Principais Processos Criminais do Mês

Continuamos a observar como as agências de aplicação da lei em todo o mundo estão progredindo na luta contra o cibercrime. Elas foram capazes de prender hackers, tanto para cibercrimes

Continuamos a observar como as agências de aplicação da lei em todo o mundo estão progredindo na luta contra o cibercrime. Elas foram capazes de prender hackers, tanto para cibercrimes menores, como contas de Facebook hacleadas, quanto para os mais importantes, como lavagens de US $ 6 bilhões. Mas a grande estrela na constelação de sucessos recentes da polícia foi a prisão de uma quadrilha de hackers que estava envolvida com tráfico de drogas. A parceria da aplicação da lei  e especialistas do setor, definitivamente, produziu alguns frutos!

 

busted_title

 

busted-4Desaparecido em 60 segundos

Holanda e Bélgica foram cenários de uma história digna de cinema. A polícia prendeu sete traficantes holandeses e dois hackers belgas que haviam sido contratados. O anel anti-drogas holandês decidiu interceptar uma carga de quase 2 toneladas de cocaína e heroína que iam para Rotterdam. Os hackers invadiam servidores da empresa de transporte e alteravam o endereço de destino da carga para Antuérpia, na Bélgica. Embora alguns cortes tenham sido bem sucedidos, a manipulação foi notada pelo departamento de segurança que contatou a polícia imediatamente. Quando os traficantes de drogas apareceram para pegar a carga, encontraram um esquadrão especial da polícia esperando por eles.

Como roubar um milhão

Quinze empresas do setor financeiro foram vítimas de uma quadrilha-Ucrânia baseada nos EUA, que conseguiu roubar cerca de US $ 15 milhões. Citibank, JP Morgan Chase e PayPal, foram alguns dos atingidos.

Suspeitos invadiram os servidores de bancos, obtiveram informações de clientes e canalizaram dinheiro de contas bancárias legítimas para os cartões de débito pré-pagos e sacavam em efetivo em caixas eletrônicos dos EUA ou faziam compras falsas. Autoridades federais capturaram oito integrantes da quadrilha, mas os dois líderes, Oleksiy Sharapka e Leonid Yanovitsky continuam foragidos escondidos em algum lugar na Ucrânia, provavelmente.

 Auto-educação vale $ 63.000

Um semi-analfabeto sem qualquer educação formal em tecnologia foi preso em Moscou, Rússia. Através de fóruns de metro, este jovem auto-ditada de 19 anos começou a espalhar malwares e roubou as credenciais do sistema de pagamento online. Então usou essas credenciais roubadas para transferir dinheiro para sua própria conta. Ele ganhou cerca de 2 milhões de rublos (cerca de 63.000 dólares) desta forma o que ele não sabia era que essa ação valia processo criminal por fraude e pode eventualmente levar a uma sentença de cinco anos.

Liberdade de expressão e de prisão domiciliar

Um hacker canadense que realizou um ataque cibernético no site do governo de Quebec foi colocado em prisão domiciliar neste mês. Um ex-funcionário da Câmara dos Comuns que aparentemente usous conhecimentos interinos para derrubar o sistema o que agora lhe custará oito meses sob prisão domiciliar.

 

busted-2Culpado por cyber-bullying

O hacker Morgan City, 34 anos,  invadiu a conta de Facebook de uma vítima do sexo feminino. Mudou sua senha e postou ameaças e comentários depreciativos em sua página. Os policiais foram rápidos na resposta e levou o suspeito para a cadeia apenas alguns dias depois que a vítima se queixou do assédio sobre o site de rede social.

 

 

 

 

busted-3Fim da Lavagem

As autoridades dos EUA apreenderam grupos associados ao sistema de pagamento Liberty Reserve, acusados de conspiração, lavagem de dinheiro e transmissão de dinheiro sem licença.

Liberty Reserve tornou-se a ferramenta preferida de cribercriminosos para transferências de dinheiro graças ao anonimato oferecido. Os operadores do sistema não tomar quaisquer medidas para verificar a identidade do cliente, oferecendo ferramentas de anonimato extras, como esconder as credenciais dos remetentes e descontar taxas de serviços externos. Os promotores afirmam que a empresa ajudou a lavar mais de US $ 6 bilhões, de seus 1 milhão de clientes fiéis.

 

Dicas

Como proteger a segurança doméstica

As empresas de segurança oferecem tecnologias inteligentes, principalmente câmeras, para proteger a casa contra roubos, incêndios e outros incidentes. Mas que tal proteger esses sistemas de segurança contra intrusos? É o que faremos para preencher essa lacuna.