10 jogos educativos para crianças durante a quarentena

Conheça alguns jogos e apps educacionais para dispositivos móveis para promover um equilíbrio entre diversão e aprendizado.

Minha manhã de domingo começou com uma mensagem do editor do Kaspersky Daily: “Denis, um tempo atrás, você escreveu sobre jogos interessantes para o desenvolvimento das crianças. Essa sua publicação está um pouco desatualizada, mas o tópico é mais relevante do que nunca, com milhões de famílias tentando coexistir no auto-isolamento. Que tal um novo?

Uma das surpresas do distanciamento social  * para minha família tem sido o embaçamento de certos limites. Dias úteis e fins de semana têm a mesma aparência, mas algo novo surgiu: uma espécie de horário híbrido. Mantemos nossos deveres de aprendizado e de trabalho, mas também temos muito tempo que costumava ser consumido por deslocamentos e outras tarefas relacionadas a viagens.

Mais de quatro anos se passaram desde a minha última lista feita com, digamos, jogos com benefícios para o desenvolvimento das crianças. Os educadores construíram novas teorias e métodos docentes, e os desenvolvedores lançaram novos aplicativos. Meus filhos cresceram um pouco, a família aumentou e a necessidade de atividades em casa nunca foi tão grande.

Mas minha atitude em relação aos jogos de computador não mudou. Os jogos eletrônicos estão aqui para ficar, então rejeitá-los seria negar a realidade – e colocar nossos filhos em desvantagem estratégica no mundo contemporâneo hoje e no futuro.

Quando se trata de jogos, acho que a resistência é inútil, mas é melhor assumir a liderança e gerenciar o processo do que não fazer nada. Podemos usar aplicativos e jogos divertidos para ajudar as crianças a aprender para que servem os computadores, demonstrando que a tecnologia nos serve – e não o contrário).

Se o responsável por uma criança a proíbe de algo, a proibição se torna mais tentadora. Como você escolhe introduzir e gerenciar os jogos de seus filhos é sua escolha. Descobrimos, no entanto, que as atividades digitais das crianças precisam de alguma medida de controle. Como no mundo adulto, abundam as questões de dependência, insociabilidade e perigos estranhos em potencial. Então, construa esse caminho junto com seu filho, mas lembre-se do tempo e de outros limites! Alguns elementos a serem considerados são gêneros de jogos, interação pessoa a pessoa e, é claro, o básico de nossos relacionamentos com dispositivos inteligentes (incluindo regras de cibersegurança).

Nos seus momentos mais ocupados, dar liberdade às crianças pode ser uma grande tentação – você tem tempo para relaxar, eles têm privacidade e autonomia em um terreno que é enganosamente acolhedor. Este período atual de distanciamento social é sua chance de passar algum tempo misturando seu conhecimento com o deles – com segurança.

Coloco para sua avaliação alguns dos jogos e aplicativos educacionais que são os favoritos dos meus filhos, e realmente interessantes, que todos nós estamos nos divertindo muito explorando juntos.

1. O que tem aí dentro?

Como eles fizeram isso? E aquele outro? Como essa outra coisa funciona? Essas e um milhão de outras questões de ciências naturais fervilham na cabeça das crianças, normalmente exigindo respostas enquanto você deveria estar trabalhando.

Esta série de aplicativos divertidos e esclarecedores da Learny Land busca aliviar essa pressão:

2. Quebra-cabeças de lógica

Adultos e crianças se beneficiam com problemas que fazem nosso cérebro doer. Eu tenho que confessar: REBUS é minha diversão favorita durante os vôos. Segundo os fabricantes, a solução de um desses quebra-cabeças “fará um clique agradável em sua cabeça”. Mais exatamente, os desafios envolvem a solução de quebra-cabeças visuais, criando associações lógicas.

Alguns dos problemas são complicados o suficiente para dias de reflexão. Outros se abrem como amendoins, um após o outro. Juntos, eles fazem um ótimo exercício para treinar o pensamento combinatório e fora da caixa. Para crianças que ainda não estão prontas para esses desafios, os autores oferecem o AZZL – apenas disponível para iOS.

