O verdadeiro custo dos jogos

Nossa pesquisa revela as atitudes dos jogadores em relação ao desempenho do computador – e a ética dos jogadores e perdedores.

Nossos pesquisadores revelam os comportamentos dos jogadores em relação ao desempenho do computador e a ética de ganhar e perder

Antes considerado um passatempo de nicho, a indústria de jogos (aproximando-se de seu 50º aniversário) agora é maior do que Hollywood e a indústria da música – juntas! Para colocar isso em perspectiva, até agora, este ano mais de 7.000 títulos foram lançados, aguardados ansiosamente por cerca de três bilhões de jogadores em todo o mundo.

Você pode gastar apenas algumas horas por semana jogando e fazer isso apenas por diversão, mas se você leva a sério cada partida vencida e deseja investir tempo, dinheiro e esforço, existem alguns caminhos bem estabelecidos para melhorar rapidamente seu jogo. Se você quiser aprender com os outros, dê uma olhada em alguns insights que coletamos ao pesquisar mais de 10.000 jogadores em todo o mundo para aprender com eles sobre tudo, desde o desempenho de seus computadores até a ética das vitórias e das derrotas.

Nossa pesquisa revelou que os jogadores profissionais são como estrelas do esporte profissional. A chave para um desempenho vencedor é obviamente o poder do computador. E os jogadores preferem construir seus próprios PCs desktop em vez de escolher opções de grandes lojas.

O que nos impressionou é a atenção aos detalhes, pois todos especificam cuidadosamente o hardware para os jogos que jogam para melhorar o desempenho, com 66% comprando uma placa gráfica, memória, SSD, monitor ou PC completo que atenda especificamente às suas necessidades. Para os gamers, duas das considerações de hardware mais importantes são o poder de processamento (49%) e a largura de banda (40%), pois oferecem vantagens sobre os rivais com conexões de dados mais lentas. Quase três em quatro entrevistados também são muito específicos sobre os acessórios certos. As prioridades seguem nesta ordem: teclados (38%), mouses (37%), fones de ouvido ou microfones (37%) e cadeiras (32%).

Para as pessoas que participam de torneios de e-sports ou mesmo competições amistosas, manter uma boa saúde mental é essencial para ajudá-las a atuar sob pressão, então 76% dos jogadores ativos também trabalham nesse aspecto. Obviamente, a prática é muito importante, mas, surpreendentemente, apenas 41% a colocam como fator vencedor.

A grande maioria dos jogadores sérios está pronta para usar todos os métodos ou truques possíveis para vencer – 85% disseram que usariam conhecimento interno para vencer um oponente. A comunidade global concorda em uma coisa – usar métodos desonestos para atingir seu objetivo apenas evidencia a falta de habilidade.

Conversamos com jogadores da Europa à América do Sul e Ásia-Pacífico, e todos disseram o mesmo – a maior briga com os fabricantes de jogos é que suas contas foram invadidas em algum momento nos últimos dois anos. E enquanto a indústria investe milhões em gráficos e desenvolvimento de jogos, há um longo caminho a percorrer em termos de segurança da conta do usuário – 63% dos entrevistados concordam que suas contas não estão devidamente protegidas.

Então, como classificar todos esses fatores, no fim das contas?

Usando as melhores práticas de conhecimento interno para ganhar (sem trapaças!) 85%
Saúde mental, trabalho sob pressão 76%
Acessórios personalizados (teclados, mouses, etc.) 75%
Componentes de hardware personalizados 66%
Melhor segurança 63%
Hardware poderoso (CPU, GPU, memória) 49%
Muita prática 41%
Muita largura de banda 40%

Podemos contribuir para uma melhoria substancial da segurança do jogo, então aqui estão alguns conselhos para os jogadores que desejam manter o alto nível de desempenho e a segurança:

  • É mais seguro comprar jogos apenas em sites/lojas oficiais e aguardar as ofertas nesses sites. As promoções acontecem com bastante frequência e é uma maneira muito mais segura de economizar dinheiro do que comprar em lojas ilegais ou baixar software pirata. A probabilidade de perda de conta e roubo financeiro direto é muito maior com software pirata, pois é usado regularmente por cibercriminosos para encontrar novas vítimas.
  • Cuidado com campanhas de phishing que podem assumir a forma de e-mails de notificação falsos de serviços de jogos ou mensagens diretas de jogadores desconhecidos. Os criminosos usam essas táticas para atrair você para sites falsos e roubar suas contas no Steam, Discord ou outras credenciais. Eles também podem distribuir malware disfarçado de mod de jogo ou outros itens atraentes. Portanto, verifique três vezes o endereço do site e evite sites desconhecidos, e lembre-se de que ofertas que parecem boas demais para ser verdade não existem.
  • Certifique-se de que seu computador esteja sempre protegido por software de cibersegurança. Não existe necessidade de “desativar seu antivírus/segurança da Internet/firewall” para jogar. As soluções de segurança modernas, como Kaspersky Plus, têm um “modo de jogo” especial, que permite que você jogue sem redução de FPS ou quaisquer distrações. Se algum mod ou utilitário de jogo exigir que você desative sua segurança, é um grande alerta vermelho.
Dicas