Descartar um gadget? Lembre-se de limpar as configurações

Quais configurações você precisa limpar antes de se livrar de um gadget?

Quando você joga fora ou vende um computador ou telefone antigo, provavelmente se lembra de excluir fotos, mensagens e outras coisas pessoais. Mas há outro tipo de dados pessoais em que (quase) ninguém pensa – e precisa ser apagado não só de telefones, mas também de relógios, impressoras e outros dispositivos inteligentes – até mesmo da sua geladeira. Estas são as configurações para se conectar à sua rede Wi-Fi.

O perigo do acesso Wi-Fi com vazamento

Acessar a rede Wi-Fi de outra pessoa tem valor comercial. A forma mais simples e inocente (embora impertinente) é usar a conexão de um vizinho. Muito menos inocente é o roubo de dados: em uma rede doméstica ou de escritório, os dispositivos geralmente confiam uns nos outros, então conectar-se ao Wi-Fi de outra pessoa facilita o roubo de fotos e documentos de outros dispositivos de rede.

Pior ainda é quando uma rede Wi-Fi é infiltrada por atividades ilegais, como spam ou ataques DDoS. Explorando uma rede Wi-Fi descoberta apenas uma vez, um invasor pode hackear um dispositivo nela (o próprio roteador, o armazenamento conectado à rede doméstica (NAS), uma câmera de vigilância por vídeo ou algum outro dispositivo facilmente hackeável) e, então, usá-lo como um servidor proxy, sem mais recorrer aos “serviços” Wi-Fi. Esses proxies que operam a partir de redes domésticas têm uma demanda constante por parte dos cibercriminosos. É claro que o dono do dispositivo hackeado sofre o impacto: a Internet dele é mais lenta; seu endereço IP está em várias listas de negações; e, em casos raros, podem ser bloqueados pelo ISP ou até receber uma visita da polícia.

Quanto a impressoras, câmeras e outros dispositivos em uma rede de escritório, suas configurações de Wi-Fi podem ser usadas para atacar a empresa em questão. Esse vetor de ataque é ótimo para hackers, porque em muitas empresas a cibersegurança é configurada para proteger contra ameaças da Internet, enquanto os dispositivos de escritório — especialmente impressoras — recebem pouca atenção. Ao se conectar à rede Wi-Fi, os invasores podem executar facilmente roubo de dados e/ou ataques de ransomware.

Como as configurações de Wi-Fi são roubadas

A maioria dos dispositivos armazena as informações da rede Wi-Fi de forma desprotegida, tornando uma brincadeira de criança recuperá-las de um gadget descartado ou vendido. Também não é difícil descobrir quem anteriormente o possuía:

  • Se você o vendeu, o comprador sabe que veio de você;
  • Se você decidiu reciclar o dispositivo, é possível que você tenha deixado seus detalhes de contato ao entregá-lo;
  • Se você o jogou fora, muito provavelmente estava em algum lugar muito próximo de onde você usou o dispositivo.

Uma redefinição de fábrica ruim também deixa muitas pistas: o nome do dispositivo geralmente aponta para o proprietário (iPhone 8 de Alex) e o nome da rede Wi-Fi – para o endereço ou empregador (TheBensHouse, Volcano_Coffee_staff).

Esses ponteiros facilitam a localização da rede Wi-Fi, e a senha dela está bem ali na memória do dispositivo. Para maior credibilidade, invasores podem se conectar à sua rede falsificando o endereço MAC do dispositivo descartado.

Como se proteger contra vazamentos de Wi-Fi

Redefinir e limpar. A medida de segurança mais óbvia é limpar as configurações de todos os dispositivos antes de se separar deles. Para notebooks e computadores, recomendamos formatar fisicamente a unidade; para outros equipamentos, recomendamos uma redefinição completa de fábrica com a exclusão de todos os dados. Após a redefinição, vá para as configurações de rede e certifique-se de que tudo realmente desapareceu — então, faça outra redefinição para ter certeza dupla. Infelizmente, a qualidade das redefinições de fábrica varia dependendo do dispositivo e do fabricante, e não há nenhuma garantia absoluta de que uma redefinição realmente exclui tudo. Por exemplo, a Canon relatou recentemente um problema em 200 modelos de impressora nos quais a redefinição não conseguia limpar as configurações de Wi-Fi. O comunicado da Canon explica que é necessária uma redefinição dupla, mas para muitos outros dispositivos simplesmente não há uma maneira confiável de limpar as configurações de rede.

Alterar as configurações de Wi-Fi. Esse método é complicado, mas confiável e não muito difícil tecnicamente. Depois de se livrar de um dispositivo, altere a senha da rede Wi-Fi e atualize as configurações em todos os seus outros dispositivos. Quanto menos dispositivos você tiver, menos problemas, é claro. Sempre use senhas fortes e longas. E quando você mudar uma, gere uma senha aleatoriamente em vez de apenas adicionar um número ou uma letra no final. O [placeholder KPM] Kaspersky Password Manager[/placeholder KPM], incluído na assinatura do [placeholder Kaspersky Premium] Kaspersky Premium[/placeholder], ajudará a fazer isso. Nas configurações de Wi-Fi, selecione a criptografia WPA2 ou WPA3.

Controle de acesso rigoroso. Todo dispositivo conectado por Wi-Fi tem seus próprios direitos de acesso à rede. Para redes de escritório e domésticas bem configuradas, gerenciar os direitos de acesso Wi-Fi no nível do dispositivo ajudará — seu roteador Wi-Fi deve ter suporte a essas configurações. Configure o roteador para que qualquer dispositivo desconhecido ou recém-conectado seja completamente isolado e proibido de acessar a Internet ou qualquer dispositivo em sua rede doméstica até que você permita explicitamente. Ao descartar ou vender um dispositivo, certifique-se de isolá-lo nas configurações do roteador — não apenas removê-lo da lista. Assim, mesmo se invasores tentarem se conectar ao roteador por meio de credenciais roubadas, nenhum acesso será concedido.

Uma opção simples para o controle de acesso Wi-Fi. Para quem acha o método anterior um pouco complicado, recomendamos nosso guia de segurança doméstica inteligente, que analisa detalhadamente como configurar o Wi-Fi doméstico e segmentá-lo para diferentes categorias de dispositivos: computadores, smartphones, gadgets domésticos inteligentes e dispositivos convidados. Para proteger o seu Wi-Fi doméstico de intrusos, recomendamos o recurso Dispositivos na Minha Rede no [placeholder Kaspersky Premium] Kaspersky Premium[/placeholder]. No primeiro lançamento, o recurso mapeia automaticamente sua rede doméstica e identifica o nome e o tipo de cada dispositivo, após o que monitora continuamente a rede quanto ao aparecimento de “estranhos” e avisa se um novo dispositivo desconhecido aparecer. Se algo na lista parecer fora do lugar, você poderá investigar e tomar medidas: desde alterar a senha do Wi-Fi até desativar dispositivos desconhecidos. E o o Kaspersky Premium guiará você pelo processo.

Dicas