3. Jogos de arcade clássicos

Ah, as lembranças nostálgicas! Crie novas lembranças com títulos antigos, como Digger (ou Dig Dug), Lode Runner, Tetris e PAC-MAN. Mesmo depois de várias décadas, os jogos com os quais crescemos ainda estão muito vivos. Acontece que a dinâmica da jogabilidade é genialmente duradoura.

4. Advinhe se puder

Os jogos do estúdio tcheco Amanita Design se destacam por seu surpreendente nível de detalhes, seus personagens extraordinariamente vibrantes e seus fascinantes mundos mágicos.

Projetados no espírito das missões clássicas das décadas de 1980 e 1990, os jogos forçam elegantemente as engrenagens do cérebro a mudarem padrões desconhecidos, eliminando as rotinas habituais de solução de problemas. Se CHUCHEL ficar muito fácil e você quiser mais, experimente os outros jogos do estúdio: Samorost 3, Machinarium e Botanícula e, para os menores, Pilgrims.

5. Poderes divinos

É difícil ser um deus. Em Pavilion, vários sinais sobrenaturais estimulam o personagem principal à ação, uma forma que os criadores apropriadamente o posicionam como em uma “aventura intrigante na quarta pessoa”. Se isso não for suficiente para despertar curiosidade, não sei o que é. Pessoalmente, nunca me arrependi de gastar esses quatro dólares.

6. Conhecendo Lumino City

Falando em aventuras bem projetadas, outro favorito da lista é Lumino City.

Eu poderia simplesmente ter listado o jogo no mesmo item que falei sobre Pavilion e classificado como “similar”, mas não fui capaz de apresentá-lo dessa maneira. Este jogo merece toda a atenção que você pode dispensar por sua impressionante estética e cenários. Os desenvolvedores essencialmente montaram um monumento para si mesmos e o estilizaram após os filmes de bonecos animados das décadas de 1970 e 1980. Suponho queira dar uma espiadinha antes? Veja o Making of Lumino City. Surpreendente!

Se você gostar de Lumino City, confira a pré-sequência, Lume. Até o momento em que este artigo foi escrito, eles foram disponibilizados gratuitamente nas lojas de aplicativos.

7. Muito além

Um jogo dos mesmos desenvolvedores do antigo sucesso LIMBO, a Playdead, o  INSIDE  é sobre as aventuras de um garotinho em outro mundo. Parece assustador, mas você simplesmente não consegue tirar os olhos da tela. Os pais podem sentar e admirar a arte enquanto os filhos brincam.

8. Criatividade fora da caixa

Se seus filhos já terminaram CHUCHEL e Lumino City,  já acham o REBUS mamão com açucar e se debruçaram sobre o Pavilion e INSIDE, é hora de instalar o Gorogoa. É uma aventura intrigante original com dinâmica de jogo excepcional.

Bem, pelo menos eu nunca vi algo parecido antes. Francamente, fiquei abismado nos primeiros minutos, incapaz de tirar no cara ou coroa. Mas assim que você descobre qual o objetivo e como alcançá-lo … esse jogo pode assombrar seus sonhos.

9. Smart words

Paralelepípedo, bisectrix, centróide. Teorema de Pitágoras, trapézios retangulares, bissetores perpendiculares. Triângulos isósceles, simetria central, medianas.

Se seus filhos não perdem oportunidade de exibir os conhecimentos de geometria euclidiana aos colegas, o aplicativo intuitivo e divertido Pythagorea  é para eles. Imagine, talvez você esteja colocando para dormir todas as noites um futuro arquiteto ou matemático famoso.

10. Minecraft!

O Minecraft  finalizou minha lista anterior dos 10 melhores jogos para celular e está encerrando esta também. Dessa vez, para manter as coisas atualziadas, temos o Minecraft Earth.

 

* Observação para futuros leitores deste post: em março de 2020, quando eu escrevi essa publicação, muitos países adotaram medidas rigorosas para conter a propagação da nova infecção por coronavírus, também conhecida como COVID-19. Uma dessas medidas foi o  distanciamento social, minimizando o contato com outras pessoas e incentivando o home office.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.