Cripto na real. Parte II: NFTs

Nesta segunda parte da série, vamos mergulhar fundo no Ethereum e suas novidades: contratos inteligentes, DAOs e NFTs.

A Parte I desta série abordou um conhecimento básico sobre criptomoedas e… nos deixou com um gosto amargo. No texto anterior, argumentamos que as criptomoedas não são realmente moedas, mas apenas conseguiram criar o maior e mais acessível cassino do mundo (depois de Wall Street). Terminamos com uma afirmação que muitos entusiastas provavelmente considerarão provocativa: blockchain é uma solução em busca de um problema…

Os contra-argumentos a esta afirmação, tenho certeza, giram em torno do Ethereum – outra blockchain que foi mencionada várias vezes na Parte I, mas que precisa de uma introdução completa agora. O Ethereum traz grandes melhorias conceituais em relação ao Bitcoin e apresenta toda uma variedade de novos aplicativos centrados nos chamados “contratos inteligentes”. Esses aplicativos incluem Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs) e Tokens Não Fungíveis (NFTs). E assim nos encontramos mais uma vez a necessidade de mergulhar profundamente nos aspectos técnicos da tecnologia antes de podermos considerar a natureza do que ela gerou.

A chegada do Ether

Em 2013, Vitalik Buterin, um jovem entusiasta do Bitcoin, publicou seu próprio design para uma criptomoeda. Como ele viu, não havia razão para a blockchain conter apenas registros de transações simples – imaginando o que aconteceria se ali contivesse códigos.

Processamento imenso de dados!

Processamento imenso de dados!

O Ethereum ainda suporta a conexão de sua “moeda” subjacente (Ether) de uma conta para outra, mas não se limita a isso. Em vez disso, os participantes da rede podem escrever programas (“contratos inteligentes”), armazená-los na blockchain e fazer com que outras pessoas interajam com as funções que expõem [1] A linguagem de programação usada nesta blockchain é chamada Solidity, e permite que os programadores definam funções que possuem permissões específicas (ou seja, apenas o proprietário atual do contrato pode acessá-las) ou exigem que um pagamento seja invocado, fornecendo a base para contratos inteligentes.. Esse avanço muda a natureza da blockchain: onde o Bitcoin era um banco de dados distribuído, o Ethereum se torna um registro distribuído dos estados do programa. O conceito de taxas de transação (agora chamado de “gas”) foi reformulado para dar conta desse novo paradigma, e os usuários agora pagam por uma taxa por solicitação executada [2] Além da taxa por instrução, também pode haver um valor variável escolhido pelo remetente. Optar por dar uma “gorjeta” maior permite que uma transação pule a fila e seja processada antes das outras. Isso leva a “guerras de gás” quando vários solicitantes estão competindo por uma compra. O recorde de todos os tempos (1 de maio de 2022) foi de cerca de US$ 200.000.. Os participantes da rede não apenas validam as transações como antes, mas também executam o código do contrato para calcular e armazenar seu novo estado após a execução das funções demandadas. Isso leva os usuários do Ethereum a se referirem ao “Ethereum Virtual Machine”, que evoca um metacomputador supostamente emergindo do sistema geral.

Graças a esse conceito, o Ethereum espera desencadear nada menos que uma revolução na maneira como pensamos computação, com sua estrutura integrada de programação distribuída, mas sem confiança. A ideia subjacente é que, quando o Bitcoin foi atrás do setor bancário, na verdade faltava ambição. Afinal, muitas outras indústrias estão repletas de intermediários e partes confiáveis ​​que poderiam ser substituídas por um contrato inteligente cuidadosamente pensado, como companhias de seguros, sistemas de logística e talvez até mesmo governos – por que não?

Contratos inteligentes (são programas estúpidos)

Um padrão muito irritante que você deve ter notado agora é a superabundância de terminologia específica de domínio (e, francamente, desnecessária). O mundo das criptomoedas pegou uma página do manual do setor financeiro e ofuscou o que está fazendo por trás de uma linguagem impressionante – suspeito que seja uma tentativa de desencorajar as pessoas de investigar suas atividades. É algo contra o qual temos que lutar por toda a duração da série.

