O que há para saber sobre o reconhecimento facial do Facebook

O Facebook anunciou recentemente o retorno do reconhecimento facial para fotos e, como sempre acontece quando a empresa anuncia novos recursos, os defensores da privacidade ficam alertas quanto à possibilidade

O Facebook anunciou recentemente o retorno do reconhecimento facial para fotos e, como sempre acontece quando a empresa anuncia novos recursos, os defensores da privacidade ficam alertas quanto à possibilidade de potencial invasão da privacidade no Facebook.

O Facebook apresentou o reconhecimento facial pela primeira vez em 2010, depois o retirou em 2012 e, anunciou, no mês passado, que ele estava voltando (por enquanto, apenas nos EUA, talvez porque a ferramenta tenha causado muitos problemas ao Facebook com reguladores europeus). O reconhecimento facial foi projetado para facilitar a marcação de fotos dos seus amigos, mas o ponto negativo potencial é que você poderia ser marcado mesmo que não quisesse ser ou, até mesmo, sem saber que estaria nessas imagens.

Como é de costume com o Facebook, você é automaticamente incluído nessa opção. A boa nova, se você se preocupa o mínimo com a proteção de sua privacidade on-line e seu anonimato, é que você pode optar por não usar o recurso, desativando-o assim quando outras pessoas carregam fotos suas. Veja como:

Vá para as suas configurações de privacidade e escolha “Linha do tempo e marcação”, na coluna à esquerda, depois, no campo “Como eu faço para gerenciar as marcações que as pessoas adicionam e as sugestões de marcações”, localize “Quem vê as sugestões de marcações quando as fotos parecidas com você são carregadas?” Clique em “Editar”. Você verá que as duas opções são “Amigos” e “Ninguém” e, embora presumivelmente isso deixe estranhos livres para te marcar em uma foto que tirarem de você, talvez o Facebook trate dessa falha. Até o atual momento, escolha qual dessas duas opções você prefere.

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.