Configurações atualizadas de segurança e privacidade do Instagram

Como proteger sua conta do Instagram e fotos pessoais de olhares indiscretos.

As contas nas redes sociais, especialmente aquelas com muitos seguidores, são uma opção atraente para os criminosos cibernéticos – e invadi-las é ainda mais fácil se estiverem mal protegidas. É por isso que lembramos regularmente a importância de reforçar a segurança da sua conta.

Configurações de segurança e privacidade mais úteis do Instagram

Infelizmente, nem sempre é fácil compreender as configurações de segurança e privacidade, e os desenvolvedores dificultam as coisas, modificando-as de tempos em tempos. Por exemplo, o Instagram atualizou recentemente suas configurações. Aqui estão algumas das opções mais úteis que recomendamos para configurar.

Definindo as configurações de segurança do Instagram

As novas configurações do Instagram oferecem proteção mais robusta contra acesso não autorizado à sua conta e roubo de identidade.

Para encontrar as configurações de segurança:

  • Entre no seu perfil.
  • Clique ou toque nas três barras no canto superior direito da tela.
  • Selecione Configurações.
  • Acesse Segurança.
Onde encontrar as configurações de segurança no Instagram

Onde encontrar as configurações de segurança no Instagram

Senha forte é crucial

A primeira regra de segurança para qualquer conta é definir uma senha forte, longa e exclusiva. Assim, quem ataca não poderá fazer um ataque de força bruta rapidamente ou encontrá-la nos bancos de dados roubados de outros sites. A menos, é claro, que você forneça sua senha ou ela vaze.

Como configurar a autenticação de dois fatores no Instagram

Para impedir vazamento de senha, ative a autenticação de dois fatores. Sempre que alguém (incluindo você) tentar fazer login na sua conta em um dispositivo diferente, a rede social solicitará um código único enviado via SMS ou gerado por um aplicativo especial. Dessa forma, você será informado de todas as tentativas de login, e invadir sua conta sem saber o código é impossível.

Para ativar a 2FA (autenticação de dois fatores):

  • Selecione Autenticação de dois fatores.
  • Clique ou toque Começar.
  • Escolha como prefere receber os código: via SMS ou gerar através do Aplicativo de autenticação.
Como configurar a autenticação de dois fatores no Instagram

Como configurar a autenticação de dois fatores no Instagram

Bônus: Depois de ativar esta função, a rede social fornecerá códigos de recuperação. Os códigos ajudam você a fazer login, mesmo que o telefone no qual você recebe mensagens de texto ou use o aplicativo de geração de código (veja aqui mais detalhes sobre essa opção) não esteja disponível. Anote os códigos de recuperação e guarde-os em um local seguro.

Como verificar se um e-mail que você recebeu do Instagram é verdadeiro

Os desenvolvedores do Instagram descobriram uma maneira de proteger os usuários contra phishing por e-mail. As configurações do app agora permitem ver quais mensagens a rede social enviou a você nas últimas duas semanas. Se receber uma supostamente do Instagram, mas ela não aparecer no app, poderá marcá-la como spam.

Para ver quais notificações da rede social são verdadeiras:

  • Selecione Emails do Instagram.
  • Procure pela mensagem na aba Segurança se for sobre tentativas de login, atividades suspeitas na sua conta e assim por diante. Se for sobre outra coisa, verifique a aba Outro.
Como verificar no aplicativo se um e-mail que você recebeu do Instagram é genuíno

Como verificar se um e-mail que você recebeu do Instagram é genuíno

 

Onde encontrar a lista de aplicativos e sites conectados à sua conta do Instagram

Aplicativos e sites de terceiros representam outra fonte de perigo. Eles são conectados para expandir os recursos da rede social – por exemplo, adicionando filtros para fotos ou ferramentas de marketing úteis – mas se um aplicativo for invadido ou seus criadores não forem totalmente bem intencionados, poderá usar sua conta para fins criminosos. Você pode visualizar a lista de aplicativos e sites conectados e excluir os que não precisa na seção Segurança, em Aplicativos e sites.

Onde encontrar a lista de aplicativos conectados à sua conta do Instagram

Onde encontrar a lista de aplicativos conectados à sua conta do Instagram

 

Definindo as configurações de privacidade do Instagram

O Instagram permite não apenas garantir a segurança do seu perfil, mas também limitar o acesso as suas fotos, vídeos, stories e outros dados. Você pode ocultar o conteúdo pessoal de olhares indiscretos, livrar a si e a seus amigos de comentários odiosos e impedir que os seguidores compartilhem seus stories e postagens com outras pessoas. Para fazer isso:

  • Abra o Instagram.
  • Clique ou toque nas três barras no canto superior direito da tela.
  • Selecione Configurações.
  • Acesse Privacidade.
Onde encontrar configurações de privacidade no Instagram

Onde encontrar configurações de privacidade no Instagram

 

Como tornar sua conta do Instagram privada e editar a lista de seguidores

Se seu Instagram não se trata de marketing pessoal, mas de um lugar para trocar fotos e vídeos com amigos, você pode tornar sua conta privada:

  • Abra Privacidade da conta.
  • Ative Conta privada.
Como tornar sua conta do Instagram privada