Caso em questão: contratos inteligentes, presumo, receberam esse nome devido às associações muito reconfortantes do mundo real que evocam. Os contratos são percebidos como algo seguro, por isso parece natural que, quando também são inteligentes, devem ser nada menos que infalíveis. Infelizmente, os contratos inteligentes acabam encaminhando para dois erros. Primeiro, eles só podem ser tão inteligentes quanto seus programadores, e deixarei para o leitor decidir o quanto isso significa em média. Em segundo lugar, embora tenham vinculações (devido ao fato de que as operações na blockchain são irreversíveis), não fornecem nenhuma das garantias tradicionalmente associadas aos contratos do mundo físico. Não há tribunais criptográficos aos quais você possa apelar caso o espírito do contrato seja violado ou se você não estiver realmente em condições de contratar (por exemplo, se você for menor de idade) ou se o contrato não fosse legal em primeiro lugar. Contratos inteligentes também são chamados de dApps (aplicativos descentralizados), que na minha opinião é um termo um pouco melhor.

Os discípulos do Ethereum questionam sistematicamente qualquer objeção à natureza e méritos dos contratos inteligentes com a expressão Сode is Law, ou Código é Lei, em tradução livre. “Code is Law” carrega a ideia de que, como um contrato inteligente é feito de código, não há oportunidade para duplicidade. O que estiver no contrato é executado por máquinas neutras na rede, e o mecanismo blockchain oferece fortes garantias de que o resultado não será adulterado. Todas as interações com o contrato (através de chamadas de função) também são registradas publicamente na blockchain, desencorajando atividades mal-intencionadas. Então… qual é o problema?

Um dos problemas deve ser óbvio para qualquer pessoa com experiência de programação limitada. Imagine que você precisa escrever um código para lidar com montantes impressionantes de dinheiro, com um sistema de recompensas de bugs embutido (hacker-takes-it-all), e que você só pode realizar um commit uma vez antes que todos no mundo possam interagir com ele. Lembre-se de que não há modificação de dados na blockchain e, de fato, seria muito ruim se os contratos pudessem ser alterados depois que as pessoas começassem a usá-los [3] Na verdade, existem maneiras de fornecer mecanismos de atualização, mas eles são caros e exigem a configuração de uma arquitetura complexa. Além disso, a introdução de tais contingências cria uma situação Catch-22 em que a capacidade de corrigir bugs abre uma possibilidade de abuso para desenvolvedores de contrato.. Quão confiante você estaria em sua capacidade de cometer nenhum erro?

Olhando para o problema do outro lado, qual a probabilidade de você, como usuário de contrato inteligente, obter “consentimento genuíno” quando exigir a realização de uma auditoria de código literal? Isso não é nada teórico. Em abril passado, o projeto AkuDreams NFT encontrou um revés significativo quando vários bugs foram descobertos e fizeram com que o dApp entrasse em um beco sem saída. Isso resultou no equivalente a US$ 34 milhões presos no contrato para sempre, sem absolutamente ninguém – incluindo seu desenvolvedor original! — ter acesso aos fundos [4] Uma análise aprofundada dos bugs no dApp pode ser encontrada aqui, ilustrando bem o tipo de sutilezas trágicas que podem aniquilar o espírito de um contrato.. Dura lex, sed lex?

A heresia dos programas imutáveis

Os otimistas poderiam dizer a essa altura que não importa quantos exemplos de contratos falhos sejam apresentados, isso não significa que eles não possam ser implementados adequadamente e que o campo simplesmente precisa de mais tempo para amadurecer e adquirir experiência. Mas eu argumentaria o contrário: vendo como o campo parece incapaz de desenvolver com segurança aplicações objetivamente simples, toda a ideia de passar para contratos mais complexos parece absurda. Quem acredita que apólices de seguro inteiras podem ser traduzidas para dApps é um programador que não tem absolutamente nenhuma ideia da complexidade das apólices de seguro, ou uma seguradora que nunca escreveu uma linha de código em suas vidas (desconsiderando o fato de que blockchains ignoram alegremente maioria das coisas que acontecem na vida real, como incêndios ou acidentes de carro).

