Programe suas Férias em Segurança

A Internet revolucionou a forma como reservamos nossas férias. O lado ruim é que ela  permite que golpistas se aproveitem de nossos sonhos para atacar. Portanto, fique atento e certifique-se

A Internet revolucionou a forma como reservamos nossas férias. O lado ruim é que ela  permite que golpistas se aproveitem de nossos sonhos para atacar. Portanto, fique atento e certifique-se de tudo antes de gastar dinheiro em passagens aéreas e acomodações.

safebooking_title

Hoje em dia, é comum receber grandes quantidades de e-mails falsos perfeitamente disfarçados de mensagens legítimas. Eles são parte de campanhas maiores de “passageiros maliciosos” que ocorrem nas altas temporadas de negócios e viagens.

Estes golpistas geralmente almejam os seguintes objetivos:

  1. Roubar dinheiro, fazendo você comprar passagens  extremamente baratas que não existem ou alugar hotéis luxuosos por um preço excepcional, sendo que os quartos nunca serão reservados a seu nome.
  2. Roubar milhas de cartões fidelidade
  3. Instalar Tróias em seu computador para roubar informação bancária entre outros tipos de dados valiosos.

O primeiro tipo de trapaça se  tornou particlarmente fácil graças à Internet. É simples criar um site de agência de  viagens falso ou clonar páginas conhecidas como booking.com. As versões falsas são exatamente iguais a qualquer outro serviço online; a única diferença é que o pagamento vai para golpistas ao invés de ir para contas de hotéis ou linhas aéreas. Você receberá uma confirmação eletrônica mas será impossível usá-la no destino final. De acordo com um estudo da ABTA (UK Travel Association), as reservas mais vulneráveis são as de passagens aéreas, hospedagem e pacotes de viagem. E  todas elas  possuem algo em comum, requerem pagamento adiantado.

Grandes campanhas de “passageiros maliciosos” ocorrem durante as altas temporadas de viagens e negócios.

Para roubar milhas de fidelidade, os golpistas enviam grandes quantidades de e-mails de phishing que prometem mais pontos ou prêmio especiais às vítimas. Em alguns ataques o cliente é convidado a se registrar em um site falso, que dará informações da conta da vítima aos cibercriminosos possibilitando o roubo das milhas.
Ao clicar em um link ou URL falsos as vítimas são redirecionadas a sites malicosos com tróias bancários que infectam o computador, roubam senhas e logins. Esses tipos de e-mails também podem conter arquivos anexos ZIP que solicitam um clique para receber sua confirmação.

Planejando suas férias do jeito seguro

  • Opte por sites populares e conhecidos. Não visite-os desde links recebidos por emails ou banners de publicidade. Digite a URL na barra de endereços do seu navegador, isto ajuda a identificar clones.
  • Se está interessado em ofertas de uma empresa desconhecida, faça uma pesquisa online. Coloque o nome da empresa no Google e visite o site da autoridade de turismo de seu país, para verificar a reputação da empresa e assegurar que os detalhes de contato sejam totalmente reais, inclusive o endereço físico.
  • Leia atentamente aos termos e  condições para estar totalmente informado sobre as medidas protocolares.
  • Use formas de pagamentos protegidas, como cartões de crédito , cartões de viagem seguros de viagem e etc.
  • Não faça pagamentos direto aos proprietários, especialmente através de transferência bancária. Use agentes de viagens de renome para reservar hospedagens.
  • Verifique duplamente as confirmações recebidas. Se se referem a  algo que você ainda não reservou, provavelmente sejam phishing. Marcas de sites populares muitas vezes são usadas ​​em spam.
  • Não abra anexos de agências de viagens, hotéis ou companhias aéreas. Companhias sérias não enviam confirmações em anexo. Se desonfia da autenticidade do email, entre em contato com a empresa.
  • Proteja seus usuários em sites de linhas aéreas e agências de viagens com senhas únicas e complexas. Mantenha suas senhas em segredo e em lugares seguros.
  • Use proteção total para seu computador  para evitar sites maliciosos e ataques.

 

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.