Os gatos de Schrödinger: como o TikTok pode ajudar a educar seus filhos

Se você configurar os feed de redes sociais dos seus filhos, você fazer uma curadoria de conteúdos educativos.

À primeira vista, o TikTok, a nova e divertida plataforma de mídia social, não parece oferecer muito além de vídeos de dança viciantes e desafios arriscados, mas o TikTok também hospeda conteúdo educacional, e todos os dias mais opções são adicionadas. Mas não sabe como fazer essa curadoria? Ensinamos como encontrar.

 A busca pelo conhecimento… no TikTok?

Os feeds de mídia social não são criados aleatoriamente; eles são baseados nos interesses dos usuários. Se você continuar gostando de vídeos engraçados de gatos, mais deles aparecerão em suas recomendações. É simples assim.

Você pode encontrar tipos de conteúdo mais práticos no TikTok. Por exemplo, professores de jardim de infância até os de ensino superior, cientistas de todos os tipos, historiadores, críticos de arte e outros profissionais e entusiastas de todo o mundo usam suas contas no TikTok para compartilhar pequenos vídeos demonstrando experimentos de laboratório, resolvendo problemas matemáticos, recontando eventos históricos e muito mais.

Essencialmente, para transformar uma conta do TikTok em um recurso educacional interessante, tudo o que você precisa fazer é assistir e curtir vídeos educacionais interessantes.

Como encontrar conteúdo educativo no TikTok

Então, como você encontra esse conteúdo educacional? Comece com as hashtags – o sinal # mais uma palavra ou frase curta em um tópico específico, como #Antártida ou #mudançasclimáticas

Aqui estão algumas hashtags que você pode usar para começar a criar seu próprio feed educacional do TikTok:

#aprendanotiktok

Esta tag se aplica a vídeos educacionais, mas também pode incluir vários truques da vida, dicas e coisas do gênero. Apesar de sua missão extremamente geral, adicionar esta hashtag às suas pesquisas pode ajudá-lo a encontrar alguns conteúdos úteis.

#[nomedadisciplina]

Estivemos na escola há muito tempo, então use uma variedade de hashtags com base no nível de aprendizagem e no assunto em questão. Por exemplo, para encontrar vídeos educacionais e relatos relacionados à matemática, você pode começar com #matemática ou #álgebra antes de se aprofundar (um pouco) em conceitos como #divisõeslongas para alunos mais jovens ou #planetas para astrofísicos. Você também pode pesquisar usando frases-chave específicas, como “números negativos”.

A tag #história contém muitos vídeos educacionais sobre momentos importantes da civilização. Para resultados mais focados, adicione #fatoshistóricos, #civilizaçõesantigas, #wwii e assim por diante. Da mesma maneira que o conteúdo matemático, o uso de termos mais específicos restringe os resultados. Idem para qualquer outro assunto, como #geologia, #antropologia, #paleontologia, #economia e muito mais – como diz o ditado, não é uma ciência de foguetes (mas #rocketscience, no entanto, é.)

Claro, o TikTok também tem muitos vídeos úteis para alunos de línguas estrangeiras. Adicione “pronúncia” ou “idioma” ao idioma: por exemplo, #aprenderusso ou #linguaalema.

Citamos os itens acima apenas como uma amostra – uma maneira de pensar sobre como a plataforma TikTok pode educar e informar, não apenas entreter. O primeiro passo é treinar seu feed de notícias e recomendações adequadamente. Pode demorar um pouco, mas vale a pena o esforço.

Dicas