Tendo trabalhado no setor de segurança por mais de 10 anos, sinto-me obrigado a informar que qualquer pessoa que considere seriamente migrar tecnologias da vida real para um ambiente de gravação única é um lunático delirante. Sem levar em conta todos os problemas que as blockchains apresentam (listados na parte I desta série), a história nos ensina que erros de programação podem e vão acontecer e que as patches são uma necessidade vital. Pior cenário: uma falha de projeto pode ser descoberta no próprio Solidity um dia, como foi o caso de muitas outras linguagens de programação no passado. O que aconteceria com todos os contratos comprometidos então?

Essa falta de flexibilidade é dolorosa em todos os níveis. Na blockchain, o que é feito está feito: programas defeituosos não podem ser recuperados e acidentes e hacks não podem ser revertidos, mesmo que você tenha obtido uma ordem judicial. Para a surpresa de ninguém, um ecossistema tão implacável – onde você raramente está a mais de um clique da ruína financeira – também é um terreno fértil para golpes (falaremos mais sobre isso).

Organizações Autônomas Descentralizadas (DAO)

Antes de passarmos para as NFTs, há um último conceito que gostaria de apresentar – mesmo porque me leva à história mais inacreditável e reveladora de toda a indústria de criptomoedas.

Tendo descoberto o que são os dApps, não acho que seja muito difícil imaginar que eles também tenham sido usados ​​como uma espécie de sistema de governança. Você pode pensar nos DAOs como contratos inteligentes nos quais os usuários podem reunir fundos. O contrato codifica um conjunto predeterminado de regras (que podem ou não ser implementadas adequadamente) – como votar sobre como os fundos são usados, como retirá-los, sob quais condições e assim por diante.

Os DAOs, dizem os proponentes, têm o potencial de revolucionar a sociedade e redefinir as estruturas de poder: eles podem permitir formas transparentes e justas de gestão e representar o futuro da governança comunitária. No entanto, eu, ao contrário, acho a ideia central de resolver interações sociais por meio de conjuntos rígidos de regras gravadas em ciberpedras profundamente falha. Mesmo que as interações sociais fossem traduzíveis em código (o que não são), mesmo que pudessem ser implementadas sem bugs ou comportamento emergente problemático (o que não podem), as normas estão em constante fluxo. O mundo muda a cada dia. Às vezes, as regras de ontem só precisam ser quebradas.

O primeiro DAO foi criado em maio de 2016 e foi simplesmente chamado de “The DAO”. Seduzidas pelo potencial percebido e pela oportunidade de participar desse experimento social único, as pessoas se reuniram ao projeto, resultando na arrecadação de cerca de US$ 150 milhões. O DAO deveria operar como um fundo de capital de risco descentralizado. As pessoas lançavam projetos para os membros do DAO experientes em negócios (recém-formados, sem dúvida, pela renomada Reddit School of Economics), que usariam seus poderes de voto para decidir quais apoiar.

Infelizmente para eles, outra vulnerabilidade de contrato inteligente levou um invasor a drenar cerca de um terço do ETH gerenciado pelo fundo. A quantidade de moeda roubada representou cerca de 5% de todas as moedas na blockchain. Embora pareça um caso de “Chupa porque o Código é Lei”, grandes players do ecossistema foram queimados o suficiente para conseguir organizar o que é chamado de “hard fork”. Eles criaram uma cópia da blockchain na qual a transação fraudulenta nunca aconteceu e começaram a usar essa versão – essencialmente dividindo a realidade em duas alternativas. Todos os principais atores, bem como os desenvolvedores do Ethereum, mudaram oficialmente para a “linha do tempo” não hackeada e continuaram usando-a desde então, tornando-a o padrão de fato. A outra versão, posteriormente chamada de Ethereum Classic, vive como uma criptomoeda de terceira categoria tão centralizada que um ataque de 51% ocorreu em 2019.

Desenvolvedores do Ethereum migraram para um universo paralelo em que não foram hackeados

Desenvolvedores do Ethereum migraram para um universo paralelo em que não foram hackeados

Esta história destrói o mito de um ecossistema igualitário e descentralizado. Se você entrar na briga e for enganado, não duvide: a blockchain será imutável para você. Mas quando a linha de fundo da elite é ameaçada, todas as garantias voam pela janela e ela encontra uma maneira – fora da blockchain, se necessário – para alavancar seu tremendo poder financeiro e político no sistema, resgatar a si mesma e restaurar sua supremacia [5] Se você quer saber mais sobre as loucuras DAO, desta vez na categoria “incompetência e arrogância”, eu também recomendo a história do SpiceDAO. Nele, um grupo adquire o roteiro de uma adaptação cinematográfica não produzida de Duna (do diretor Alejandro Jodorowsky) e descobre que isso lhes permite criar um grande conglomerado de entretenimento. Um verdadeiro drama..