Como tornar sua conta do Instagram privada

 

Agora, suas postagens e stories estarão visíveis apenas para os seguidores que você aprovou. É claro que há alguns detalhes. Primeiro: todos os que já se inscreveram, a rede considera automaticamente aprovados. Para editar sua lista de seguidores, faça o seguinte:

  • Em Privacidade, selecione Contas que você segue.
  • Na aba dos seguidores, localize e exclua para quem você não deseja exibir suas postagens e stories.
Como editar sua lista de seguidores do Instagram

Como editar sua lista de seguidores do Instagram

 

Segundo, se você repostar uma foto do Instagram para outra rede social, ela ficará visível para todos que puderem ver suas postagens nessa rede social. Portanto, se você faz isso com frequência, não esqueça de configurar a privacidade em outras redes sociais também.

Como configurar quem pode ver seus Stories do Instagram

Como configurar quem pode ver seus stories do Instagram

Como configurar quem pode ver seus stories do Instagram

Mesmo se você é um instablogger e tornar a conta privada não é uma opção para você, ainda é possível controlar o acesso a conteúdos específicos. Por exemplo, o Instagram permite ocultar stories de usuários específicos, compartilhar alguns deles apenas com uma lista de melhores amigos e restringir ou desativar completamente a opção de respondê-los. Você pode fazer tudo isso na seção Privacidade, em Story. Lá, você pode impedir que os seguidores compartilhem seus stories em mensagens e mostrem suas postagens nos stories deles.

Para proteger você e seus seguidores de mensagens de ódio e spam, você pode ocultar automaticamente comentários indesejados usando os filtros incorporados do Instagram ou configurar seu próprio filtro. Configure as regras dos comentários na seção Privacidade em Comentários. Lá, você pode impedir que haters, spammers e outros perfis hostis comentem suas fotos e vídeos.

Como se livrar dos comentários de spam no Instagram

Como gerenciar comentários de spam no Instagram

Como gerenciar comentários de spam no Instagram

Como bloquear spam nas mensagens diretas do Instagram

Se você está incomodado com mensagens diretas de spammers e perseguidores ou de estranhos que o adicionam a grupos aleatórios, agora você também pode se livrar deles. Abra as configurações de Privacidade do aplicativo Instagram, escolha Mensagens e toque em Somente pessoas que você está seguindo para as duas opções na tela.

Como bloquear spam nas mensagens diretas do Instagram e evitar ser adicionado a grupos aleatórios

Como bloquear spam nas mensagens diretas do Instagram e evitar ser adicionado a grupos aleatórios

 

Como ocultar seu status de atividade no Instagram

Se você não quiser que os seguidores saibam quando está conectado, oculte seu status online. Para fazer isso, vá para Privacidade, selecione Status da atividade e deslize para a posição desligada. Observe que você também não poderá ver o status on-line de outros usuários.

Como ocultar seu status de atividade no Instagram

Como ocultar seu status de atividade no Instagram

 

Como se ocultar de usuários específicos

Finalmente, você pode bloquear ou restringir o acesso a usuários que enviam spam e outros intrusos da sua conta. Para fazer isso, clique ou toque nos três pontos no perfil indesejado no canto superior direito e selecione Bloquear ou Restringir.

Como bloquear ou restringir o acesso à sua conta do Instagram

Como bloquear ou restringir o acesso à sua conta do Instagram

Os seguidores da sua lista restrita ainda poderão ver suas fotos e vídeos e até deixar comentários, mas esses comentários estarão visíveis apenas para você e para quem comentar.

Você também pode silenciar os usuários se estiver cansado dos stories e postagens de seus feeds, mas não quiser deixar de seguir ou bloqueá-los. Isso também pode ser feito no perfil deles:

  • Clique ou toque em Seguindo.
  • Selecione Silenciar.
  • Você pode silenciar os Stories, Publicações ou ambos.
Como silenciar usuários no Instagram

Como silenciar usuários no Instagram

Seu amigo não suspeitará de nada, permitindo uma pausa na enxurrada de fotos e vê-las apenas quando quiser – o perfil dele permanecerá visível para você.

Como desativar notificações push indesejadas

Como todas as redes sociais, o Instagram envia mais notificações do que você precisa. Para evitar a irritação de notificações em momentos inoportunos sobre mais uma foto postada por alguém e etc, você pode simplesmente desativá-las. Para fazer isso:

  • Clique ou toque nas três barras no canto superior direito da tela.
  • Selecione Configurações.
  • Vá para Notificações.
  • Percorra a lista de notificações por push e desative as que você não deseja receber imediatamente.
  • Se você não deseja receber nenhuma notificação, por exemplo, ao jogar ou assistir a um filme, selecione Pausar tudo e defina o período de tempo pelo qual o Instagram ficará em silêncio.
Como desativar notificações push indesejadas no Instagram

Como desativar notificações push indesejadas no Instagram

 

Não se esqueça de configurar as contas das outras redes sociais

Agora você sabe como proteger sua conta do Instagram e pode definir suas próprias configurações de segurança pessoal. Mas lembre-se de fazer o mesmo para contas em outras redes sociais. Aqui está o que você precisa fazer no Facebook e no Twitter.

 

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.