Não fique amigo de estranhos no Facebook

Pode parecer uma ótima ideia ficar amigo no Facebook de pessoas de outros países que você nunca encontrou – e nunca encontrará –, mas o site tem uma sugestão: não

Pode parecer uma ótima ideia ficar amigo no Facebook de pessoas de outros países que você nunca encontrou – e nunca encontrará –, mas o site tem uma sugestão: não faça isso. Sim, o gigante de mídia social – que deseja que o mundo se conecte em sua plataforma – adverte fortemente seus membros a serem amigos virtuais apenas de pessoas que já são seus amigos ou conhecidos reais.

Leia o guia do Facebook – ‘Own Your Space’

Em 2011, depois de várias controvérsias que surgiram em decorrência de compartilhamento de dados mal aconselhado entre os usuários, o Facebook lançou um guia de segurança do Facebook  – chamado ‘Own Your Space’, que cobre uma gama de práticas recomendadas gerais para o comportamento on-line, incluindo o gerenciamento de senhas e como reconhecer falsificações de phishing (fraudes baseadas em e-mails ou mensagens que fingem ter propósitos legítimos).

Tenha cuidado com criminosos

O Facebook é terreno fértil para hackers, fraudadores e criminosos que enxergam oportunidades no alcance global e na base de usuários massiva da rede social. Phishing, truques para a redefinição de senhas e outras fraudes prevalecem no Facebook há vários anos. No entanto, os internautas podem colaborar para se proteger contra esses ataques aplicando o raciocínio simples a suas interações on-line.

A segurança do Facebook – e a segurança on-line em geral – está constantemente evoluindo, portanto, é sábio se manter atualizado em relação às práticas recomendadas. Sempre esteja ciente de que parte do que você compartilha sobre si mesmo pode ser acessado por quase todos que têm conexão com a Internet. Como primeira etapa, é válido seguir o conselho do Facebook… não fique amigo de estranhos no Facebook.

 

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.