Por fim – a definição de Tokens Não-Fungíveis (NFTs)

Aqui estamos nós, finalmente armados com todo o histórico que precisamos para explicar o que são NFTs. Sendo complexos no nível conceitual, eles precisam ser definidos de vários ângulos. Do lado prático, um NFT é um certificado de propriedade registrado em um blockchain. Uma comparação (adequada) da vida real seria uma ficha de cassino: se você segura a ficha, possui o que ela corresponde, mas é livre para doá-la ou vendê-la se encontrar um comprador. Tecnicamente falando, é um contrato inteligente que contém um ou vários desses chips (“tokens”) – uma espécie de planilha listando quem possui cada um deles e funções que lidam com sua transferência.

O contrato inteligente normalmente contém links apontando para os recursos que correspondem a cada token – porque armazenar o próprio recurso na blockchain seria muito caro. Na pior das hipóteses, esse link pode ser um HTTPS simples e, como tal, sujeito à temporalidade do link (ou seja, daqui a alguns anos o URL pode apontar para nada porque o nome de domínio expirou ou mudou de mãos). Uma abordagem melhor é usar um link IPFS – mas isso também não é infalível. E, obviamente, você precisa confiar em quem controla o armazenamento para não substituir o que está do outro lado por um emoji de cocô após a venda.

Isso é o que acontece quando você compra um link

Isso é o que acontece quando você compra um link

“Espere, é isso?” você pergunta desconfiado. Sim. Isso é tudo que existe. Possuir um token não-fungível significa apenas que um contrato inteligente, em algum lugar, está em um estado que diz “[Nome] possui o chip com ID 0x12345”. Quaisquer direitos ou direitos que você deriva dessa propriedade variam muito. Os tokens podem ser usados ​​por outros aplicativos: um desenvolvedor pode criar um aplicativo de mensagens instantâneas no qual você só pode acessar determinados canais se possuir um token específico. Ou talvez você só possa interagir com um determinado dApp se tiver um token específico. Alguns usos são simplesmente construções sociais: um artista pode criar um dApp com um acordo de que cada token representa uma obra de arte específica, e a propriedade do token equivale à propriedade do arquivo associado. Isso nos leva a uma questão muito controversa no espaço NFT.

O que significa propriedade digital?

A ideia de possuir bens digitais existia muito antes do surgimento dos NFTs. Os jogadores vêm triturando MMORPGs há anos para obter equipamentos de nível S que possam usar e extrair valor (matando monstros com mais facilidade). No entanto, pode-se argumentar que eles realmente não possuem esses objetos do jogo, pois são apenas uma entrada no banco de dados de algum desenvolvedor de jogos. O item poderia, teoricamente, ser excluído a qualquer momento – e na verdade está destinado a ser excluído um dia quando o jogo for descontinuado e seus servidores forem desligados. Aos olhos dos apoiadores da NFT, isso constitui uma razão muito boa para transferir essas informações de propriedade para a blockchain, onde estará a salvo de decisões arbitrárias (desde que o contrato inteligente não seja backdoor nem repleto de bugs). Ainda não está claro o que uma espada de +100 apoiada na blockchain faria se o desenvolvedor do jogo dissesse que você não pode usá-la a partir de agora, ou se o jogo correspondente não existir mais, mas não importa.

A verdade nua e crua é: na verdade, não existe um conceito de propriedade puramente no reino digital, e nunca poderá existir. Isso é algo que o resto da indústria de software descobriu há muito tempo. Quando você compra um programa online, o que você obtém é uma licença que lhe dá certos direitos, como usar o software. Mas você não o possui; o programa continua sendo propriedade intelectual de seu desenvolvedor. Por outro lado, não há conceito de roubo no âmbito digital (“roubo é a tomada de propriedade pessoal de outra pessoa com a intenção de privar essa pessoa do uso de sua propriedade”), onde tudo são dados. Legalmente falando, não posso roubar seus dados porque você não será privado deles depois. Só posso acessá-lo ou replicá-lo sem autorização. Caso você já tenha se perguntado, esta é a razão pela qual a pirataria de software é sempre julgada sob acusações de violação de direitos autorais, em oposição a qualquer coisa relacionada a roubo.

