Dicas de segurança no Windows 8

O Windows 8 está sendo anunciado como uma grande mudança no modo como as pessoas usarão e interagirão com seus PCs, tablets e outros dispositivos. Grande parte dela é evidente

O Windows 8 está sendo anunciado como uma grande mudança no modo como as pessoas usarão e interagirão com seus PCs, tablets e outros dispositivos. Grande parte dela é evidente na interface do usuário, com sua aparência lado a lado e uma configuração simplificada para aplicativos. Mas há também algumas mudanças importantes por trás do cenário, e muitas delas foram criadas para tornar a vida on-line mais segura e protegida para os usuários.

Aqui estão oito dicas para manter o Windows 8 funcionando com segurança:

Ative a Proteção para a Família. Este recurso permite que os pais configurem contas separadas para cada filho e tenham a opção de receber relatórios sobre suas atividades on-line. Os pais podem criar listas de sites permitidos e poderão ver quais páginas seus filhos visitaram, quanto tempo passaram ali e também quais endereços bloqueados tentaram visitar.

Use as atualizações automáticas. Esta deve ser uma das primeiras coisas feitas em qualquer PC Windows novo. O uso das atualizações automáticas acaba com a preocupação sobre o processo de aplicação de patches e instrui o Windows a fazer download e instalar novas atualizações logo que estejam disponíveis.

Seja Smart. A Microsoft adicionou ao Windows 8 um novo recurso chamado SmartScreen, que ajuda a proteger os usuários contra sites fraudulentos ou aplicativos mal-intencionados. Ele verifica os aplicativos baixados usando um banco de dados de reputações para identificar se eles já foram reconhecidos como mal-intencionados. Esse recurso também é implantado no Internet Explorer e avisa aos usuários quando eles chegam a um site de invasão já reportado. Leve esses avisos a sério.

Criptografe seus dados. A matemática é difícil, mesmo para invasores com muito tempo e computadores potentes à sua disposição. Então, beneficie-se com a beleza imponente dos números e use o recurso de criptografia de dados integrado ao Windows 8, conhecido como BitLocker. Uma vez ativado, esse sistema criptografará automaticamente qualquer arquivo ou outros dados armazenados em unidades designadas, inutilizando-os para os hackers.

Execute um software antimalware. Deveria ser desnecessário falar sobre isso a esta altura, mas você precisa executar um software antimalware em todos os seus computadores. O Windows 8 inclui um aplicativo chamado Windows Defender que fornece proteção básica contra vírus e outras ameaças, mas você também deve instalar um produto antimalware de alta qualidade, como o Kaspersky Internet Security ou o Kaspersky PURE, criado para funcionar com o Windows 8. Isso defenderá seu PC contra o mais extenso conjunto de ameaças, inclusive malware desconhecido.

Use senhas por imagem. As senhas alfanuméricas típicas são presas fácil para os invasores; por isso, a Microsoft adicionou um novo recurso que permite que os usuários selecionem uma imagem da sua biblioteca de fotos e executem vários gestos na imagem, seja usando o mouse ou a tela sensível ao toque. Esses gestos executados na foto tornam-se parte do método de autenticação e é solicitado que sejam executados na mesma foto e da mesma forma para desbloquear a máquina.

Ative o firewall. O Windows inclui um firewall integrado, que ajuda a evitar que o tráfego mal-intencionado chegue ao seu PC. Ele é ativado por padrão; a menos que você tenha um motivo *muito* bom, deixe-o como está.

Remova o Java. Hoje em dia, não há nenhum bom motivo para ter o Java instalado no seu PC, mas há um excelente para não tê-lo: os invasores miram o Java mais do que qualquer outro software. As suas vulnerabilidades são plena e facilmente exploráveis, e os hackers adoram usá-las em seus ataques. Se o Java estiver instalado no seu PC Windows, desative-o ou remova-o.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.