícitos a  Twitter, é sua natureza pública que possibilita que qualquer um possa ser seguido ou mencionado, dando aos usuários controle para decidir de quem ou sobre quem querem ler. O bloqueio de usuários é a única ferramenta de segurança que a rede possui.

Os riscos de segurança são inerentes a Twitter, é sua natureza pública que possibilita qualquer um a seguir ou mencionar quem quiser, dando aos usuários o controle de quem ou sobre o quê querem ler tweets.

 

  1. Saiba quando bloquear. Bullies ou spammers são followers potencialmente perigosos. Reveja sua lista de seguidores frequentemente e use a caixa ao lado do ícone de “seguir/seguindo”(em seu perfil de Twitter), selecione bloquear para evitar que a pessoa em questão veja suas atualizações. Se um usuário estiver criando conteúdo malicioso ou suspeito, você pode usar a mesma caixa de opções para denunciá-lo por spam. Quanto mais rápido você bloquear os spammers mais efetivamente poderá impedir que enviem spam para outras pessoas.
  2. Dicas para usuários de Twitter. Se você é um usuário assíduo de Twitter, especialmente da versão mobile, é possível que  utilize a rede através de uma plataforma original com vários plugins e ferramentas embutidas. Tweetcaster e Plume são duas das mais populares para Android, tweeTRO, Rowi e FlipToast são as mais populares para Windows. Tweetdeck era uma das mais famosas para iOS mas o aplicativo mobile foi descontinuado (inclusive a versão para Android) e substituído por Tweetbot, Janetter Pro e Osfoora na app store de iOS. A maneira de bloquear/denunciar usuários pode variar de acordo com o aplicativo que você usa.
  3. Não seja hackeado. Trolls e agressores adoram atacar contas de Twitter (pergunte a qualquer um dos perfis importantes que foram atingidos), por isso é vital manter sua conta em segurança. Usar senhas fortes é essencial: Elas devem ser longas, não possuir nomes ou palavras encontradas no dicionário e incluir símbolos alfanuméricos. Twitter recentemente implementou a autenticação em dois passos, uma melhoria significativa para qualquer conta online, mesmo que possa deixar o processo de login mais longo, o esforço vale a pena para manter sua segurança.
  4. Acompanhe os trending topics. Twitter criou o conceito de “trending topics”e os hashtags servem para categorizar o conteúdo e aumentar sua popularidade. Mas fique atento, trollers e scamers se aproveitam do conteúdo para espalhar links que direcionam a páginas maliciosas e perigosas. Trolls costumam ter muito sucesso fazendo isso porque seus posts irritam os leitores em momentos delicados e os incita a clicar em links com conteúdo nocivo.
  5.  Não confie em encurtadores de URL. Trolls e scammers usam encurtadores de URL como bit.ly para disfarçar o destino real do link. Se um tweet possui uma URL encurtada e não foi enviado por uma fonte confiável, não clique nele, se o conteúdo for legítimo você poderá encontrá-lo em outras fontes.
  6. Não divulgue informação pessoal. As pessoas se arriscam por conta própria em Twitter publicando informação pessoal como endereço e telefone, e ainda há casos piores, gente que publica fotos de seus cartões de crédito e débito em Twitter. Divulgar informação pessoal para milhões de estranhos coloca sua segurança em risco e te transforma em um alvo para o roubo de identidade.
  7. Não use Wi-Fi público. Não use o computador de outras pessoas para acessar perfis pessoais, inclusive o de Twitter. Não confie em redes públicas de Wi-Fi para acessar suas contas; elas  geralmente não estão encriptadas, o que torna mais fácil que os agressores roubem senhas e informações pessoais.

Siga estas sete dicas para manter sua informação pessoal em segurança. Suites de segurança como Kaspersky PURE 3.0 que te protege até contra os malwares e ameaças mais recentes e inclui um Password Manager para administrar suas senhas fortes e seguras.

Dicas