Propriedade digital resumida em um tweet

Propriedade digital resumida em um tweet

Se você compra algo no mundo físico (digamos, uma baguete), é muito difícil contestar sua propriedade. Isso não é porque você pode orgulhosamente acenar o recibo da padaria se alguém questionar. É porque você segura a baguete, ela é material e ainda pode dizer “olha, aqui está, eu tenho, então é minha”. A mensagem subjacente é que a baguete, como objeto físico, é única (há muitas baguetes, mas apenas uma é essa baguete), e apresentá-la sob seu controle legal é prova suficiente de que é sua. Os objetos digitais, devido à natureza como sequências de bits copiadas várias vezes ao dia no processo de uso pretendido, não possuem essa propriedade. A solução do espaço NFT de marcá-los com um número de série realmente não muda esse fato básico. Sua foto certificada de um macaco feio é exatamente a mesma da minha, que cliquei com o botão direito do mouse e salvei.

Mas espere, você diz, existem “pertences” um pouco mais abstratos para as quais você não pode provar a propriedade tão facilmente. Pegue um pedaço de terra, por exemplo: simplesmente ocupá-lo não faz de você seu proprietário legal. Para demonstrar seus direitos de posse, você precisa mostrar uma escritura que também pode ser armazenada em uma blockchain onde será pública, verificada e não censurável. O que soa como um forte argumento a favor dos NFTs acaba sendo um xeque-mate para eles. Imagine que você compra terras e as escrituras são armazenadas na blockchain Ethereum. Você chega na sua nova casa, mas eu já estou sentado no sofá (de roupão). “Esta é a minha casa, eu comprei!” você protesta, apontando para o contrato inteligente correspondente. Mas eu respondo: “Bem, eu também comprei”, então mostro meu próprio contrato inteligente igualmente válido na blockchain Solana. Eu também acrescento: “Eu não reconheço a autoridade da blockchain Ethereum” [6] E por que eu reconheceria? Existem literalmente mil blockchains concorrentes! Sim, mil. Outros exemplos incluem Tezos, EOSIO, Stellar, Neo, QTUM, Waves. A partir daí, seus cursos de ação disponíveis são:

  • Sair do meu gramado.
  • Esperar que o Sr. Vitalik Buterin proclame a República Popular do Ethereum (que seria totalmente uma oligarquia, a propósito), levante um exército e faça valer seus direitos de propriedade contra os meus.
  • Levar suas queixas aos tribunais locais — sua escolha mais provável.

E isso nos leva a dois requisitos importantes para o conceito de propriedade. Um: não pode haver propriedade de bens digitais porque eles não são únicos. Dois: não pode haver propriedade de bens físicos sem uma autoridade central (também conhecida como governo). Diante disso, explicita-se que os NFTs, que não atendem a nenhum desses requisitos, não têm nada a ver com propriedade.

Então o que são NFTs?

Essa é a coisa engraçada. Ninguém sabe, realmente. Depois de muita confusão, os reguladores podem categorizá-los como títulos. Os escritórios de advocacia alertam que, a menos que um acordo explícito acompanhe um NFT, o implícito provavelmente cobre apenas a exibição do ativo digital correspondente. E nada mais: você não poderia, por exemplo, imprimir uma camiseta com seu CryptoPunk de um milhão de dólares. Que droga, não é?

Os otimistas defendem os NFTs como uma forma de apoiar os artistas e libertá-los do gatekeeping das galerias de arte. Contratos inteligentes, eles observam, também podem conter cláusulas que permitem que o artista original ganhe royalties em cada venda subsequente. Não há como negar que vários artistas receberam grandes pagamentos das vendas de NFT, mas a percepção geral de como é o mercado de arte da NFT é fortemente distorcida pelo alto impacto da mídia, mas por transações anedóticas recordes. A artista Kimberly Parker e um cientista de dados analisaram os números para nós e revelaram vários fatos interessantes.

