O que fazer se você perder seu telefone com um app autenticador

Não consegue acessar sua conta porque seu aplicativo autenticador está em um telefone perdido? Veja o que fazer.

É vital proteger as contas com autenticação de dois fatores: se sua senha vazar (e os vazamentos são muito comuns), o 2FA protegerá suas contas contra hackers. Um dos métodos 2FA mais convenientes é usar um aplicativo que gera códigos únicos, como o Google Authenticator e similares. Mas e se o seu telefone e, com ele, o autenticador, se perder, quebrar ou for roubado? Nesse caso, você tem algumas opções.

Recuperar o autenticador sem acessar seu smartphone

Se você não tiver mais acesso ao smartphone no qual o aplicativo autenticador está instalado, suas próximas etapas dependem se você ainda está conectado à conta para a qual precisa fazer login em outro dispositivo.

Recuperar o autenticador se você estiver conectado à conta em outro dispositivo

Se você ainda estiver conectado à conta em outro dispositivo, pode estar com sorte. Abra as configurações de sua conta e redefina o autenticador – ou seja, vincule-o ao aplicativo no novo telefone. O item de que você precisa geralmente está em algum lugar da guia Segurança. Por exemplo, essa opção funciona com contas do Google se você estiver conectado a um dos aplicativos da empresa, como o YouTube.

Alguns (mas não todos) serviços até exibem a chave secreta ou o código QR do autenticador nas configurações. Nesse caso, basta inserir a chave secreta ou escanear o código QR no aplicativo autenticador do novo dispositivo e pronto.

Infelizmente, esse método nem sempre funciona. O problema é que nem todos os serviços usam as mesmas configurações na versão da Web e no aplicativo mobile. A opção de que você precisa pode simplesmente não estar ativa no dispositivo em que você está conectado.

Recuperar o autenticador sem acesso à sua conta

Se você não estiver conectado em outro lugar e perdeu o smartphone com o autenticador, fez uma redefinição de fábrica ou foi roubado (basicamente, se você não tem mais acesso ao aparelho), ou se o método acima não funcionou , não será possível recuperar o autenticador.

O que você pode fazer agora é restaurar o acesso à sua conta. Se ela for de um serviço gratuito importante (por exemplo, Google, Facebook, Instagram) e estiver vinculada ao seu e-mail ou número de telefone, nestas condições, você facilmente pode restabelecer o acesso usando um método de autenticação alternativo.

Para fazer isso, inicie o processo de login da conta inserindo seu nome de usuário e senha e, quando precisar inserir um código único no aplicativo autenticador, procure o link “Tente de outra forma” (ou algo semelhante).

Selecione a opção mais conveniente – a maioria dos serviços pode fornecer o código por texto, chamada de voz ou e-mail – e espere a verificação de segurança. Não deve demorar muito, e logo você poderá fazer login em sua conta.

Se a perda do autenticador bloquear o acesso a sua conta, por exemplo, com um serviço público ou corporativo que não possui um procedimento automático para restaurar o acesso, entre em contato com um administrador local ou serviço de suporte e explique o que aconteceu. Provavelmente, você precisará provar que é o verdadeiro proprietário da conta.

Quando você finalmente conseguir fazer login em sua conta, vincule o autenticador ao aplicativo em seu novo smartphone – e para não ter que repetir tudo na próxima vez que perder seu aparelho com o aplicativo autenticador, crie um backup imediatamente.

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