Vendas primárias de NFT: distribuição por preço

Vendas primárias de NFT: distribuição por preço. Fonte

  • A esmagadora maioria (~70%) dos NFTs vendidos nunca encontra um comprador secundário.
  • Apenas cerca de 10% dos NFTs são vendidos por mais de US$ 400. Usar coleções como escopo em vez de obras de arte individuais revela exatamente a mesma tendência.
  • Para cada NFT vendida por US$ 100, as taxas de plataforma podem representar de 70% a 150% do preço total. O que significa que o artista realmente perde em média dinheiro neste caso.

Observar os poucos projetos que tiveram um desempenho superior neste espaço revela um quadro perturbador, em que o valor intrínseco ou artístico de uma peça importa pouco em comparação à capacidade do vendedor de criar hype e atrair a atenção da mídia. Em uma reviravolta não tão imprevisível, envolver influenciadores como Logan Paul ou MrBeast em esquemas de “bombar e se desfazer” de NFTs acaba sendo uma estratégia altamente lucrativa. O mesmo acontece com celebridades como Paris Hilton (qual é a contribuição dela, além de sua imagem e alcance da mídia?) ou Justin Bieber. Enquanto se você não tem uma comunidade para mobilizar ou nenhum acesso a celebridades, mas ainda tem algumas centenas de milhares de dólares de sobra, você provavelmente pode fabricar seu próprio hype fazendo uma compra e esperando que as agências de notícias o divulguem.

Então o que são NFTs, realmente?

Parece que chegamos a um impasse: os NFTs não representam adequadamente a prova de propriedade, como a tecnologia em que são construídos, e parecem trazer fortuna apenas para os já famosos ou ricos. Observamos que Bitcoin e Ether não eram moedas devido à falta de produtos reais que você pode comprar com eles. É teorizado que os NFTs foram imaginados para preencher esse vazio: criar um mercado que finalmente permitiria que a moeda circulasse dentro do ecossistema. Para ver isso, é crucial entender como o dinheiro flui no mundo das criptomoedas.

Ethers e Bitcoins são criados do nada em seus respectivos ambientes, caindo do céu como recompensa aos mineradores por sustentarem a infraestrutura de cada rede. Mas os mineradores, sendo seres corpóreos com contas a pagar, precisam trocar seus BTC ou ETH por moeda do mundo real mais cedo ou mais tarde. Mesmo os primeiros adeptos que conseguiram minerar ou adquirir quantidades significativas de moedas com pouco investimento quando as coisas começaram têm um forte incentivo para sacar – simplesmente porque não têm nada para gastar sua criptomoeda.

Você não pode comprar bens reais com Ethereum ou Bitcoin, então não há outra maneira a não ser trocá-los primeiro por, digamos, dólares. Mas como você faz isso? É claro que existem plataformas de câmbio, mas elas atuam apenas como intermediárias entre vendedores e compradores, lançando tantos fundos em cada moeda quanto necessário para suavizar as coisas. Se você chegar a eles com US$ 10 milhões em ETH, eles não vão levar tudo. Se houver demanda de US$ 10 milhões no mercado, com certeza, você fará sua venda. Caso contrário, sua oferta de negociação permanecerá no sistema e, esperançosamente – desde que ninguém faça uma oferta com uma taxa mais atraente – seu ETH será vendido ao longo do tempo à medida que novas pessoas se juntarem à feliz família Ethereum.

  Cada uma das filas depende da respectiva quantidade de pessoas


Cada uma das filas depende da respectiva quantidade de pessoas

Mas provavelmente você já vê a principal falha neste plano, não? Por que alguém em sã consciência compraria seu ETH ou BTC sabendo que não poderá comprar nada com eles? Eles inevitavelmente precisarão trocar seu cibertesouro de volta por dólares mais tarde também, então por que eles se condenariam a passar por sua provação? A resposta é que eles esperam lucrar vendendo mais alto do que compraram. Um fato brutal convenientemente não mencionado nas manchetes das notícias é que o ecossistema de criptomoedas tem um grande problema de liquidez. As vendas espetaculares de NFT são relatadas em dólares, mas ocorrem em ETH – e esse preço em dólar anunciado permanece puramente teórico até que a criptomoeda seja trocada. Pouco importa que cada ETH seja vendido por cerca de US$ 1.800 (no momento da redação deste artigo) se houver apenas demanda por 100 deles. Seus US $ 10 milhões em Ether simplesmente não serão negociados.

Para recapitular: os principais detentores de moedas têm uma necessidade urgente de sacar, mas só podem fazê-lo se houver um fluxo constante de pessoas entrando [7] Idealmente, o influxo também deve ser enorme, pois a demanda excedendo a oferta elevaria as taxas de câmbio e aumentaria as margens de lucro das pessoas que sacam. Isso significa que os usuários de criptomoedas têm um interesse financeiro direto na adoção em massa e os cega para todas as falhas sistêmicas do ecossistema. Nas palavras de Upton Sinclair, “é difícil fazer um homem entender algo, quando seu salário depende dele não entender”., e a única razão racional pela qual as pessoas comprariam criptomoedas é para fins de especulação. Estruturalmente, o mundo criptográfico como um todo não apenas depende, mas tem uma necessidade existencial de especulação para garantir seu fluxo de caixa. Não é necessário dizer que esses especuladores logo enfrentam exatamente o mesmo problema e precisam de ondas subsequentes de compradores para obter lucro, e por aí vai.

Não é uma pirâmide, é um cone poligonal baixo

Nesse contexto, é tentador reinterpretar o fenômeno NFT como um hype fabricado, projetado para atrair esses novos compradores vitais. Isso explica a aparente desconexão entre os produtos (ou seja, arquivos JPEG ou PNG indiscutivelmente hediondos) e seu preço de mercado. Também explica por que os principais detentores de capital criptográfico estão tão dispostos a jogar fora quantidades obscenas de criptomoeda quando você espera que eles se aposentem em ilhas paradisíacas. É simples: se eles não podem sacar seu Ether, essas moedas não valem um centavo. Por isso, faz sentido queimá-las de forma espetacular que gere reportagens e crie situações de pessoas fazendo fortuna com NFTs, criando assim condições para um saque futuro. Ou seja, preços de venda insanos geram hype na mídia, hype na mídia impulsiona novos compradores e a entrada de novos compradores torna possível o saque dos vendedores.

Portanto, se você estiver interessado em criptomoedas e NFTs, estaria totalmente errado em supor que qualquer um desses são os principais componentes do ecossistema. A única coisa que importa no mundo das criptomoedas são os novos participantes. Os projetos NFT vivem e morrem por sua capacidade de gerar hype suficiente para convencer pessoas de fora de que terão retornos incríveis sobre o investimento se ingressarem agora – para o qual precisam comprar o Ethereum.

  Cego no sentido de que não pode ver nada


Cego no sentido de que não pode ver nada

Como você pode imaginar, uma estrutura tão tóxica só pode gerar os piores incentivos, e o ecossistema é atormentado por fraudes. Todos os golpes clássicos foram adaptados de uma forma ou de outra a este admirável mundo novo, e todos eles se tornaram o modo padrão de operação, pois não há regulamentação, proteção ao consumidor ou possibilidade de recurso. Entrando no mercado NFT, você pode esperar encontrar o seguinte semanalmente:

  • Negociação de fachada, onde os organizadores do projeto compram e negociam seus próprios tokens entre várias contas que operam para inflar os preços e criar uma falsa percepção de alta demanda.
  • Puxadas de tapete. Muitos projetos de NFT não param de oferecer tokens, mas se apresentam como oportunidades de crowdsourcing (página arquivada por motivos óbvios) onde o dinheiro da venda deve ser investido na criação de produtos ou serviços subsequentes, como brindes, filmes, videogames e assim por diante. Possíveis DAOs associados permitem que os participantes se envolvam na direção de projetos derivados. Como seria de esperar de pessoas que não sabem nada sobre os setores que pretendem romper, geralmente não entregam e/ou desaparecem com os fundos.

Você também pode contar com ataques do ponto de vista da cibersegurança: phishing, hacks em contratos inteligentes, malware e violações em marketplaces. E não vamos esquecer do clássico roubo de arte, já que absolutamente nada impede que você crie NFTs a partir de obras de arte que você não possui. A situação é tão endêmica que o DeviantArt desenvolveu um recurso que detecta automaticamente violações de NFT e já disparou 80.000 alertas.

 Enquanto isso, os advogados do Twitter se perguntam seriamente se Seth Green ainda tem os direitos autorais de que precisa para prosseguir com seu projeto de programa de TV Bored Ape. O fato de ele ter pago US$ 100.000 para recuperar seu NFT é amplamente percebido como um resultado positivo no mundo NFT


Enquanto isso, os advogados do Twitter se perguntam seriamente se Seth Green ainda tem os direitos autorais de que precisa para prosseguir com seu projeto de programa de TV Bored Ape. O fato de ele ter pago US$ 100.000 para recuperar seu NFT é amplamente percebido como um resultado positivo no mundo NFT

Conclusões

Tudo bem, hora de fechar as cortinas deste show de horrores. Levou algum tempo, mas chegamos lá, e agora é hora de responder à pergunta com a qual começamos esta série. Você deve comprar NFTs? Não. Fique longe deles. E fique longe de criptomoedas também. Mesmo que você ache que, de uma perspectiva utilitarista, pode desconsiderar as muitas implicações de apoiar esse ecossistema e se concentrar em organizar seu próprio esquema de enriquecimento rápido, as chances são de que você se queimará – muito. Assim como a camada abaixo, o ambiente NFT é estruturado de tal forma que os melhores jogadores sempre terão a vantagem, cabendo a você o papel de se defender de tentativas de golpes onipresentes por uma chance nas migalhas. Aqui está o melhor conselho de vida que eu poderia lhe dar: sempre que você pensa que está no topo, você faz parte da base.

Agora, a pergunta de um milhão de dólares, ou melhor, de vários bilhões de dólares: os NFTs são uma farsa? A resposta a esta pergunta depende da sua definição. Os cassinos são uma farsa? Todos os seus jogos são concebidos de forma a que a casa tenha sempre uma vantagem estatística (até blackjack, embora bons jogadores possam reduzi-la a 0,5%). Mas se você tiver sorte, os cassinos não o enganarão em seus ganhos e você poderá sair do local muito mais rico do que quando entrou. Os proprietários de cassinos têm provas matemáticas de que, no fim do dia, eles sempre acabam no topo. E eles sabem que é preciso algumas histórias de sucesso de vez em quando para manter os perdedores reunidos. Isso é uma farsa? Isso é você quem vai decidir. Os NFTs são assim de várias maneiras, exceto que você está deixando o conforto da indústria de jogos de azar altamente regulamentada do século 21 e entrando no oeste selvagem da broderagem tech. Eles vão acabar com você de uma maneira mais cruel.

Espero ser afogado com histórias saudáveis ​​da pobreza à riqueza assim que este artigo for publicado – assim como você provavelmente será bombardeado com elas se estiver fazendo alguma pesquisa sobre o assunto. Não discuto que os NFTs podem ter feito um bem ocasional. Mas nenhuma quantidade de bem pode superar todo o mal (que não terminamos de cobrir, aliás): as falsas promessas, a estrutura predatória e as vidas destruídas.

Meu conselho final é este: não acredite em uma única palavra que os proprietários de NFT lhe digam. De qualquer forma, espero ter demonstrado que as conquistas deles resultam diretamente de convencer você e sua nova carteira a participar. Para não falar da dissonância cognitiva incapacitante resultante de ter investido o equivalente a dez anos de salário por um link para um arquivo JPEG. No fundo, abaixo da fraternidade ostensiva (“todos vamos conseguir!”), eles sabem que o comércio é, na melhor das hipóteses, um jogo de soma zero. É cada um por si.

 Educando crianças contra os perigos das NFTs


Educando crianças contra os perigos das NFTs

O que aprendemos até agora? Primeiro, que as criptomoedas são puramente veículos para especulação. Segundo que os NFTs – veículos ainda mais puros para especulação – foram construídos em cima de criptomoedas para direcionar o tráfego através deles. Mas não para por aí, porque… por que deveria? Há mais uma peça construída em cima de tudo isso. Na parte final desta série, vamos dar uma olhada em um iminente acidente de carro tecnológico que é o metaverso, e descobrir que provavelmente estamos sendo reféns no porta-malas. E para terminar com uma nota sombria, encerraremos a série discutindo o impacto das criptomoedas e NFTs nas economias do mundo real – bem como suas implicações políticas.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.